Grupos de Pesquisa
Status do Grupo: em Processo de Certificação pela Instituição
Ano de Formação: 2024
Líderes do Grupo: Maria de Fátima Ramos de Andrade
e-mail: maria.andrade@mackenzie.br
Área Predominante: Interculturalidades e interseccionalidade
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Página do Grupo em construção
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2004
Líderes do Grupo: Marcos Rizolli e Regina Lara Silveira Mello
e-mail: marcos.rizolli@mackenzie.br
Área Predominante: Lingüistica, Letras e Artes; Artes
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2012
Líderes do Grupo: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Jéssica Mami Makino
e-mail: mirian.martins@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Educação; Artes
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br
Canal: https://www.youtube.com/c/SimposioFormacaoArteePedagogia
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2015
Líderes do Grupo: Suzana Ramos Coutinho
e-mail: suzana.coutinho@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Antropologia
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2007
Líderes do Grupo: Paulo Fraga da Silva
Roger Fernandes Campato
e-mail: paulo.silva1@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Filosofia
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2004
Líderes do Grupo: Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Maria de Fátima Ramos de Andrade
e-mail: maria.graca@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas, Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2017
Líderes do Grupo: Marili Moreira da Silva Vieira e Ana Lúcia de Souza Lopes
e-mail: marili.vieira@mackenzie.br
Área Predominante: Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado
Ano de Formação: 2006
Líderes do Grupo: Isabel Orestes Silveira
e-mail: isabel.silveira@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2009
Líderes do Grupo: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Estela Maria Oliveira Bonci
e-mail:mirian.martins@mackenzie.br
Área Predominante: Artes; Educação
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br
Canal: https://www.youtube.com/c/SimposioFormacaoArteePedagogia
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2001
Líderes do Grupo: Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
e-mail: rosanamaria.schwartz@mackenzie.br
Área Predominante: Sociologia e História da Cultura
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2014
Líderes do Grupo: João Clemente de Souza Neto
e-mail: joao.souza@mackenzie.br
GRUPO DE PESQUISA: GEPEULAN - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Angola
GRUPO DE PESQUISA: Socius Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
Área Predominante: Ciências Humanas; Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2019
Líderes do Grupo: Rosangela Patriota Ramos
e-mail: rosangela.ramos@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; História
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2010
Líderes do Grupo: Gerson Leite de Moraes
e-mail: gerson.moraes@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; História
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Projetos de Pesquisa
Articula temas relacionados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU para o Desenvolvimento Sustentável, cujo plano indica metas para a promoção da vida digna de todos os cidadãos. Sob as lentes da interdisciplinaridade, integra pesquisas em torno das cidades, movimentos sociais urbanos, questões de gênero e étnico-raciais, refugiados e/imigrantes, pessoas com deficiência, populações em situação de rua, privação de liberdade, políticas sociais e públicas de garantias dos direitos humanos, formação do professor, aprendizagem da docência, gestão pública e tecnologia social, ensino e aprendizagem, educação e tecnologia, educação inclusiva, educação infantil, superior, técnica, profissionalizante e diferentes campos de educação não escolar, culturas e artes urbanas visuais, performáticas, sonoras, processos de produção artística plural e recepção da arte contemporânea (nos múltiplos segmentos sociais), poética e estética, visualização e suas tecnologias, cinema, preservação da memória e patrimônio histórico.
Projetos Interinstitucionais
Mobilidade Humana e Culturas no Plural: o desafio da convivência. Projeto interinstitucional – fomento CAPES/PrInt
Chamada CNPq nº 35/2023 – para pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
A cidade que educa e transforma - Cátedra Unesco Unitwin a Cidade que educa e transforma.
