Compartilhe nas Redes Sociais

Grupos e Projetos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Status do Grupo: em Processo de Certificação pela Instituição

Ano de Formação: 2024

Líderes do Grupo: Maria de Fátima Ramos de Andrade

e-mail: maria.andrade@mackenzie.br

Área Predominante: Interculturalidades e interseccionalidade

Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade 

Página do Grupo em construção

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2004

Líderes do Grupo: Marcos Rizolli e Regina Lara Silveira Mello

e-mail: marcos.rizolli@mackenzie.br

Área Predominante: Lingüistica, Letras e Artes; Artes

Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias

Link para página do Grupo

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2012

Líderes do Grupo: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Jéssica Mami Makino

e-mail: mirian.martins@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências Humanas; Educação; Artes

Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias

Link para página do Grupo

Site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br

Canal: https://www.youtube.com/c/SimposioFormacaoArteePedagogia

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2015

Líderes do Grupo: Suzana Ramos Coutinho

e-mail: suzana.coutinho@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências Humanas; Antropologia

Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias

Link para página do Grupo

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2007

Líderes do Grupo: Paulo Fraga da Silva 
Roger Fernandes Campato

e-mail: paulo.silva1@mackenzie.br 

Área Predominante: Ciências Humanas; Filosofia

Linha de Pesquisa: Formação do Educador para Interdisciplinaridade

Link para página do Grupo

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2004

Líderes do Grupo: Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Maria de Fátima Ramos de Andrade

e-mail: maria.graca@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências Humanas, Educação

Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade

Link para página do Grupo

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2017

Líderes do Grupo: Marili Moreira da Silva Vieira e Ana Lúcia de Souza Lopes

e-mail: marili.vieira@mackenzie.br 

Área Predominante: Educação

Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade

Link para página do Grupo

www.geics.com.br 

Status do Grupo: Certificado

Ano de Formação: 2006

Líderes do Grupo: Isabel Orestes Silveira

e-mail: isabel.silveira@mackenzie.br  

Área Predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias

Link para página do Grupo 

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2009

Líderes do Grupo: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Estela Maria Oliveira Bonci

e-mail:mirian.martins@mackenzie.br

Área Predominante: Artes; Educação

Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias

Link para página do Grupo

Site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br

Canal: https://www.youtube.com/c/SimposioFormacaoArteePedagogia

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2001

Líderes do Grupo: Rosana Maria Pires Barbato Schwartz

e-mail: rosanamaria.schwartz@mackenzie.br 

Área Predominante: Sociologia e História da Cultura

Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade

Link para página do Grupo

Status do Grupo: Certificado pela Instituição 

Ano de Formação: 2014

Líderes do Grupo: João Clemente de Souza Neto 

e-mail: joao.souza@mackenzie.br

GRUPO DE PESQUISA: GEPEULAN - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Angola 

GRUPO DE PESQUISA: Socius Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações 

Área Predominante: Ciências Humanas; Educação

Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade

Link para página do Grupo

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2019

Líderes do Grupo: Rosangela Patriota Ramos

e-mail: rosangela.ramos@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências Humanas; História

Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade

Link para página do Grupo

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2010

Líderes do Grupo: Gerson Leite de Moraes

e-mail: gerson.moraes@mackenzie.br 

Área Predominante: Ciências Humanas; História

Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade

Link para página do Grupo


Projetos de Pesquisa

Articula temas relacionados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU para o Desenvolvimento Sustentável, cujo plano indica metas para a promoção da vida digna de todos os cidadãos. Sob as lentes da interdisciplinaridade, integra pesquisas em torno das cidades, movimentos sociais urbanos, questões de gênero e étnico-raciais, refugiados  e/imigrantes, pessoas com deficiência, populações em situação de rua, privação de liberdade, políticas sociais e públicas de garantias dos direitos humanos, formação do professor, aprendizagem da docência, gestão pública e tecnologia social, ensino e aprendizagem, educação e tecnologia, educação inclusiva, educação infantil, superior, técnica, profissionalizante e diferentes campos de educação não escolar, culturas e artes urbanas visuais, performáticas, sonoras, processos de produção artística plural e recepção da arte contemporânea (nos múltiplos segmentos sociais), poética e estética, visualização e suas tecnologias, cinema, preservação da memória e patrimônio histórico.   

Projetos Interinstitucionais 

  1. Mobilidade Humana e Culturas no Plural: o desafio da convivência. Projeto interinstitucional – fomento CAPES/PrInt

  2. Chamada CNPq nº 35/2023 – para pesquisa científica, tecnológica e de inovação. 

  3. A cidade que educa e transforma - Cátedra Unesco Unitwin a Cidade que educa e transforma. 

Projetos de Pesquisa: 

  1. Desenvolvimento profissional docente na escola pública: casos de ensino como estratégias formativas e investigativas – Projeto coletivo envolvendo docentes e discentes das três linhas do programa - fomento FAPESP 

  2. Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência: conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico e tecnológico de conteúdo e casos de ensino - Projeto coletivo envolvendo docentes e discentes das três linhas do programa - fomento CNPq 

  3. Conhecimento pedagógico do conteúdo e casos de ensino – fomento CNPq 

  4. Processo de indução de professores iniciantes na escola básica - pesquisa - fomento CNPq 

  5. A escola para todos: a educação especial inclusiva em interface com o design universal para aprendizagem. FAPESP 

  6. Projeto institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID – fomento CAPES 

  7. Narrativas revolucionárias: representações estéticas, políticas e culturais no Brasil contemporâneo (1960 - 1970 e 1990 - 2000) - fomento CNPq

