Grupo de Pesquisa: O insólito ficcional na literatura contemporãnea
Ano de Criação: 2022
Líder: Prof.ª Dr.ª Ana Lucia Trevisan
Ementa: A literatura como possibilidade de representação estética da sociedade pode instituir as imagens insólitas como uma cartografia reveladora de sentidos sociais e históricos. A pluralidade de obras que se inserem no amplo espectro do insólito ficcional, compreendido aqui como um macro gênero, não devem apontar para o hermetismo, ao contrário, nada mais impactante e inteligível do que a capacidade de descrever a realidade dos fatos e dos sentimentos humanos por meio de imagens não empíricas, por meio do encantamento perene provocado pelos sentidos simbólicos e metafóricos. Refletir sobre as variadas formas de expressão literária que se revestem com as tintas do insólito significa percorrer uma trajetória teórica ampla e profícua, que procura desvendar os sentidos das imagens insólitas, tradutoras da presença do impossível em um cotidiano aceito como real.
Grupo de Pesquisa: Grupo de pesquisa SIBILA
Ano de Criação: 2022
Líder: Prof.ª Dr.ª Alleid Ribeiro Machado
Ementa: Literatura de autoria feminina e estudos feministas: das margens ao centro e Literaturas em contexto lusófono, objetiva discutir textos literários (canônicos e não canônicos) que sejam pontos de partida para o estudo do universo feminino de amplo espectro, bem como para a investigação das sociedades e das culturas em diferentes perspectivas de análise.
Grupo de Pesquisa: LEMI – Letras, Educação, Memória e Identidade
Ano de Criação: 2020
Líder: Prof.ª Dr.ª Elaine Cristina Prado dos Santos
Ementa: O projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a Literatura, como um vasto universo de mitos, que recorre sempre a seu caráter vivo reversível e recriador um caráter de mobilidade tanto em aspectos conservadores da tradição quanto em aspectos de confrontação de ideias. Pretende-se demonstrar, por meio dos mitos, como na obra literária, tanto da Antiguidade quanto da Modernidade, se estabelecem relações dialógicas, intertextuais, examinando como o mito pode ser ressignificado, em uma recontextualização, tanto na literatura quanto em outras linguagens, presentificando-se e vivificando-se ainda hoje em termos de modernidade.
Grupo de Pesquisa: O discurso pedagógico de Paulo Freire – Uma Leitura
Ano de Criação: 2001
Líder: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos (de 2001 até 2024) / Prof.ª Dr.ª Regina Pires de Brito (2025 - )
Ementa: De característica interdisciplinar, este GP visa conhecer os textos de Paulo Freire, para estudar tanto sua visão educacional como o modo de organização de seu discurso, analisando as palavras-chave do discurso freireano.A permanência e repercussões do discurso freireano são também foco das pesquisas do grupo.
Grupo de Pesquisa: Cultura e identidade linguística na lusofonia (CILL)
Ano de Criação: 2003
Líder: Prof.ª Dr.ª Regina Pires de Brito (Vice-líder: Prof.ª Dr.ª Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos)
Ementa: Continuação do GP Lusofonia:relações culturais, linguísticas e identitárias(2000-03), o CILL examina o papel da LP como construtor da identidade cultural e social do sujeito em países lusófonos, traçando um painel de diferentes normas do português, refletindo acerca das políticas linguísticas desenvolvidas e estudando a relação entre discurso e consciência nacional.Abordam-se aspectos multiculturais no ensino de diferentes línguas 167 e seus reflexos na diversidade do espaço lusófono.
Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Bíblia e Literatura (NEBIL)
Ano de Criação: 2018
Líder: Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira (Vice-líder: Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguiar)
Ementa: O NEBIL se propõe a pesquisar as relações entre Bíblia e literatura ficcional e também o caráter literário da Bíblia. Nos últimos anos o NEBIL tem desenvolvido anualmente jornadas intituladas: Bíblia e Literatura, no contexto de sua inserção no PPGL, com convidados nacionais e internacionais. TCCs, dissertações e teses têm sido desenvolvidas no contexto de atuação do grupo de pesquisa.
Grupo de Pesquisa: Literatura em campo expandido (LICEX)
Ano de Criação: 2022
Líder: Prof.ª Dr.ª Maria Elisa Rodrigues Moreira (Vice-Lider: Prof.ª Dr.ª Marisa Philbert Lajolo)
Ementa: Criado em 2022, o grupo de pesquisa LICEX - Literatura em Campo Expandido desde então realiza atividades periódicas para discussão e compartilhamento de pesquisas desenvolvidas em seu âmbito. Destacam-se, entre essas atividades, as reuniões mensais para reflexões teórico-críticas, coletivamente planejadas e geridas, assim como a realização, em maio de 2023, do II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, e, em abril de 2024, com apoio do PAEP/CAPES, do I Congresso Literatura em Campo Expandido. No segundo semestre de 2024 o grupo iniciou um Projeto de Extensão, os Ciclos de Estudos do LICEX, com vistas a desenvolver atividades de formação e diálogo com a comunidade.