Projetos de Pesquisa:
Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégias formativas e investigativas – Projeto coletivo envolvendo docentes e discentes das três linhas do programa - fomento FAPESP
Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência: conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico e tecnológico de conteúdo e casos de ensino - Projeto coletivo envolvendo docentes e discentes das três linhas do programa - fomento CNPq
Conhecimento pedagógico do conteúdo e casos de ensino – fomento CNPq
Processo de indução de professores iniciantes na escola básica - pesquisa - fomento CNPq
A escola para todos: a educação especial inclusiva em interface com o design universal para aprendizagem. FAPESP
Projeto institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID – fomento CAPES
Narrativas revolucionárias: representações estéticas, políticas e culturais no Brasil contemporâneo (1960 - 1970 e 1990 - 2000) - fomento CNPq
Jacó Guinsburg; professor, pesquisador, ensaísta, tradutor e editor – (1940-2018) – fomento CNPQ
Percursos artístico-culturais do circuito teatral do Sesc-SP na cidade de São Paulo e seu impacto na produção, circulação e recepção de obras, artistas e público: interlocuções possíveis entre história, teatro, sociedade (1946-2018) - fomento CNPq
Ambiências educadoras em ação: recursos educacionais como potência de práticas pedagógicas na educação básica - fomento Mackpesquisa
Desenvolvimento profissional docente: análise dos produtos educacionais em programas de mestrado profissional - fomento Mackpesquisa
Educação, cultura e cidadania: a importância das instituições na construção da democracia - fomento Mackpesquisa
Fotografias que viram museu: das caixas à nuvem - fomento Mackpesquisa
Lidando com novos espaços: crianças e adolescentes na apropriação do complexo arquitetônico do CEU Butantã-São Paulo – Projeto envolve as três linhas do programa, parceria com Alanus University of Arts and Social Sciences (Alemanha) e com o Centro Educacional Unificado – CEU. Fomento Mackpesquisa
Mulheres Protestantes: trajetórias no contexto educacional brasileiro – pesquisa – Projeto envolve duas linhas de pesquisa – linguagens e Tecnologias e Culturas e Artes na Contemporaneidade fomento Mackpesquisa
Religião e migração: investigação de uma retórica visual – pesquisa - Cooperação entre o PPGEAHC e a PUC
Saberes da docência e finalidades educativas escolares: bases para finalidades formativas de professores – pesquisa - fomento Mackpesquisa
Extensão:
Os Projetos de Extensão dialogam com a comunidade e com instituições públicas (secretaria da educação e da assistência social e de direitos humanos), bem como, criam condições objetivas para inserção artística, cultural e social, desenvolvimento da cidadania e dos direitos humanos e da resolução dos problemas e dilemas comunitários, sociais e ecológicos.
PROEXT- Educação Básica e ensino da Língua Portuguesa no Brasil e Timor Leste: ações de apropriação, sensibilização e formação de professores em contextos de vulnerabilidade social – Projeto envolve três programas de Pós-Graduação.
Africanidades: Diversidade e interculturalidade- O curso sobre história da África, visa conhecer as tradições e ancestralidades dos povos africanos especialmente os que influenciaram na cultura Brasil.
Projeto ReVidro: Criação artística e ação social. Decorrente do Projeto de pesquisa e das atividades de extensão, o ReVidro objetiva instalar fornos de modelagem de vidro em galpões, com adequações necessárias, em habitações precárias do centro da cidade de São Paulo, com o intuito de formar e profissionalizar pessoas. As primeiras ações foram realizadas no Laboratório de Vidro do PPGEAHC. Criação de um manual para utilização.
Curso-ateliê: fotografia e pensamento visual na pesquisa -
Imagens (in)possíveis – curadoria internacional
Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Pedagogia Social e Direitos Humanos.
História e sociedade – diálogos sobre o ensino de história
History, memory, truth, fiction: contemporary documentary practices
Museu de rua, memória e cidade – em cooperação com o Museu do Bixiga
Inovação:
Os projetos inovadores refletem sobre práticas e apontam saídas para os dilemas humanos.
Cinema Negro - o projeto reúne docentes, discentes e intelectuais acadêmicos das redes de pesquisa do programa que, com organicidade sobre a questão e o problema das relações étnico-raciais, abordam, por meio da criação e montagens de filmes, no Laboratório Audiovisual e Cinema – LAUDCINE - o Cinema Negro como filmografia das minorias vulneráveis, com o objetivo de impactar pelas linguagens cinematográficas, a imagem de afirmação positiva, na perspectiva inclusiva, que se faz com respeito à diversidade, em proveito da cultura de paz, com a mais urgente necessidade de preservação das relações humanas - Cinema Negro, numa perspectiva da decolonialidade – Laboratório Audiovisual e de Cinema – LAUDCINE.
Criação de uma ferramenta de Quebra de coco de Babaçu – Cooperação com a Alanus University of Arts and Social Sciences e University Siegen (Alemanha). Objetiva criar uma ferramenta para as mulheres quebradeiras de coco de babaçu, do Médio Mearim/Maranhão organizadas em associações que defendem a preservação da Floresta Amazônica secundária, a agroecologia, o agro extrativismo como modo de produzir, o desenvolvimento sustentável e educação ambiental no nordeste brasileiro, a partir dos programas da ONG – ASSEMA- Comercialização Solidária e ações do Movimento Interestadual das Quebradeiras de coco de Babaçu- MIQCB.
As Repercussões das Práticas Sociais na Construção do Sujeito: socialização, aprendizagem - Educador de Rua e práticas de atendimento. Compreender as transformações das práticas sociais no atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal e em conflito com a lei. Visa capturar o modo de produção de um saber resultante dessas práticas.
Cinema Científico - Comitê técnico de videocolaboração – Educação e Saúde. Criação. Roteirização e montagem de filmes para uso em sala de aula - Fomento RNP – Laboratório Audiovisual e de Cinema – LAUDCINE.