Projeto 1- Teoria e aplicações da Neurociência Social e Afetiva para a interação humana do dia-a-dia

Diante do avanço técnico-científico em ciências como a Psicologia, Antropologia, Sociologia, Biologia, Computação, Física, Medicina, entre outras, as Neurociências têm se transformado em um grande hub de integração dessas ciências disciplinares possibilitando um ambiente propício para a compreensão de fenômenos complexos de maneira interdisciplinar. Um dos efeitos dessa integração é o surgimento recente de áreas como a chamada Neurociência Social e Afetiva. Os estudos e descobertas desta área estão voltados desde os processos fisiológicos subjacentes às emoções até os mecanismos cerebrais que possibilitam a capacidade que nossa espécie tem de reconhecer e responder de forma adequada às emoções alheias. Também importante, estudos sobre moral, ética e outros aspectos caros à filosofia, por exemplo, passaram a fazer parte da agenda de pesquisa das Neurociências.


Projeto 2- Teoria e aplicações para promoção de um desenvolvimento precoce ótimo

O desenvolvimento adequado na infância lança as bases de uma vida adulta plena e da cidadania responsável e produtiva. Dois importantes eixos de promoção do desenvolvimento infantil são a saúde mental e o sucesso acadêmico, sendo inegável a maior eficácia e custo-benefício de intervenções precoces. According to Economy Nobel laureate James Heckman, investimento em crianças, principalmente aquelas provenientes de famílias em maior vulnerabilidade socioeconômica, gera um retorno significativo para a sociedade. Além disso, usos inovadores da tecnologia permitirão atingir esses objetivos de forma mais eficiente e precisa, com importantes repercussões na identificação de problemas, grupos prioritários, definição e implementação de medidas e informação de elevada qualidade para o delineamento de políticas públicas. Os principais objetivos deste projeto são: a saúde mental infantil no Estado de São Paulo e a promoção do sucesso escolar no ensino fundamental no Estado de São Paulo.


Projeto 3- Teoria e aplicação para inovação em negócios

Este projeto tem por objetivo fomentar a pesquisa internacional na formação dos gestores diante das novas tecnologias e inovações existentes e que certamente afetarão o ambiente empresarial. conhecido mediante pesquisas já desenvolvidas nos PPGs envolvidos neste projeto que o gestor daempresa é muito bem formado tecnicamente e foi desenvolvido ao longo dos anos na sua competência de tomada de decisões de forma técnica.

Tomada de decisão é um processo inerente ao ser humano, inclusive ao gestor no que se refere a decisão gerencial. Aspectos de como definir precisamente o problema, conduzir a geração de alternativas, analisar as alternativas existentes e proceder a escolha da melhor alternativa são fundamentais para o gestor em contextos individuais e grupais.

Dessa maneira, é fundamental o entendimento da atenção organizacional, representações mentais, usos deheurísticas, aprendizagem e memória organizacional, firmas como comunidades, fundamento neurocognitivo do processo decisório individual que permita a compreensão dos vieses psicológicos, construção do sentido e interpretação. São aspectos fundamentais para os gestores no ambiente das organizações.