Docente Responsável: Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Data de Início: Fev./2020
Descrição: Dando continuidade ao projeto “Interações, paixões e formas de vida: questões identitárias na contemporaneidade”, a presente pesquisa visa a investigar formas de vida em distintos campos discursivos, como a educação, a literatura, a religião, a moda, a publicidade, os gêneros (sexuais), o midiático, o político e o social (a imigração em particular), entre outros, com especial interesse no entrecruzamentos de campos (como o comércio imigrante, a publicidade voltada a um determinado gênero, a educação em plataformas digitais, programa religioso televisivo, a literatura de base jornalística, entre outros possíveis exemplos). Visa-se também discutir os suportes e gêneros nos quais as formas de vida se manifestam, especialmente no sincretismo (a articulação de diferentes linguagens em um mesmo plano de expressão), produzidos no universo cultural brasileiro e lusófono. Uma determinada cultura é constituída por diferentes formas de vida que se manifestam em textos, cuja circulação sustenta e define uma cultura em relação a outras. O conceito de forma de vida é entendido como uma macroestrutura de significação que orienta sanções (positivas ou negativas) e moralizações (tênues ou intensas) no interior de uma determinada cultura em relação a uma manifestação discursiva particular. Como objetivo, parte-se da ideia de que é preciso observar as diferentes maneiras de as formas de vida se manifestarem nas interações entre sujeitos. Este projeto estabelece as seguintes problematizações a serem discutidas: como as formas de vida participam da dimensão polêmica em determinadas situações? Quais as paixões mobilizadas em diferentes formas de vida? Como e por que algumas formas de vida são mais ou menos aceitas na dinâmica sociocultural e quais os processos pelos quais é preciso passar para se obter o reconhecimento de seu lugar em relação a uma forma de vida hegemônica? Como essa forma de vida hegemônica sustenta seu domínio e mantém-se como ponto de referência para uma determinada sociedade? Por meio de quais estratégias enunciativas e figurativas essas dinâmicas identitárias se auto referenciam e lidam com o outro? No que se refere às consequências conceituais e analíticas, estabelecemos algumas hipóteses: a) de que o surgimento de novas formas de vida questiona a hegemonia de formas de vida estabelecidas historicamente; b) o choque advindo do questionamento de determinadas formas de vida hegemônicas produz discursos passionais benevolentes ou malevolentes, como a solidariedade e o preconceito; c) a disputa cultural, social e política ocorre em relação ao surgimento de novas formas de vida e a tentativa de manutenção de outras no estrato conhecido como semiosfera. Para responder às perguntas e comprovar, ou não, as hipóteses apresentadas, este projeto se respalda no aparato teórico e metodológico da semiótica de linha francesa, desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, assim como pelos desenvolvimentos realizados pela sociossemiótica, pela semiótica das paixões pelo conceito de formas de vida, os dois últimos perpassados pela semiótica tensiva. Além disso, recorrer-se-á às propostas teóricas da semiótica russa, em especial as ideias de Iuri Lotman e seu conceito de semiosfera. Espera-se, assim, chegar ao elenco de formas de vida constitutivas da cultura brasileira contemporânea e, em seu limite, lusófona, para compreendermos compreender melhor a dinâmica de constituição, estabelecimento e confronto das formas de vida por meio de suas distintas manifestações discursivas.
Docente Responsável: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista
Data de Início: Jan./2024
Descrição: Delimitado teórica e metodologicamente à Historiografia Linguística (HL), este projeto tem por objetivo propor uma história de episódios da linguística brasileira selecionados no recorte temporal 1960-2000. A proposta está elaborada a partir das seguintes premissas: a) a existência de poucas reflexões, em perspectiva interpretativa, sobre a história da linguística no Brasil; b) a necessidade de compreender o estabelecimento e os desenvolvimentos da ciência da linguagem no Brasil, que desde seus primeiros movimentos de implantação se caracterizou pela diversidade teórica e metodológica entre duas correntes teóricas centrais: formalismos e funcionalismos; c) a importância de, cerca de 60 anos após sua definitiva implantação acadêmica, refletir criticamente sobre a natureza da linguística brasileira, suas especificidades, confluências e embates. Considerando essas premissas, esperam-se como resultados da pesquisa: a) uma narrativa historiográfica interpretativa sobre momentos da história da linguística brasileira; b) uma reflexão sobre a pluralidade teórica e metodológica da linguística brasileira e sua especificidade como ciência de um contexto social específico em comparação com outras tradições nacionais de ciências da linguagem. A execução do projeto, portanto, poderá apresentar em termos de síntese analítica uma parte da história da linguística brasileira, verificada em trajetórias de oposições e afiliações entre pesquisadores que se articularam socialmente em torno de dois eixos teóricos (formalismos e funcionalismos).
