Compartilhe nas Redes Sociais

Convênios e Acordos Internacionais

Intercâmbio com o Institut für Deutsche Sprache / IDS (Instituto para a Língua Alemã)

Em 2010, durante estágio de pós - doutoramento no IDS, o Prof. Dr. José Gaston Hilgert fez as primeiras tratativas para viabilizar a celebração de um convênio com esse Instituto, na Alemanha. O objetivo do convênio é estabelecer o intercâmbio dos pesquisadores desse Instituto com pesquisadores do Programa, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos em geral, mas com enfoque particular nos estudos da conversação. O Instituto é um dos centros de estudo da conversação mais renomados da Alemanha e, quiçá, da Europa Ocidental. Destacam - se nele pesquisadores como Reinhard Fiehler, Arnulf Depp ermann, Reinhold Schmitt Thomas Spranz - Fogasy, que investigam as interações faladas em diferentes perspectivas, com destaque ao estudo da compreensão na interação verbal. Em 2011, o Prof. José Gaston Hilgert retornou, a convite, ao referido Instituto por um período de 30 dias, durante o qual deu andamento a um de seus projetos de pesquisa (O monitoramento da compreensão na interação falada) que está vinculado a seu projeto de bolsa de produtividade do CNPq. Em agosto e setembro de 2012, em novo estágio, t ambém a convite, o mesmo professor trabalhou lá em seu projeto A compreensão MOSTRADA no desdobramento da conversação. Tem relevância o fato de que no referido Instituto há uma linha de investigação centrada em estudos da língua portuguesa. Trata - se de est udos comparativos entre o alemão e o português particularmente no âmbito da sintaxe, desenvolvidos pelo pesquisador Hardarik Blühdorn. Já está programada a vinda do Prof. Blühdorn ao Programa em 15 de maio de 2013, para desenvolver um workshop com professo res e alunos. Dentro desse dia de trabalho, ele proferirá a palestra O estatuto sintático dos adverbiais no Português do Brasil e do Alemão. Também deverá integrar - se a esse projeto de pesquisa interinstitucional Maria Helena de Moura Neves, que tem um lon go contato de pesquisa com o professor Hardarik e que, em novembro 2007, também esteve, a convite, no Instituto, para discussão de trabalhos desenvolvidos pelo pesquisador na área da Subordinação adverbial e para uma sessão de orientação conjunta de uma do utoranda daquele Instituto. O intercâmbio está em processo ativo de implementação, estando projetada a vinda desse professor para 2014 como professor visitante por um período de ao menos um mês.

Intercâmbio com a Universidade Católica de Córdoba

O acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural entre a Universidade Católica de Córdoba e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, oficializou - se em 08/10/2009, embora as atividades acadêmicas entre as duas equipes já tenham ocorrido sistematicamen te desde 2002, quando Miguel Koleff e María Elena Legaz apresentaram - se no II Congresso Internacional Todas as Letras, na UPM. Entre 2004 e 2007 foi desenvolvido o Projeto Tensões estéticas e temáticas nas literaturas brasileira e argentina: espaços e disc ursividades, com a coordenação de. María Elena Legaz e Helena B. C. Pereira. Em 2007, Miguel Koleff organizou na UCC o III Foro Saramaguiano, que contou com a participação de Helena B. C. Pereira, como convidada, e de Ana Lúcia Trevisan, Aurora G. R. Alvar ez, José João Cury, Lílian Lopondo e Maria Luiza Atik. Dessa participação resultaram quatro capítulos publicados em Apuntes Saramaguianos III (Córdoba, EDUCC, 2008) e outros três publicados em Apuntes Saramaguianos. IV (2009). Em 2008, Lílian Lopondo, Mari a Luiza Atik e Miguel Koleff organizaram o simpósio A narrativa contemporânea: intertextualidades, no XI Congresso Internacional da Abralic, em São Paulo. Foram publicados nos Anais on - line três textos produzidos no âmbito desse intercâmbio. Em outubro de 2009, Miguel Koleff organizou o IV Foro Saramaguiano, tendo convidado para a conferência de abertura Helena B. C. Pereira e para a mesa - redonda de encerramento, Maria Luiza G. Atik. Também apresentaram trabalhos Aurora G. R. Alvarez, Elaine C. P. Santos e Lílian Lopondo. Os textos de Helena B. C. Pereira, Maria Luiza G. Atik e Ana Lúcia Trevisan, Aurora Gedra Ruiz Alvarez, Elaine Cristina Prado dos Santos e Lilian Lopondo foram publicados em 2010 em Apuntes Saramaguianos VI. Em 2011, o convênio teve continu idade por meio de contato virtual com discussões preparatórias do dossiê Romance: tradição e inovação para a Revista Todas as Letras, publicado em 2012 (vol. 14, no. 2). Compõem o dossiê doze artigos, dentre os quais quatro procedentes da Universidade Cató lica e da Universidade Nacional de Córdoba. Ainda em 2012, houve a continuidade da cooperação também em reuniões científicas durante o Congresso Letras em Rede promovido pela Área de Letras da UPM: o Prof. Miguel Koleff participou na mesa redonda Criação e Poética Ficcional e a Profa. Graziela Perrén em comunicação no simpósio Narrativa contemporânea. Ambos os trabalhos serão publicados no livro Literatura – Linguagens e Saberes, que se encontra em preparo, organizado por Ana Lucia Trevisan, Helena B C Pere ira e Maria Luiza Atik.