  8. Jacó Guinsburg; professor, pesquisador, ensaísta, tradutor e editor – (1940-2018) – fomento CNPQ 

  9. Percursos artístico-culturais do circuito teatral do Sesc-SP na cidade de São Paulo e seu impacto na produção, circulação e recepção de obras, artistas e público: interlocuções possíveis entre história, teatro, sociedade (1946-2018) - fomento CNPq 

  10. Ambiências educadoras em ação: recursos educacionais como potência de práticas pedagógicas na educação básica - fomento Mackpesquisa

  11. Desenvolvimento profissional docente: análise dos produtos educacionais em programas de mestrado profissional - fomento Mackpesquisa 

  12. Educação, cultura e cidadania: a importância das instituições na construção da democracia - fomento Mackpesquisa 

  13. Fotografias que viram museu: das caixas à nuvem - fomento Mackpesquisa

  14. Lidando com novos espaços: crianças e adolescentes na apropriação do complexo arquitetônico do CEU Butantã-São Paulo – Projeto envolve as três linhas do programa, parceria com Alanus University of Arts and Social Sciences (Alemanha) e com o Centro Educacional Unificado – CEU. Fomento Mackpesquisa 

  15. Mulheres Protestantes: trajetórias no contexto educacional brasileiro – pesquisa – Projeto envolve duas linhas de pesquisa – linguagens e Tecnologias e Culturas e Artes na Contemporaneidade fomento Mackpesquisa 

  16. Religião e migração: investigação de uma retórica visual – pesquisa - Cooperação entre o PPGEAHC e a PUC

  17. Saberes da docência e finalidades educativas escolares: bases para finalidades formativas de professores – pesquisa - fomento Mackpesquisa 

Extensão: 

Os Projetos de Extensão dialogam com a comunidade e com instituições públicas (secretaria da educação e da assistência social e de direitos humanos), bem como, criam condições objetivas para inserção artística, cultural e social, desenvolvimento da cidadania e dos direitos humanos e da resolução dos problemas e dilemas comunitários, sociais e ecológicos. 

  1. PROEXT- Educação Básica e ensino da Língua Portuguesa no Brasil e Timor Leste: ações de apropriação, sensibilização e formação de professores em contextos de vulnerabilidade social – Projeto envolve três programas de Pós-Graduação.  

  2. Africanidades: Diversidade e interculturalidade- O curso sobre história da África, visa conhecer as tradições e ancestralidades dos povos africanos especialmente os que influenciaram na cultura Brasil.   

  3. Projeto ReVidro: Criação artística e ação social. Decorrente do Projeto de pesquisa e das atividades de extensão, o ReVidro objetiva instalar fornos de modelagem de vidro em galpões, com adequações necessárias, em habitações precárias do centro da cidade de São Paulo, com o intuito de formar e profissionalizar pessoas. As primeiras ações foram realizadas no Laboratório de Vidro do PPGEAHC. Criação de um manual para utilização.   

  4. Curso-ateliê: fotografia e pensamento visual na pesquisa -  

  5. Imagens (in)possíveis – curadoria internacional 

  6. Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social  

  7. Pedagogia Social e Direitos Humanos. 

  8. História e sociedade – diálogos sobre o ensino de história  

  9. History, memory, truth, fiction: contemporary documentary practices 

  10. Museu de rua, memória e cidade – em cooperação com o Museu do Bixiga 

Inovação: 

Os projetos inovadores refletem sobre práticas e apontam saídas para os dilemas humanos.  

  1. Cinema Negro -  o projeto reúne docentes, discentes e intelectuais acadêmicos das redes de pesquisa do programa que, com organicidade sobre a questão e o problema das relações étnico-raciais, abordam, por meio da criação e montagens de filmes, no Laboratório Audiovisual e Cinema – LAUDCINE -  o Cinema Negro como filmografia das minorias vulneráveis, com o objetivo de impactar pelas linguagens cinematográficas, a imagem de afirmação positiva, na perspectiva inclusiva, que se faz com respeito à diversidade, em proveito da cultura de paz, com a mais urgente necessidade de preservação das relações humanas - Cinema Negro, numa perspectiva da decolonialidade – Laboratório Audiovisual e de Cinema – LAUDCINE. 

  2. Criação de uma ferramenta de Quebra de coco de Babaçu – Cooperação com a Alanus University of Arts and Social Sciences e University Siegen (Alemanha). Objetiva criar uma ferramenta para as mulheres quebradeiras de coco de babaçu, do Médio Mearim/Maranhão organizadas em associações que defendem a preservação da Floresta Amazônica secundária, a agroecologia, o agro extrativismo como modo de produzir, o desenvolvimento sustentável e educação ambiental no nordeste brasileiro, a partir dos programas da ONG – ASSEMA- Comercialização Solidária e ações do Movimento Interestadual das Quebradeiras de coco de Babaçu- MIQCB.  

  3. As Repercussões das Práticas Sociais na Construção do Sujeito: socialização, aprendizagem - Educador de Rua e práticas de atendimento. Compreender as transformações das práticas sociais no atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal e em conflito com a lei. Visa capturar o modo de produção de um saber resultante dessas práticas. 

  4. Cinema Científico - Comitê técnico de videocolaboração – Educação e Saúde. Criação. Roteirização e montagem de filmes para uso em sala de aula - Fomento RNP – Laboratório Audiovisual e de Cinema – LAUDCINE.