Docente Responsável: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Batista
Data de Início: Jan./2024
Descrição: Concentra-se no estudo da história do conhecimento sobre a linguagem. Esse objetivo geral inclui a descrição e a interpretação de movimentos históricos sobre: (i) a linguagem como especificidade humana; (ii) as descrições e análises linguísticas em diferentes tradições; (iii) as tecnologias e ferramentas linguísticas elaboradas em épocas diversas; (iv) o ensino de língua e a produção de material didático. O tratamento desse conjunto de tema se dá pela historiografia da linguística como referencial teórico e metodológico. Orientações de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado também são contempladas também no projeto
Docente Responsável: Prof. Dr. Paolo Demuru
Data de Início: Ago./2023
Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender e analisar a morfologia do populismo do século XXI, focando, em particular, nas suas relações com as mídias sociais. Nossa tese é de que o populismo atual pode ser entendido como um verdadeiro ?redesocialismo?, isto é, como uma exasperação ? um ?ismo? ? das práticas discursivas e interacionais das redes sociais. A partir destas postulações, e com base no arcabouço teórico-metodológico da se-miótica discursiva, identificamos e analisamos as principais estratégias utilizadas pelo dis-curso populista contemporâneo, a saber: o novismo, a vagueza, a negatividade, a polariza-ção, a urgência, o corpo, o contágio, o anonimato, a provocação, o conspiracionismo. Os casos analisados contemplam os principais cenários políticos do mundo ocidental, dos Esta-dos Unidos ao Brasil, do Reino Unido à França e à Itália.
Docente Responsável: Prof. Dr. Paolo Demuru
Data de Início: Ago./2023
Descrição: Para o semioticista Algirdas Julien Greimas, o conceito de texto designa um modelo de des-crição fundado em alguns princípios epistemológicos (a primazia da relação sobre os termos, a imbricação profunda entre realidade e discurso, a narratividade) e teo#769;rico-metodolo#769;gicos (o quadrado semiótico, o esquema narrativo canônico, a enunciação, os procedimentos de figurati-vização e tematização, as categorias plásticas, o semissimbolismo) que operam como lente para recortar e construir os objetos de analise, seja qual for a natureza de sua manifestação. O que, por sua vez, significa algo bem preciso: a epistemologia da semiótica textual e#769; uma epistemolo-gia profunda e radicalmente construtivista, para a qual a empiria e#769; definida e emerge sempre a posteriori, enquanto resultado do olhar do analista. E#769; exatamente isso que Greimas e Courte#769;s afirmam quando defendem, no Diciona#769;rio de Semio#769;tica, que o texto se constitui apenas de elementos semióticos conformes ao projeto teórico da descrição (Greimas; Courte#769;s, 2008, p. 503): que não existe, em semiótica, nenhum objeto dado, que possa ser apreendido além ou aquém da perspectiva disciplinar a partir da qual e#769; observado e abordado. Cabe, aqui, uma per-gunta: qual arcabouço teórico-metodológico construir para dar conta das multíplices formas e universos textuais e discursivos que povoam o mundo contemporâneo? Com base nesses pres-supostos, o presente projeto de pesquisa se propõe a refletir sobre os mecanismos e os proces-sos de produção de sentidos que embasam fenômenos de natureza, confins e horizontes semió-ticos diversos, desde textos fechados como romances, filmes, videogames, esfera discursivas mais amplas e abrangentes, como aquelas dos discursos científico e jornalístico, entre outros, até práticas de vida e interações em ato como uma manifestação política, uma competição poéti-ca, um ritual religioso, a fruição ao vivo de um evento esportivo ou cultural. Em particular, a nossa abordagem buscar abordar as correlações entre o nível micro do fenômeno analisado (sua estrutura e organização interna) e o nível macro do sistema ou dos sistemas nos quais es-te se insere e transita (valores, axiologias, discursos, regimes de interações dominantes, etc.). Busca-se, assim, alcançar dois objetivos distintos e entrelaçados: por um lado, desdobrar o ar-cabouço teórico-metodológico da semiótica discursiva, construindo um diálogo com perspecti-vas disciplinares que olham o texto em seu devir histórico, social, cultural e político (as semióti-cas de Jurij M. Lotman e Umberto Eco, a antropologia, a sociologia, a história cultural); pelo outro, o desenvolvimento daquela que, parafraseando Eric Landowski (2001), poderia ser defi-nida uma semiótica implicada, engajada, ou seja, em uma leitura crítica das formas e das es-truturas sociocultuirais e das relações de força nelas implícitas.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Marisa Philbert Lajolo
Data de Início: Fev./2020
Descrição: O projeto LITERATURA COMO PROFISSÃO (II) tem por objetivo responder às seguintes questões, levantadas ao longo dos projetos de pesquisa anteriormente desenvolvidos: a) Num país com práticas de leitura tão ralas como as documentadas por inúmeras pesquisas, quais as condições para escritores de literatura viverem do que escrevem ? b) Como tais condições se fazem presen tes na correspondência dos escritores ? c) Como tais condições se fazem presente em romances, contos e poemas dos século XIX e XX. Tal objetivo - propor respostas para as questões acima - vai desenvolver-se através de a) revisão da legislação nacional relativa a “ propriedade intelectual”; b) menção -na correspondência de autores- a questões financeiras; c) identificação e discussão de passagens de ficção e de poesia relativas ao tema; d) presença de Monteiro Lobato&n bsp; (editor e escritor) bem como de sua obra no refinamento das questões sobre as quais se debruça o projeto
