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Etapas do Processo Seletivo

PROCESSO SELETIVO STRICTO SENSU

1º SEMESTRE DE 2020

 

DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO

MESTRADO

 

1 - PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Data: 09 de novembro de 2019, das 9h às 12h.

Local: a ser informado.

Atenção: Não será permitida a utilização de nenhum material (livros, doutrinas, legislação) para a realização da prova escrita. Não será permitida vista de prova. A decisão da comissão de seleção é soberana, dela não cabendo recurso.

 

2 - PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Data:  09 de novembro de 2019, das 13h30 às 15h.

Local: a ser informado.

Observação: Após a inscrição, não será permitida mudança de opção da língua estrangeira.

Atenção: Será permitido o uso de um único exemplar de dicionário totalmente unilíngue convencional, não eletrônico e sem glossário com palavras em Português. Não será permitida vista de prova.

Opções de proficiência (Mestrado): Inglês, Espanhol, Francês.

O exame consta de texto a ser traduzido para o Português.

 

3 - BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA

CAMPOS, Diana Catarina Ferreira; GRAVETO, João Manuel Garcia do Nascimento. Oxitocina e comportamento humano. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. III, n. 1, p.125-130, 2010.

CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues; TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz; RIBEIRO, Adriana de Fátima et al. Orientações a pais sobre dificuldades cognitivas e comportamentais em crianças com TDAH. In: AMATO, Cibelle Albuquerque De La Higuera et al. (Orgs.). Distúrbios do Desenvolvimento: Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Memnon, 2018. p. 130-141.

CASTRO, Claudio de Moura. A prática da Pesquisa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

D’ANTINO, Maria Eloísa Famá; BRUNONI, Décio; SCHWARTZMAN, José Salomão. Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúde em alunos com Transtornos do Espectro do Autismo no município de Barueri, SP. São Paulo: Memnon, 2015.

ROCHA, Marina Monzani; CAMINHA, Carolina Alves; YANO, Erica Kazue; AMATO, Cibelle Albuquerque de la Higuera. Transtorno do Espectro do Autismo e inclusão no mercado de trabalho. In: AMATO, Cibelle Albuquerque De La Higuera et al. (Orgs.). Distúrbios do Desenvolvimento: Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Memnon, 2018. p. 229–240.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: MacGrawHill, 2006.

SEABRA, Alessandra Gotuzo; OSÓRIO, Ana Alexandra Caldas; CORRÊA, Ana Grasielli Dionísio et al. Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e métodos de investigação. In: AMATO, Cibelle Albuquerque De La Higuera et al. (Orgs.). Distúrbios do Desenvolvimento: Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Memnon, 2018. p.18-40.

 

4 – DIVULGAÇÃO DA LISTA DE APROVADOS PARA A ENTREVISTA

Data: 22 de novembro de 2019

 

5 – ENTREVISTA

As entrevistas serão agendadas e acontecerão dentro do período estipulado no edital somente com os candidatos aprovados na prova de conhecimento especifico.

 

6 – DEMAIS INFORMAÇÕES

Quaisquer esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados para o e-mail distúrbios.pos@mackenzie.br ou através do telefone 2114.8707.

PROCESSO SELETIVO STRICTO SENSU

1º SEMESTRE DE 2020

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO

DOUTORADO

 

1. PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

NÃO HAVERÁ PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA O DOUTORADO,SOMENTE SERÁ EXIGIDO UM PROJETO DE PESQUISA DE CARÁTER ELIMINATÓRIO.

 

2. PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Data:  09 de novembro de 2019, das 13h30 às 15h para os alunos que farão somente 1 prova (aqueles que tem dispensa de uma proficiência) ou 1ª proficiência (aqueles que não tem dispensa)

         09 de novembro, das 15h30 às 17h (2ª proficiência) para os alunos que farão 2 provas de proficiência

Local: a ser informado

Observação: Após a inscrição, não será permitida mudança de opção da língua estrangeira.

 

Atenção: Será permitido o uso de um único exemplar de dicionário totalmente unilíngue convencional, não eletrônico e sem glossário com palavras em Português. Não será permitida vista de prova.

O teste de proficiência consiste na tradução de um texto na língua escolhida dentro do rol de opções determinado pelo Programa.

 

2.1 OPÇÕES DE LÍNGUAS

Inglês, Francês e Espanhol.

 

2.2 CERTIFICADOS ACEITOS

Poderão ser aceitos certificados de proficiência em língua estrangeira, desde que tenham sido obtidos em período não superior a 5 (cinco) anos do ingresso do aluno no Programa, nas seguintes Instituições externas reconhecidas:

 I – Inglês, TOEFL, com pontuação de intermediate para as provas de reading e listening, e de fair para as provas de speaking and writing (média de 65 pontos de 120); ou PET/ Cambridge (Intermediário II); ou ECCE ou ECPE/Michigan.

II – Espanhol, DELE/ B2 (intermediário) – Diploma de Español como Lengua Extranjera (Instituto Cervantes); ou CELU/B2 (intermediário)– Certificado de Español Lengua y Uso.

III - Francês, DELF/ A2 (intermediário) – Diplome d’Études em Langue Française (Aliança Francesa).

2.2 OBSERVAÇÕES

  1.  Após a inscrição, não será permitida mudança de opção da língua estrangeira.
  2. Para os Cursos de Doutorado, poderá ser aproveitado o exame de proficiência da língua estrangeira realizado para o Curso de Mestrado, sem restrição de prazo.

Atenção: Será permitido o uso de um único exemplar de dicionário totalmente unilíngue convencional, não eletrônico e sem glossário com palavras em Português. Não será permitida vista de prova.

 

4 – ENTREVISTA

As entrevistas serão agendadas pelo programa conforme cronograma apresentado em edital, após a divulgação da lista dos convocados no site. E fará parte do processo apresentação do projeto de pesquisa para a comissão de seleção. O candidato terá 15 minutos para apresentação.

 

5 – DIVULGAÇÃO DA LISTA DE APROVADOS PARA A ENTREVISTA

Data: 22 de novembro de 2019

 

6 - PRÉ-PROJETO DE CARÁTER ELIMINATÓRIO

*Documento a ser enviado para o e-mail do programa distúrbios.pos@mackenzie.br dentro do período de inscrição.

Modelo para projeto de seleção para o doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento
O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo. Deve compreender:

  • Título do projeto em português e inglês
  • Resumo e 3 a 5 palavras-chave em português e inglês (máximo de 150 palavras no resumo);
  • Introdução (definição de problema, justificativa com síntese bibliográfica, relevância social e científica do tema);
  • Objetivos;
  • Método
  • Plano de trabalho e cronograma de execução;
  • Referências Bibliográficas

 

7 – DEMAIS INFORMAÇÕES

Quaisquer esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados para o e-mail distúrbios.pos@mackenzie.br ou através do telefone 2114.8707.