Processo Seletivo - Inscreva-se
Compartilhe nas Redes Sociais

Distinções e Reconhecimentos

Andrea Cristina Deis Rodrigues

Em 6 de Fevereiro de 2019 o trabalho de conclusão da mestranda Andrea Cristina Deis Rodrigues intitulado “Soluções estratégicas com foco na melhoria da produtividade para criação de valor em uma empresa do setor de Tecnologia da Informação” foi aprovado com distinção e louvor. A partir da identificação de problemas que dificultavam o aproveitamento de oportunidades de desenvolvimento de negócios, o projeto resultou na proposição de direcionadores estratégicos para o negócio e soluções que proporcionam inovação organizacional e de paradigmas. Como resultado, ampliou-se a carteira de clientes mediante conquista de novos e recuperação da confiança de clientes tradicionais que estavam prestes a migrar para a concorrência. Outro resultado foi evitar o agravamento de uma crise de relacionamento entre os sócios da empresa, alavancando a sinergia no processo decisório estratégico. 

Tiago Facchin

Em 06 de fevereiro de 2019 o trabalho de conclusão do mestrando Tiago Facchin intitulado “Proposta de adoção de um novo formato de distribuição de sinais da indústria de radiodifusão de sons e imagens baseado em virtualização de conteúdos e serviços” foi aprovado com distinção. O trabalho apresentou uma solução para a redução dos custos operacionais e melhoria (simplificação e flexibilização) dos processos de entrega de conteúdos e serviços multimídia entre operações de emissoras e operadores de televisão por assinatura, B2B, pela adoção de uma nova tecnologia de distribuição de sinais. Com a implantação da solução proposta, já em andamento, espera-se reduzir os altos custos operacionais na etapa de distribuição dos sinais e ter uma plataforma que seja a base para migrar e agregar novos serviços e funcionalidades. Foi orientado pelo Prof. Mauricio Henrique Benedetti, tendo com membros da banca, os professores Alexandre Nabil Ghobril e Flavio Grynszpan da FAPESP.

 

Priscila Bittencourt de Assis

Em 07 de fevereiro de 2019 o trabalho de conclusão da mestranda Priscila Bittencourt de Assis intitulado “Modelo de Negócio Inovador para Manutenção Preventiva de Máquinas e Implementos Agrícolas” foi aprovado com distinção e louvor. Tratou do planejamento e desenvolvimento de uma solução inovadora para manutenção preventiva∕ preditiva de máquinas e equipamentos agrícolas, bem como o processo de criação de um spin-off corporativa para aproveitamento da oportunidade identificada. Destaque-se o depósito de patente (modelo de utilidade) resultante da solução tecnológica desenvolvida para o projeto, bem como a participação da mestranda na sociedade com a empresa, no desenvolvimento da startup criada especificamente para explorar a oportunidade.

Foi orientado pelo Prof. Alexandre Nabil Ghobril, tendo com membros da banca, os professores Marcos Antônio Franklin Miguel e Martinho Isnard da FEA-USP.

Silvio Fontana Velludo

Em 13 de fevereiro de 2019 o trabalho de conclusão do mestrando Silvio Fontana Velludo intitulado “Proposta de transformação de processos para agilizar diagnósticos e tratamentos de pacientes com patologia de risco” foi aprovado com distinção. O trabalho realizado em uma empresa de atendimento médico propôs ações que levassem à notificação pelos médicos de doenças com alto potencial de risco à vida em estágios iniciais, para que fossem tratadas de maneira mais assertiva e rápida. Os resultados dos estudos indicaram economia à empresa e, principalmente, benefícios significativos aos seus usuários/pacientes, por minimizar o risco de agravamento de doenças e possibilitar maior conforto pela redução da fila de espera em busca de exames, especialistas médicos, tratamentos e informações. Foi orientado pelo Prof. Mauricio Henrique Benedetti, tendo com membros da banca, os professores Alexandre Nabil Ghobril e David Kallas do INSPER.