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Marisa Philbert Lajolo
Data de Início: Out./2020
Descrição: Dando prosseguimento ao projeto anteriormente desenvolvido- tem por objetivo responder às seguintes questões : a) como se articula a menção a questões financeiras em textos literários com o tratamento que os mesmos temas recebem em documentos priv ados ? b) como se articula a menção a questões financeiras em textos literários e em documentos privados com a legislação vigente em diferentes épocas ? c) Como biografias e correspondência de Monteiro Lobato se articulam a histórias da edição no Brasil ? Tal objetivo - propor respostas para as questões acima - será desenvolvido através de levantamento e análise de textos literários que tematizam a questão, cotejando-os com documentos de outra natureza, sempre à luz da legislação vigente, bem como análise e discussão de biografias de e estudos sobre Monteiro Lobato, em sintonia com o percurso cumprido, n o Brasil de sua época ( 1882- 1948), pela legislação relativa à propriedade intelectual
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria Elisa Rodrigues Moreira
Data de Início: Set./2021
Descrição: A partir da noção de "vizinhança", tal qual problematizada pelo escritor português Gonçalo M. Tavares, que a aponta como uma aproximação em que persiste um distanciamento, este projeto se propõe a investigar as relações que se estabelecem entre a literatura e as práticas interartísticas e intermidiáticas, identificando como esses campos estabelecem diálogos que, se por um lado, podem ser tidos como convergentes, por outro asseguram sua diferença irredutível.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria Elisa Rodrigues Moreira
Data de Início: Jan./2023
Descrição: Este projeto propõe-se a investigar, sob as lentes analíticas do livro expandido (KIFFER; GARRAMUÑO, 2014) ou do livro em campo ampliado (KRAUSS, 1984), publicações em língua portuguesa, do século XXI, que podem ser pensadas como o que aqui nomeamos quase livros ou mais que livros, justamente pelo caráter de falta de ciscunscrição ao modelo que permeia esses objetos. Para tanto, adota-se como referencial teórico a pesquisa bibliográfica ancorada na História do Livro, no Design e na Produção Editorial, a qual fornecerá as bases conceituais para essa reflexão sobre o objeto livros e questões pertinenntes à dsua materialidade. Como resultado do desenvolvimento do projeto, espera-se a ampliação das reflexões sobre o objeto-livro no contemporaneidade.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Elaine Cristina Prado dos Santos
Data de Início: Fev./2024
Descrição: O principal objetivo deste Subgrupo é desenvolver linhas de pesquisa alicerçadas, especialmente, na exploração de mitos bíblicos e da Antiguidade clássica, e sua receção, sob diversas perspetivas (literatura, filosofia, teatro, cinema, artes plásticas, música, etc.), desde os autores antigos até à contemporaneidade. Se entendermos o mito, na aceção de Walter Burkert (1991, p. 19), como narrativa aplicada e fundadora de sentido que procura dar significado ao mundo, ele constitui um pilar matricial do património cultural da humanidade: como linguagem, contribuiu, ao nível do imaginário simbólico, para a formação e transformação de identidades e contextos individuais, coletivos e culturais. Além disso, há que ter em conta que o processo de transmissão dos antigos mitos foi-se transformando continuamente ao longo do tempo devido a diferentes interesses, circunstâncias e interpretações. Nesse sentido, constitui um dos objetivos primaciais deste subgrupo incentivar um reexame heurístico e comparativo dos antigos mitos, tendo em conta as suas fontes antigas, mas também para identificar criticamente a diversidade das atualizações/reformulações que se operaram em novos contextos, estéticas e artes, nos tempos subsequente até à atualidade. Importante também será atender à denominada tradição mítica clássica em outras geografias do mundo, em particular às de língua portuguesa.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Ana Lucia Trevisan
Data de Início: Jan./2020
Descrição: O estudo da literatura fantástica suscita uma investigação profícua a respeito de vertentes teóricas diversas que definem os limites e a permanência do fantástico, entendido como gênero ou como modo literário. A investigação das estratégias de construção textual, bem como das ambivalências da leitura dos textos fantásticos, constituem uma relevante perspectiva crítica para a compreensão dos muitos sentidos do fantástico, que abrangem discussões estéticas, filosóficas, históricas e culturais.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Nancy dos Santos Casagrande
Data de Início: Jul./2023
Descrição: O presente projeto tem como tema um estudo do discurso jurídico como prática social e suas relações de poder nas instituições jurídicas. A partir da fundamentação teórica baseada na Análise do Discurso de linha francesa, o projeto pretende contribuir com os estudos sobre discurso voltados para a linguagem na área jurídica de forma a elucidar o papel das leis e das normas jurídicas nas instituições sociais, sendo a escola a primeira delas - representada na Fundação CASA e seu discurso educacional - o objeto de pesquisa.