Intercâmbio informal com instituições francesas

Desde os anos 70, a Profa. Diana Luz Pessoa de Barros tem mantido intercâmbio acadêmico e de pesquisa com o Centre de Recherches Sémiotiques, de Paris e de Limoges, coordenado atualmente por Jacques Fontanille, Denis Bertrand e Claude Zilberberg . Em 2009 e 2010, o doutorando Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa fez seu doutorado - sanduíche junto a esse grupo de pesquisa. Em 2012, em junho e julho, a Profa. Diana Luz Pessoa de Barros realizou estágio de pesquisa também junto a esse Centro de Pesq uisa. A Profa. Dra. Diana Luz Pessoa de Barros tem também mantido intercâmbio acadêmico e de pesquisa intenso nos últimos 15 anos com o Laboratoire d’Histoire et d’Épistémologie des Sciences du Langage, na Universidade de Paris 7, coordenado por Sylvie Arc haimbault. Em 2012/2013, o doutorando Luciano Magnoni Tocaia realizou estágio de doutorado - sanduíche nesse Laboratório. Em 2012, em junho e julho, a Profa. Diana Luz Pessoa de Barros realizou estágio de pesquisa também junto a esse Laboratório.

Intercâmbio com a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique)

O convênio com a Universidade Eduardo Mondlane (Prof. Eduardo Namburete ) e com o Instituto para o Desenvolvimento de Moçambique (IDM) (Dr. Miguel Padrão), iniciado em 2003, visa à cooperação científica entre as duas universidades e, no caso específico do Programa de Pós - Graduação em Letras, ao desenvolvimento de projetos com o Núcleo de Estudos Lusófonos e ao intercâmbio de professores e alunos. Regina Helena Pires de Brito atuou como docente consultora no processo de criação, organização e estruturação dos cursos da Escola de Comunicação da referida Universidade, em 2003 e 20 04. Estão sendo feitas as gestões necessárias para adaptação e implantação, em Moçambique, do projeto de sensibilização para a comunicação em língua portuguesa. Em 2008, no âmbito do convênio, esteve na UPM o Prof. Dr. Gregório Firmino e, em janeiro de 200 9, o Prof. Eduardo Namburete, para tratativas ligadas à realização de Doutorado em nosso Programa. Em 2011, a doutoranda Beatriz Pereira de Santana foi recebida pela equipe do Departamento de Letras e Linguística da Universidade Eduardo Mondlane, nomeadam ente pelo linguista Armando Jorge Lopes, pelo período de 15 dias, para pesquisa de campo, entrevistas e complementação de pesquisa. Em 2012, esteve na UPM, a convite de Neusa Bastos, o Catedrático Armando Jorge Lopes, que proferiu conferência para alunos d a graduação e da pós - graduação. Também em 2012, por ocasião do encontro da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa) realizado em Maputo, Regina Pires de Brito participou de reuniões de trabalho em várias instâncias da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, dentre elas com seu atual Diretor, Gregório Firmino, com o Catedrático Armando Jorge Lopes, com o Assessor Pedagógico Eliseu Mabasso e com a linguista Perpétua Gonçalves.

Intercâmbio com a Universidade do Minho (CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Portugal) e Universidade de São Paulo - USP (Brasil)

