TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS
Materiais Heterogêneos e Compósitos:
Esta linha tem como objeto de estudo materiais formados por 2 ou mais materiais, compatíveis quimicamente ou não (por exemplo: ligas metálicas, metal-cerâmicos e compósitos poliméricos), que apresentam propriedades finais muito superiores ou até mesmo distintas das unidades formadoras. Além disso, estudam-se a obtenção de novos materiais com alto desempenho em suas propriedades físicas e químicas para aplicações industriais, assim como a modificação superficial de materiais por meio de tecnologias avançadas.
Nanomateriais
Esta linha visa à síntese, ao estudo das propriedades e à aplicação de materiais nanoestruturados cujas propriedades sejam diferentes daquelas observadas nos mesmos materiais em escala macroscópica. Em particular, estudam-se os materiais 2D, tais como o grafeno, óxido de grafeno, e dicalcogenetos de metais de transição. Nesse sentido, buscam-se o desenvolvimento e aplicações em dispositivos fotônicos, sensores ópticos e eletroquímicos, biomateriais, e filmes transparentes condutores.
Química aplicada
Esta linha estuda o desenvolvimento e novas aplicações de uma ampla gama de materiais, metodologias ou técnicas espectroscópicas/espectrométricas em diferentes problemas químicos, como por exemplo na área biomédica, clínica, em sensores, no tratamento de água e efluentes, no armazenamento e produção de energia, em ciências forenses e no controle de qualidade de fármacos, alimentos, combustíveis ou cosméticos.