Docente Responsável: Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira
Data de Início: Jan./2023
Descrição: Análises literárias de narrativas: novas metodologias para o ensino da interpretação bíblica?. O presente projeto pretende desenvolver e aprofundar aspectos teóricos e analíticos aplicados ao anterior, centrados na Teoria Literária e mais particularmente na Teoria Narrativa, agora especificamente aplicados às narrativas neotestamentárias. Dessa forma, o projeto acrescentará novos elementos necessários à interpretação literária de um grupo particular de narrativas presentes no Novo Testamento: os evangelhos canônicos. O projeto se circunscreverá, assim como o anterior, ao campo de estudos intitulado ?Bíblia como literatura?, com amplo desenvolvimento na Europa e nos EUA. No Brasil, tais estudos ainda dão seus primeiros passos. O projeto visa, como produto final, produzir material didático que seja relevante a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, principalmente dos cursos de Letras e Teologia, mas também a alunos e interessados de outros cursos no campo das ciências humanas. Somando-se ao projeto anterior, este traz como principal objetivo estabelecer o pioneirismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie no campo dos estudos literários da Bíblia, tornando-a protagonista nessa área em contexto nacional. Faz parte do escopo do projeto a publicação de artigos científicos, de um livro de coletânea com trabalhos dos pesquisadores e convidados, publicações em site do projeto e gravação de vídeos, permitindo assim que as pesquisas geradas sejam conhecidas e forneçam material que permita a pesquisadores, estudantes e público em geral se profundarem nos estudos dos evangelhos canônicos em perspectiva literária.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Valéria Bussola Martins
Data de Início: Jul./2022
Descrição: Este projeto propõe-se a examinar a intersecção entre a área de Linguagens, as práticas de Letramento Digital e a Inteligência Artificial. Centrado na análise de possibilidades do mercado de trabalho para o profissional da área de Letras e Comunicação, à luz de fundamentos teóricos da área de Linguagens e da área das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, busca mapear exemplos profícuos de geração de conteúdo digital. Também é foco de estudo a criação de conteúdo por meio de inteligência artificial, observando, ainda, os impactos dessa produção na sociedade atual.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Diana Luz Pessoa de Barros
Data de Início: Fev./2019
Descrição: Considerando o crescimento atual da mobilidade, inclusive virtual, o aumento da diversidade e o surgimento de novas formas de identidade e alteridade, o recrudescimento de preconceitos e intolerâncias e do emprego da mentira nas relações sociais e, principalmente, como estratégia política, este projeto de pesquisa investiga, no quadro dos estudos linguístico-discursivos, deslocamentos espaciais, temporais, sociais e culturais, diversidades e intolerâncias na e da linguagem, diferentes formas de preconceito e de resistência à discriminação, encontrados na sociedade contemporânea. O objetivo principal é produzir conhecimentos, no campo dos estudos da linguagem e dos discursos, em diferentes vertentes, que possam contribuir para a inclusão social do “deslocado”, do “diferente”, do minoritário, do “desaparecido” na sociedade de que estão, em geral, excluídos ou apartados.
Docente Responsável: Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguiar
Data de Início: Jun./2020
Descrição: Apesar da pandemia da COVID-19 ser um fenômeno recente, chama atenção o quanto a literatura brasileira contemporânea, em suas diferentes vertentes e meios de expressão, tem contribuído para a construção de uma série de representações literárias sobre a doença e seus impactos sociais e existenciais. O presente projeto de pesquisa se propõe a analisar de que maneira a ficção brasileira contemporânea tem narrado o tema. Para a constituição do corpus, serão considerados, a princípio, três gêneros literários: a crônica, o conto e o ensaio biográfico. A fundamentação teórica se baseia em ensaios sobre o imaginário literário da ideia de doença (Susan Sontag, Roberto Bolaño, Virginia Woolf), nos trabalhos de Antonio Candido e Michel de Foucault sobre as relações entre representações ficcionais e sociedade, nas teorizações sobre as “escritas do eu” de Lejeune, nas reflexões teóricas vinculadas ao campo das humanidades médicas e no conceito de “catástrofe” tal como formulado por Annie Le Brun.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Ana Lucia Trevisan
Data de Início: Fev./2024
Descrição: Este projeto investiga as relações entre literatura e sociedade, analisando como os textos literários são produzidos, circulam e impactam culturalmente diferentes contextos sócio-históricos. A partir de perspectivas teóricas como a sociologia da literatura e os estudos culturais, serão examinadas as conexões da literatura com esferas de poder (política, economia, religião) e os mecanismos que autorizam, legitimam ou silenciam determinadas produções. Além disso, serão discutidos os processos de recepção e a transformação das formas literárias diante das novas tecnologias e das dinâmicas contemporâneas do mercado editorial. O projeto articula conceitos como autonomia do campo literário, capital simbólico, cânone, recepção crítica e a formação de imaginário social, explorando o papel da literatura na construção e contestação das identidades culturais.