As professoras Neusa Bastos e Regina Brito integram a equipe de pesquisadores do Projecto Lusocom (desde 2005) - Estudo das Políticas da Comunicação e dos Discursos da Identidade Lusófona, que visa ao estudo das redes de comunicação no espaço lusófono, ao estudo das políticas nacionais da comunicação nos países lusófonos, particularmente das políticas da língua, e ao estudo das representações sociais da identidade lusófona. Com a coordenação de Helena Sousa, o projeto tem como outros pesquisadores participantes: Moisés de Lemos Martins (CECS - Portugal), Rosa Cabecinhas (CECS - Portugal), Luís Cunha (Unive rsidade do Minho), Immacolata Lopes (Universidade de S. Paulo), Benjamim Côrte - Real (Universidade de Timor - Leste); Eduardo Namburete (Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique). Em 2005, Regina Pires de Brito e Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos partici param, com auxílio da Universidade do Minho, da I Conferência Internacional Comunicação e Lusofonia, realizada na Universidade do Minho, e, em 2007, foi publicado, pelo Campo das Letras, o livro Comunicação e Lusofonia, com resultados da conferência. Ainda , em 2007, as professoras envolvidas participaram, no âmbito do acordo: do VIII Encontro Nacional de Linguagem Verbal e Não Verbal e do II Simpósio Internacional de Análise Crítica Do Discurso (USP - 08 a 10/08/2007); da 5º SOPCOM da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - organizado pelo CECS e pelo Instituto de Ciências da Universidade do Minho (Portugal – 06 a 08/09/2007). Em 2008, também no âmbito do projeto, Regina Pires de Brito e Neusa Bastos organizaram a sala temática Estudos culturais: lusofonia uma realidade plural, no 12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP - PUC/SP. Em 2009, o Programa de Pós - Graduação acolheu, em regime de coorientação, a doutoranda Maria de Lurdes Macedo, que passo u a desenvolver seu projeto de investigação sobre Redes de Comunicação Lusófona com a orientação compartilhada de Moisés Martins (Universidade do Minho) e Regina Pires de Brito (UPM). A doutoranda esteve na UPM em agosto de 2009, participando de reuniões d e pesquisa do Núcleo de Estudos Lusófonos e proferindo palestras aos alunos de Graduação e Pós - Graduação do CCL. Em 2011, ela retornou ao Mackenzie, pelo período de um mês, para atividades de orientação e coleta de dados de pesquisa, além de proferir pales tra aos alunos e docentes de Graduação e Pós - Graduação do CCL. Também atuaram no Programa, em 2011, os professores Rosa Cabecinhas e Luís Cunha, pelo período de 15 dias, realizando entrevistas para a pesquisa conjunta e proferindo palestras aos nossos alun os e professores. No segundo semestre de 2012, Moisés Martins, além de proferir palestra aos alunos da graduação, atuou como professor - visitante ministrando, com Regina Pires de Brito, a disciplina Seminários Avançados em Estudos Culturais e Lusófonos.

Intercâmbio com a Linnaeus University, Suécia

A professora Doutora Aurora Gedra Ruiz Alvarez participa de intercâmbio com a Nordic Society for Intermedial Studies, sediada na Linnaeus University , Suécia. É uma sociedade que reúne grupos de pesquisas de vários países que estudam as questões relativas à Intermidialidade, como o Intermídia: Núcleo de estudos sobre a Intermidialidade (sediado na UFMG), de que a professora Aurora Gedra Ruiz Alvarez fa z parte. O intercâmbio tem - se realizado por meio de eventos e de publicações que tratam das várias faces da área da Intermidialidade.

Intercâmbio com a Universidade Nacional de Timor-Leste (Timor-Leste)

O acordo foi estabelecido em 2003, com o objetivo de integrar estudiosos timorenses ao Núcleo de Estudos Lusófonos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Programa de Pós - Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie participou do Projeto Universida des em Timor - Leste com a Universidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Ministério da Cultura do Brasil. A Profª Regina Pires de Brito, juntamente com o Prof. Dr. Benjamim Abda la Jr, fez parte também do subprojeto Canção Popular e Cultura Brasileira em Timor - Leste: hibridismo cultural e comunitarismo linguístico em execução e discussão. Regina Pires de Brito e Rosemeire Faccina foram assessoras linguísticas e didático - pedagógica s desse projeto. Ao lado da Universidade Nacional de Timor - Leste, do Instituto Nacional de Linguística de Timor - Leste e da CCINT - USP, Regina Pires de Brito participou da comissão organizadora do I Fórum Mundial de Língua Portuguesa, programado para realiza ção em Timor - Leste, e que por razões de instabilidade sócio - política tem sido adiado desde 2006. Continuam as tratativas com as instituições timorenses para a viabilização de uma segunda edição do Projeto Universidades em Timor - Leste. Em 2011, foi celebrad o novo termo de cooperação com a UNTL para execução do projeto Docentes lusófonos na UNTL, que objetiva a consolidação da língua portuguesa como idioma oficial, a ministração de aulas em língua portuguesa nos primeiros anos dos cursos de graduação da UNTL e a reformulação de ementas de diversas disciplinas em cursos superiores de graduação oferecidos pela UNTL. No início de 2012, a equipe composta por 35 docentes brasileiros e 5 portugueses iniciou período de trabalho naquela nação, treinados por equipe da UPM, sob coordenação geral de Regina Pires de Brito e assessoria pedagógica de Maria Lúcia Vasconcelos, responsáveis pela supervisão do trabalho realizado em várias áreas do conhecimento, em 17 cursos de graduação. O projeto, encerrado em dezembro de 2012, com custo estimado de US$ 2.000.000 foi financiado com verba do Ministério da Educação de Timor - Leste.