Compartilhe nas Redes Sociais

Estrutura Curricular

Síntese da Estrutura Curricular - Mestrado

O Curso de Mestrado demandará um mínimo de 42 unidades de crédito, compreendendo:

12 (doze) unidades de crédito referentes às disciplinas obrigatórias;
- 04 (quatro) unidades de crédito referentes à Metodologia da Pesquisa Científica;
- 12 (doze) unidades de crédito referentes às disciplinas optativas;
- 02 (duas) unidades de crédito referentes às atividades programadas obrigatórias;
- 12 (doze) unidades de crédito referentes à pesquisa, elaboração do trabalho, qualificação do projeto e defesa pública da Dissertação

Atividades Programadas - Mestrado

O aluno deverá cumprir 2 créditos em atividades programadas até a entrega de sua dissertação. Os documentos comprobatórios deverão ser entregues na secretaria do Programa até 15 dias antes do depósito da dissertação ou da tese junto do formulário a seguir:

Acesse o Formulário

Para o cumprimento dos 02 créditos é necessário:

  • 1 produção bibliográfica + 1 produção técnica ou artística 
  • Para bolsistas capes ou mackpesquisa: 1 produção bibliográfica + 1 participação em comissões do PPGEAHC
Síntese da Estrutura Curricular - Doutorado

O Curso de Doutorado demandará um mínimo de 62 unidades de crédito, compreendendo:

04 (quatro) unidades de crédito referentes à disciplina obrigatória Processos
Interdisciplinares;
04 (quatro) unidades de crédito referentes à Seminário Avançado da Linha de Pesquisa na
qual o projeto de pesquisa estiver vinculado;
12 (doze) unidades de crédito referentes às disciplinas optativas;
18 (dezoito) unidades de crédito referentes às atividades programadas obrigatórias;
24 (vinte e quatro) unidades de crédito referentes à pesquisa, elaboração do trabalho,
qualificação do projeto e defesa pública da Tese.

Atividades Programadas - Doutorado

O aluno deverá cumprir 18 créditos até a entrega de sua tese de doutorado. Os documentos comprobatórios deverão ser entregues na secretaria do Programa até 15 dias antes do depósito da tese junto com o formulário a seguir:

Acesse o Formulário

Para o cumprimento dos 18 créditos é necessário:

  • Cursar o componente curricular seminário avançado + 1 publicação em periódico Qualis A1 a B5 + 1 produção técnica ou artística
  • Para bolsistas capes, mérito ou mackpesquisa: cursar o componente curricular seminário avançado + 1 publicação em periódico Qualis A1 a B5 + participação em comissões do PPGEAHC

 

 

 

Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias - Mestrado
Disciplinas Optativas

 

A Cidade como Arquivo

Antropologia da Educação, um olhar interdisplinar das práticas Sociais e Educacionais

Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência

Arte e Interdisciplinaridade

Arte e Mediação Cultural

Ateliê Artístico: vivência e criação

Brasil: uma breve história cultural

Bioética, Educação em Valores e Sustentabilidade: uma abordagem interdisciplinar

Cartografias Artísticas Latinoamericanas

Cartografias do Sentir: linguagem, contemporaneidade e identidade

Casos de Ensino e Aprendizagem da Docência

Cinema e Espírito de Época: questões contemporâneas

Contemporaneidade: divergências e convergências

Cultura Escolar e Formação de Professores

Cultura Criativa: linguagens e processos

Cultura da Visualização

Cultura Material e Memória

Curadorias Artísticas: Teoria e Prática

Currículo e Prática Docente

Diversidade Cultural e Criatividade

Educação Ambiental para a Interdisciplinaridade

Educação e Mídia

Educação Social

Estado, Sociedade, Cultura e Espaço não Escolar

Estética da Recepção e Historicidade

Estudos Interdisciplinares sobre Migração e Imagem

Etnografias Visuais: análises contemporâneas

Formação do Educador: processos e tecnologias

Formação do Educador Social para a Interdisciplinaridade

Formação do Professor: Multiletramentos e Cultura Digital

História da Cultura

História do Corpo no Ocidente

História e Ficção: narrativas históricas, narrativas ficcionais

Leitura de Imagens na Formação Interdisciplinar de Professores

O Perceber: sensibilidade e arte na ação educacional

Pensamento Complexo em Diferentes Linguagens

Pensamento Social Contemporâneo

São Paulo, Sociedade e Cultura nos anos 1920

Disciplinas Obrigatórias - Doutorado

Processos Interdisciplinares em Educação, Arte e História da Cultura
(Disciplina oferecida no primeiro semestre de cada ano)
 

O aluno de doutorado deverá, ainda, cursar um dentre os seguintes Seminários Avançados, oferecidos no segundo semestre de cada ano:

- Sociedade e Desafios Educacionais

- Arte Contemporânea

- História da Cultura: Epistemologia das Ciências Humanas

 

    Disciplinas Optativas

     

    A Cidade como Arquivo

    Antropologia da Educação, um olhar interdisciplinar das práticas Sociais e Educacionais

    Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência

    Arte e Interdisciplinaridade

    Arte e Mediação Cultural

    Ateliê Artístico: vivência e criação

    Brasil: uma breve história cultural

    Bioética, Educação em Valores e Sustentabilidade: uma abordagem interdisciplinar

    Cartografias Artísticas Latinoamericanas

    Cartografias do Sentir: linguagem, contemporaneidade e identidade

    Casos de Ensino e Aprendizagem da Docência

    Cinema e Espírito de Época: questões contemporâneas

    Contemporaneidade: divergências e convergências

    Cultura Escolar e Formação de Professores 

    Cultura Criativa: linguagens e processos

    Cultura da Visualização

    Cultura Material e Memória

    Curadorias Artísticas: Teoria e Prática

    Currículo e Prática Docente

    Diversidade Cultural e Criatividade

    Educação Ambiental para a Interdisciplinaridade

    Educação e Mídia

    Educação Social

    Estado, Sociedade, Cultura e Espaço não Escolar

    Estética da Recepção e Historicidade

    Estudos Iterdisciplinares sobre Migração e Imagem

    Etnografias Visuais: análises contemporâneas

    Formação do Educador: processos e tecnologias

    Formação do Educador Social para a Interdisciplinaridade

    Formação do Professor: Multiletramentos e Cultura Digital

    História da Cultura

    História do Corpo no Ocidente

    História e Ficção: narrativas históricas, narrativas ficcionais

    Humanidades Digitais

    Leitura de Imagens na Formação Interdisciplinar de Professores

    O Perceber: sensibilidade e arte na ação educacional

    Pensamento Complexo em Diferentes Linguagens

    Pensamento Social Contemporâneo

    São Paulo, Sociedade e Cultura nos anos 1920