Docente Responsável: Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno
Data de Início: Jan./2023
Descrição: São muitas as significações atreladas ao tema da imigração no Brasil. Junto com a questão do trabalho, os imigrantes trazem religiões, línguas, alimentos e tradições diversas, sociabilidades próprias, valores de grupo entre outras características sociais e culturais. Historicamente, há uma gradação entre os grupos imigrantes que apresentam dificuldades de se adaptar e se integrar até aqueles cujos elementos culturais passaram a ser considerados como parte da cultura brasileira. Dentre esses elementos, este projeto foca um campo ainda pouco explorado nos estudos linguísticos e discursivos: a gastronomia. Em particular, esta pesquisa procura examinar as representações discursivas, os gostos determinados culturalmente (mas que podem sofrer transformações) e as traduções linguísticas e semióticas presentes nos processos semióticos desenvolvidos no universo gastronômico dos novos grupos imigrantes e de refugiados que abriram estabelecimentos comerciais nos últimos 15 anos na cidade de São Paulo. Os objetivos deste trabalho são entender como a significação sensível e inteligível mobilizada pelas culinárias estrangeiras são parte de um processo maior de relações interculturais que envolvem integrações e recusas, aceitação ou estranhamento, entre outras possibilidades interacionais, ou seja, certos padrões de contato intercultural. Como corpus, selecionaremos reportagens sobre restaurantes imigrantes, avaliações de clientes brasileiros a respeito desses espaços gastronômicos e alguns estabelecimentos comerciais para uma pesquisa de campo. Como arcabouço teórico, recorremos à semiótica de linha francesa, em especial a sociossemiótica e a etnossemiótica, para a análise acerca das representações, dos gostos e das traduções linguísticas e semióticas sobre os sentidos produzidos pelo contato entre brasileiros e estrangeiros no universo gastronômico fundado pelos imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Elaine Cristina Prado dos Santos
Data de Início: Fev./2024
Descrição: O projeto de pesquisa Releituras míticas na Literatura e em outras Linguagens insere-se na linha de pesquisa: Literatura e outras linguagens, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem por objetivo investigar a Literatura, como um vasto universo de mitos, que recorre sempre a seu caráter vivo reversível e recriador um caráter de mobilidade tanto em aspectos conservadores da tradição quanto em aspectos de confrontação de ideias. Pretende-se demonstrar, por meio dos mitos, como na obra literária, tanto da Antiguidade quanto da Modernidade, se estabelecem relações dialógicas, intertextuais, examinando como o mito pode ser ressignificado, em uma recontextualização, tanto na literatura quanto em outras linguagens, presentificando-se e vivificando-se ainda hoje em termos de modernidade. O projeto também está vinculado ao grupo de pesquisa - CNPq - LEMI: Letras, Educação, Memória e Identidade; bem como ao subgrupo "Mitografias: Temas e Variações", da investigadora responsável profa. dra. Maria Fernanda Brasete, do Centro de Línguas, literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.
Docente Responsável: Prof. Dr. Paolo Demuru
Data de Início: Ago./2023
Descrição: Na segunda década do século XXI, assistiu-se à proliferação de termos/conceitos como "pós-verdade", "fake news", "desinformação", "pseudociência", "anticiência", "negacionismo?, "teorias da conspiração". Apesar de serem utilizadas muitas vezes como meras etiquetas, essas palavras contribuíram a focalizar a atenção da opinião pública e da comunidade acadêmica em torno de um problema crucial para as ciências humanas e sociais: o problema da construção das crenças. Por que as pessoas acreditam no que acreditam? O que faz elas acreditarem? O que as convence e ou que não as convence? Como emerge e se consolida uma dada crença? Por que crenças evidentemente falsas e ou cientificamente infundadas costumam ser difíceis de descontruir e serem erradicadas do debate público? Como crenças historicamente sedimentadas se transformam? Como, e em quais casos, elas cessam de existir? E qual é o papel das mídias nestes processos? Este projeto de pesquisa busca responder a estas perguntas. Com base em uma abordagem sociossemiótica e semiótico-cultural, bem como no diálogo com outras perspectivas disciplinares, busca-se refletir sobre os modos de produção de sentido que fundamentam a emergência, a construção e a sedimentação de crenças coletivas. Partindo do pressuposto de que toda crença é um conjunto de discursos e práticas socioculturais com uma organização própria, investigam-se as maneiras como elas articulam níveis e mecanismos diversos de produção de sentido, dos mais abstratos (valores, oposições semânticas e organizações narrativas de base) aos mais concretos (dispositivos enunciacionais, temas, arranjos figurativos e plásticos). Ao mesmo tempo, indagam-se os regimes de interação os horizontes passionais nos quais se inscrevem tanto as relações entre os grupos sociais, quanto aquelas entre estes últimos e o ecossistema mediático no qual eles atuam e interatuam. Dentro das coordenadas traçadas por este quadro teórico-metodológico, o projeto abriga estudos que contemplam fenômenos comunicacionais diversos: as lógicas discursivas que norteiam a produção de efeitos de verdade nas novas e velhas mídias; as gramáticas da desinformação; os aparatos discursivos das pseudociências e das teorias de conspiração; a construção de estereótipos socioculturais; as estratégias de manipulação dos discursos políticos; as formas do pertencimento coletivo de grupos sociais reunidos em torno de uma o mais crenças específicas. Em todas as análises, confere-se uma particular atenção ao papel exercido pela mídia, buscando entender suas contribuições nas dinâmicas de construção e sedimentação de crenças. Lembrando, por fim, que a consolidação de uma crença decorre sempre de uma disputa semiótica que dá corpo a relações de poder suscetíveis de se perpetrarem ao longo da história. Nessa perspectiva, pode-se dizer que o problema da construção das crenças é um problema eminentemente semiopolítico: a capacidade de uma crença se afirmar e sobreviver no seio de uma dada cultura e/ou sociedade de-pende, sem exceção, de sua eficácia discursiva