Mauricio de Almeida Neto

Em 15/02/2019 o aluno Mauricio de Almeida Neto teve o seu trabalho de conclusão do mestrado, “QueroQuiro – Expansão de Uma Clínica de Quiropraxia”, aprovado com distinção por ter utilizado uma metodologia científica aplicada que possibilitou o aproveitamento de uma oportunidade no segmento de saúde, por empresa localizada na cidade de São Paulo. As ações adotadas propiciaram um rápido crescimento da demanda ao longo do curso, com aumento de 119,28% no faturamento, margem de lucratividade com incremento de 15,18%, como consequência de ter dobrado o número de pacientes. Como consequência foi aberta a primeira filial da clínica. O trabalho foi orientado pelo Prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes, tendo participado da banca os professores Marcos Antonio Franklin e Fabio Lotti Oliva da FEA/USP.

Mariana Pires Dias

No dia 22 de fevereiro de 2019 a discente Mariana Pires Dias defendeu o trabalho de conclusão do curso no Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios, “Satisfação, Fidelização de Clientes e Engajamento de Funcionários: ações para criação de valor e resultados sustentáveis no varejo financeiro” aprovado com distinção e louvor pela banca composta pelos professores Dr. Adilson Caldeira e Dr. Alexandre Capelloza.

O trabalho focou o panorama complexo do setor de varejo financeiro com a chegada das fintechs e dos gigantes da tecnologia e suas repercussões no comportamento do consumidor de uma grande instituição financeira ao longo dos últimos anos. A partir de observações de fatores auto reforçadores da cadeia serviço-lucro, foi possível realçar a satisfação no trabalho como potencial fonte geradora de resultados e de vantagem competitiva e propor um plano de ação capaz de estimular e potencializar o engajamento e a produtividade de funcionários e de elevar os índices de satisfação do cliente e os resultados auferidos pelo banco estudado

Eduardo Velo de Oliveira

No dia 1º de agosto de 2018 o mestrando Eduardo Velo de Oliveira defendeu o trabalho de conclusão com o título "A criação da Spin-off da CUBOPLAN", que envolveu a criação e implantação de novo negócio, identificado pela empresa TETRA ARQUITETURA. Pesquisas realizadas com equipes internas e clientes externos mostraram uma demanda por ferramentas específicas para a gestão de projetos complexos de arquitetura e engenharia civil. Com isso, foi desenvolvido e testado o sistema ERP CUBOPLAN, inovador no segmento de arquitetura, que iniciou a sua comercialização ainda no período de desenvolvimento do trabalho de conclusão. Foi orientado pelo Prof. Marcos Antonio Franklin, tendo participado da banca o Prof. Alexandre Nabil Ghobril e o Prof. Fábio Ytoshi Shibao da UNINOVE.

Christopher Capelache

Em 16 de agosto de 2018 o trabalho de conclusão do mestrando Christopher Capelache intitulado “Internacionalização de Grupo Empresarial de Gestão de Marcas em Produtos Logomarcados” foi aprovado com distinção. Tratou da escolha de uma cidade na América do Sul como oportunidade de internacionalização de empresas nas quais o mestrando tem participação acionária. Foi orientado pelo Prof. Alberto de Medeiros Jr., tendo com membros da banca, os professores Adilson Aderito da Silva do Mestrado Profissional de Administração do Desenvolvimento de Negócios da UPM e Guilherme de Faria Shiraishi do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA-USP.

Marcelo Adriano Rossi

Em 22 de agosto de 2018 o trabalho de conclusão do mestrando Marcelo Adriano Rossi intitulado “Incorporação imobiliária com oferta de apartamento tipo studio para desenvolvimento de um negócio” foi aprovado com distinção e louvor. Tratou de uma oportunidade no mercado imobiliário que se transformou em empreendimento, cujo desenvolvimento do projeto acabou por delinear o modelo do negócio da empresa que foi criada para atuar nesse segmento. Antes da sua conclusão já havia atraído investidores e parceiros, colegas do curso. Foi orientado pelo Prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes, tendo com membros da banca, as professoras Lilian Aparecida Pasquinin Miguel e Vânia Maria Jorge Nassif da UNINOVE.