Compartilhe nas Redes Sociais

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Tecnologia e Desenvolvimento de Materiais

Linhas de Pesquisa

Materiais Heterogêneos e Compósitos
Esta linha de pesquisa tem como objeto de estudo materiais formados por dois ou mais materiais e compatíveis quimicamente, que apresentam propriedades finais muito superiores ou até mesmo distintas das unidades formadoras. Assim, busca-se a obtenção de novos materiais com alto desempenho, bem como a modificação superficial de materiais por meio de tecnologias avançadas.


Nanomateriais
No estudo das propriedades de nanoestruturas em geral, com ênfase no grafeno e seus derivados, nanopartículas em geral, materiais bidimensionais, além de estruturas funcionalizadas com outros nanomateriais. Nesse sentido, busca-se o desenvolvimento e aplicações em dispositivos fotônicos, sensores ópticos e eletroquímicos, polímeros modificados, biomateriais, filmes transparentes condutores, dispositivos de geração e armazenamento de energia e agentes de liberação controlada de fármacos.


Química aplicada (incluída em 2020)
Esta linha de pesquisa trata do estudo da formação e caracterização de diferentes estruturas nanométricas, moleculares e macroscópicas. Baseado nisto, por meio da química aplicada busca-se estabelecer a relação entre as propriedades apresentadas por estas estruturas e suas principais aplicações.