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Valéria Bussola Martins
Data de Início: Jul./2022
Descrição: Este projeto propõe-se a investigar, sob a luz de diretrizes nacionais para o ensino na área de Linguagens, caminhos pedagógicos para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura, calcados em uma abordagem funcional e contextualizada, envolvendo diferentes práticas sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Para tanto, adota-se como referencial teórico as orientações metodológicas presentes na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), a qual fornecerá alicerces conceituais durante o exercício de se ponderar sobre experiências em sala de aula ou em outros contextos.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Nancy dos Santos Casagrande
Data de Início: Jul./2023
Descrição: Estudo da produção e do desenvolvimento do conhecimento linguístico em certos contextos socioculturais com vistas a múltiplos campos, através dos tempos, com base na interpretação crítica do processo discursivo contextualizado sócio-histórico-culturalmente com foco em discurso, história e ensino.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Alleid Ribeiro Machado
Data de Início: Set./2021
Descrição: Estudo de textos literários de autoria feminina, tanto canônicos quanto não canônicos (em especial as chick lits), bem como estudo de temas ligados ao universo feminino de amplo espectro, que sejam pontos de partida para a investigação das sociedades e das culturas em diferentes e diversas perspectivas de análise. Dentre as amplas abordagens, há o interesse especial na investigação de questões relacionadas às várias formas de opressão, aos silenciamentos, às construções identitárias, aos mitos do feminino, bem como, pertinentes à gênero e corporalidade.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Regina Pires de Brito
Data de Início: Dez./2024
Descrição: Pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão tal como determinam os documentos oficiais e o PDI da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o Projeto Educação Básica e ensino da língua portuguesa no Brasil e Timor Leste: ações de apropriação, sensibilização e formação de professores em contextos de vulnerabilidade social constituiu-se plenamente na aderência entre o que se pesquisa, o que se ensina e o que se compartilha com a sociedade. Surge na confluência de ações que interconectam três Programas de Pós-Graduação da UPM: em investigações e atividades de extensão focadas na sensibilização para o uso da língua portuguesa em contextos diversos, que há tempos vem sendo realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-L) (em especial, nos Grupos de Pesquisa CNPq-Mack Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia e O Discurso Pedagógico de Paulo Freire: uma leitura), nas ações extensionistas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano (PPG-CDH), voltadas para a formação de professores da Educação Básica na otimização de ações de estimulação de habilidades de aprendizagem, incluindo leitura e escrita da língua portuguesa, bem como das ações do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPG-EAHC) direcionadas para a constituição de comunidades de aprendizagem, em contextos multiculturais, na perspectiva do trabalho colaborativo. Adicionalmente, esta proposta tem aderência a discussões e demandas atuais surgidas em aulas, tanto na graduação quanto na Pós-Graduação dos vários cursos. Além disso, no caso do cenário internacional, pauta-se em diferentes ações desenvolvidas em parceria com a Universidade Nacional de Timor-Leste, iniciadas em 2001 e que, atualmente, se dá por meio do DINTER em Letras-CAPES-UPM (Doutorado Interinstitucional, neste caso, também Internacional); no cenário local - São Paulo Brasil, embasa-se nas diferentes atividades e pesquisas voltadas à Educação Básica desenvolvidas no âmbito dos três Programas de Pós-Graduação aqui envolvidos. As reflexões e muitas indagações levaram à proposição deste Projeto de Extensão, que focaliza sua ação no rompimento de barreiras que configurem alguma conjuntura desfavorável ao acesso do saber produzido em língua portuguesa, bem como a demandas de formação básica de professores que estão impactando negativamente na promoção de habilidades de aprendizagem de leitura e de escrita de crianças. Em si, o oferecimento de oportunidades para que os indivíduos que estejam tolhidos em seu crescimento por alguns condicionantes é o ponto de apoio para consecuções desejáveis e necessárias nos quadros das IES. Nesse contexto, regiões de vulnerabilidade social, sejam no Brasil ou no exterior (particularmente no eixo Sul-Sul), precisam de atenção no tocante à promoção do desenvolvimento infantil, condição que frequentemente potencializa discrepâncias e compromete a igualdade no acesso a recursos. Os produtos resultantes do projeto, além de beneficiar um público externo e diversificado, resulta em evidente oportunidade de ganho formativo para os envolvidos no desenvolvimento da ação, em especial pela partilha do conhecimento, conduzido pela necessidade do outro e dirigida para o saber que há de sustentar o fazer, na atuação cidadã de cada um. Com efeito, com esta ação extensionista, amplia-se o compromisso da UPM com o desenvolvimento nacional e internacional, aumentando sua visibilidade e cumprindo seu papel de instituição comunitária e filantrópica.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Regina Pires de Brito
