Processo Seletivo - Inscreva-se
Compartilhe nas Redes Sociais

Estrutura Curricular

Síntese da Estrutura Curricular - Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Economia e Mercados (PPGECON) oferece o curso de Mestrado Profissional em Economia e Mercados (MPECON).   

O curso de Mestrado tem a duração de 24 meses, subdivididos em 4 (quatro) semestres letivos, com um total de 50 créditos:

  • Disciplinas Obrigatórias: 16 unidades de crédito
  • Disciplinas Optativas: 12 unidades de crédito
  • Atividades Programadas Obrigatórias: 8 unidades de crédito
  • Trabalho de Conclusão: 14 unidades de crédito

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


DISCIPLINAS OPTATIVAS

LINHA FUNCIONAMENTO DE MERCADOS

 

LINHA MERCADOS INTERNACIONAIS

Atividades Programadas - Mestrado

Estas atividades correspondem a uma parte importante no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que os alunos estarão expostos a conhecimentos e práticas adotadas nas organizações quanto aos temas tratados no curso. Serão realizadas de maneira interativa para possibilitar a troca de experiências que ajudem nos insights da identificação de oportunidades e problemas que sejam relevantes para serem tratados.

Tais atividades constituirão oportunidades para o exercício da interdisciplinaridade, tendo em vista que nas organizações esta é uma realidade intrínseca. Nesse sentido, será promovida a associação da teoria com a prática, com vistas à compreensão do funcionamento dos mercados e das questões econômicas relacionadas ao processo de internacionalização, por meio do princípio pedagógico da ação-reflexão-ação.

 

Laboratórios de Métodos Quantitativos e Análise de Dados

Atividade aplicada, realizada nos laboratórios da UPM, visando o desenvolvimento de habilidades, competências e técnicas em métodos quantitativos, utilizando-se dos di-ferentes softwares e bancos de dados disponíveis na instituição, como MATLAB, WOLFRAM MATHEMATICA, IBM SPSS, Gretl, R, Quantum GIS, Economatica, Macrodados e Bloomberg, para instrumentalizar os estudantes, viabilizando o desenvolvimento de trabalhos empíricos e práticos, fundamentais a um mestrado profissional.

Workshops

Compreenderão reuniões promovidas para a discussão de assuntos de interesse comum do MPECON e dos setores de atividade econômica, com o objetivo de se encontrar caminhos de propostas de soluções produtivas e eficazes, abertas ao público acadêmico e empresarial. Poderão ser realizados tanto nos campi da UPM, como nas dependências das associações ou entidades parceiras.

Palestras para empresas/comunidade

Levar os alunos a organizarem e participarem como palestrantes, interna ou externamente a empresas. Os professores do MPECON também podem atuar como palestrantes.

Visitas Técnicas

Propiciar o conhecimento de outras realidades e vivências no contato com empresas e entidades empresariais, tanto no âmbito nacional como no internacional.

Seminários Internos

Deverão ser realizados no âmbito interno da UPM ou das instituições parceiras, de caráter metodológico-acadêmico, com predominância de alunos e professores, visando à garantia da qualidade dos trabalhos das disciplinas e do trabalho final do curso.

Seminários de Dissertação

Serão realizados no âmbito interno da UPM, tratando-se de atividade de caráter metodológico, visando o desenvolvimento dos projetos de dissertação para garantir a qualidade do trabalho final do curso.

 

No decorrer do curso é de responsabilidade do aluno coletar e guardar os certificados e comprovações correspondentes a cada APO e comprovar essas atividades perante a secretaria do curso juntamente com o formulário abaixo.

FORMULÁRIO DE APO