Data de Início: Fev./2024
Descrição: Este projeto é um desdobramento do projeto Cartografias da lusofonia. Propõe-se a mapear e analisar a situação do português, considerando seus diferentes usos e formas de divulgação, nos diferentes contextos, tendo em vista a valorização da língua também como língua produtora e veiculadora de conhecimento.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Regina Pires de Brito
Data de Início: Jan./2019
Descrição: Este projeto vincula-se ao Colégio Doutoral TOrdesilhas LINGUAGENS, SOCIEDADES E CULTURAS com vistas a promover o alargamento dos estudos envolvendo as múltiplas culturas e sociedades que nas línguas portuguesa e espanhola se representam, prospectando alcançar os vários contextos em que essas línguas são utilizadas, seja como oficiais, seja como língua da diáspora, língua de herança, língua estrangeira, língua segunda, língua adicional ou língua de acolhimento. Dentre os objetivos, considera-se que a atualidade exige memórias documentais de todas as manifestações humanas como as linguísticas, literárias, educacionais, historiográficas, artísticas, midiáticas, religiosas, sociológicas, dentre outras, apontando para uma interculturalidade heterogeneamente constituída. Este tipo de cooperação servirá para o (re)conhecimento das várias realidades, da legitimação, da difusão e do incentivo de uma cultura da diferença, ou seja, da promoção da diversidade cultural e do diálogo intercultural, no espaço lusófono e hispânico.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Data de Início: Nov./2023
Descrição: Objetiva-se descrever/explicar como se produziu/desenvolveu o conhecimento linguístico em contexto sociocultural, através do tempo, com base na interpretação crítica do processo discursivo da produção contextualizada sócio-histórico-culturalmente em países lusófonos. Visa-se à reconstrução das práticas científicas e ao rastreamento de momentos de continuidade/ruptura, focando a relação objetos metalinguísticos (produções gramaticais, linguísticas e didáticas em Língua Portuguesa) e objetos não-metalinguísticos (as demais produções que apontem para os fenômenos linguísticos). Inicia-se, no ano de 2023 e liga-se à PPG em Letras UPM e à PPG em LP PUC/SP. Inicia-se o projeto Língua Portuguesa e Lusofonia: estudos da linguagem sob a perspectiva da Historiografia Linguística para verificar produtos sobre e desenvolvimento do conhecimento linguístico em contexto sociocultural, através do tempo. Em 2022, publicou-se HE10, 2024, publicar-se-á novo livro.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Alleid Ribeiro Machado
Data de Início: Set./2021
Descrição: Estudo das diversas literaturas produzidas nos países da comunidade lusófona, constituídas tanto por autores do passado quanto do presente, além do especial interesse por aquelas vozes que carecem de fortuna crítica. Em qualquer caso, que oportunizem a investigação (e a revisão) da história, da sociedade e da cultura, por meio de análise e investigação em diferentes campos do saber. Especificamente, a ideia é propor percursos de investigação que considerem os estudos culturais, em que pesem os movimentos migratórios, as diásporas, além de questões relacionadas às identidades culturais, ao mal-estar e ao não-pertencimento, dentre outras possibilidades de pesquisa.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Regina Pires de Brito
Data de Início: Fev./2024
Descrição: O projeto objetiva traçar um painel descritivo e contrastivo de expressões do campo semântico esportivo (em geral), a partir de recolha de material jornalístico esportivo , de natureza diversificada, de países da CPLP e de entrevistas que serão realizadas por estudantes de graduação e de pós-graduação de cursos de jornalismo e de letras. Esse material audiovisual, além de fornecer elementos linguísticos e semânticos, também será utilizado para compor um acervo sobre a história de equipes e a percepção de torcedores, de jogadores e de corpo técnico sobre o esporte que é traço cultural característico da identidade dos países lusófonos.
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Regina Pires de Brito
Data de Início: Out./2023
Descrição: O projeto Portugueses de Papel, da Linha de Investigação Brasil: literatura, memória e diálogos com Portugal - dirigido por Regina Brito e Luisa Paolinelli. Criado por Vania Pinheiro Chaves, está integrado no Grupo 3 do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é uma iniciativa internacional e colaborativa, que congrega um elevado número de investigadores ligados a instituições acadêmicas da Europa, do Brasil e dos Estados Unidos.A investigação que realiza implica a recolha e a leitura dos textos da ficção em prosa brasileira; a verificação dos que têm ou não personagens portuguesas; a redação e publicação de verbetes sobre obras com personagens portuguesas de maior ou menor relevância em cada uma delas.Integramos o núcleo do qual fazem parte Luisa Paolinelli (Universidade da Madeira) e Katia CHulata (Universidade de Pescara).Desta vasta, coletiva e contínua pesquisa resulta a produção de um Dicionário de personagens portuguesas da ficção brasileira, dirigido em parceria pelas Professoras Doutoras Vania Pinheiro Chaves (Universidade de Lisboa), Ana Maria Lisboa de Mello (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Jacqueline Penjon (Sorbonne Nouvelle) e em permanente atualização.