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Convênios e Acordos Internacionais

Universidade de Ghent

Parceria com o Laboratório do Prof. Rudi de Raedt. Essa parceria do Prof. Paulo Sérgio Boggio teve inicio com a vinda da aluna de posdoc Marie-Anne Vanderhasselt para estágio pos-doutoral de aproxidamente 10 meses. Diversos estudos em parceria foram iniciados e em 2013 já temos aprovado artigo cientifico na prestigiosa revista Plos One - Vanderhasselt, Marie-Anne ; Raedt, R. ; Brunoni A ; Campanhã, Camila ; Baeken, C. ; Remue, J. ; Boggio, P. S. tDCS over the left prefrontal cortex enhances cognitive control for positive affective stimuli.

Faculdade de Saúde Pública da Universidade John Hopkins

A parceria iniciou-se em 2004. Em 2012 frutos dessa parceria a Profa Cristiane Silvestre de Paula têm sido desenvolvidos, como parte do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) novos projetos de pesquisa, envolvendo um discente -bolsista de doutorado do PPG-DD. O projeto intitula-se: Treinamento em saúde mental na infância e adolescência para profissionais do programa saúde da família. Seus principais objetivos são capacitar e avaliar a capacitação de profissionais do Programa de Saúde da Família das cinco regiões brasileiras.

Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Ceará

A Prof. Dra. Cristiane Silvestre de Paula participa como colaboradora em diversos projetos com o Prof Alvaro M Leite, professor dessa universidade. O Professor Alvaro, foi um dos colaboradores do Projeto de Pesquisa coordenado pela Prof Cristiane, com o título de Compreendendo a questão da saúde mental e o uso de serviços por parte de crianças e adolescentes em três comunidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Esse projeto teve o financiamento da agência internacional International Clinical Epidemiology Network - INCLEN. No quesito da transferência de conhecimento para a sociedade, essa parceria foi de extrema importância para a realização, em 2012, de uma capacitação para 30 profissionais da Estratégia de Família intitulada: “Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da Atenção Primária”

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão de Preto (Dr. João M Pina)

O projeto “Avaliação de Perfil Comportamental de crianças e adultos com Síndrome de Prader Willi” sob coordenação da Profa. Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira tem entre os objetivos mais importantes realizar atendimento e suporte psicológico para pacientes e familiares através da Clínica de Distúrbios do Desenvolvimento do Curso de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Esses pacientes provêm do serviço de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão de Preto.

Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

O Projeto “Desenvolvimento humano e seus Transtornos. Projeto de avaliação comportamental na Síndrome de Williams (SW)” é desenvolvido em parceria entre a Profa. Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão de Preto (Profa. Dra. Chong Ae Kim) no Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP. O projeto tem os seguintes objetivos: Descrever os fenótipos comportamental e cognitivo dos pacientes com SW; Realizar atendimento e suporte psicológico para pacientes e familiares através da Clínica de Distúrbios do Desenvolvimento do Curso de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fruto dessa colaboração novos artigos foram aceitos em revista de FI com data prevista de publicação em 2013.

Universidade Estadual de Campinas

Essa parceria consiste da Profa. Roberta Monterazzo Cysneiros consiste na participação da professora no projeto: Investigação Multimodal da epileptogenese com enfase na incorporação de novos modelos e novas ferramentas (FAPESP-MCT/CNPQ-PRONEX-2012-2015) sob a coordenação da Profa Iscia Teresinha Lopes Cendes da UNICAMP. O foco é produzir novos e efetivos tratamentos aliados à prevenção adequada das doenças através da pesquisa translacional. As pesquisas translacionais têm sido reconhecidas como a base desse progresso por meio da aplicação das descobertas das pesquisas da área básica no desenvolvimento de intervenções em seres humanos.  A professora integra o grupo de pesquisadores envolvidos, sendo responsável por um subprojeto que avalia as alterações do de receptores dopaminérgicos e noradrenérgicos no córtex pré-frontal de animais submetidos ao status epilepticus.

Poder Executivo Municipal de Barueri

Este acordo ocorreu entre as Secretarias de Educação e Saúde, no qual a Câmara Municipal sancionou um convênio de cooperação técnico-científico e cultural entre a prefeitura e a UPM (neste caso, o PPG-DD). Decreto N.º 4564, de 02 de setembro de 2000. A lei entrou em vigor em 2011. O convênio viabiliza permanentemente a execução de diversos projetos de pesquisa e extensão com um caráter eminentemente interdisciplinar Professores do PPG-DD mantêm parceria em forma de Contrato com a Secretaria de Educação do município de Barueri, para atividades de pesquisa e intervenção sobre métodos e práticas mais adequadas ao atendimento em educação e saúde mental de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais.

Universidade de British Columbia, Vancouver, Canadá

Desde 2011 a Profa. Alessandra Gotuzo Seabra mantém parceria de pesquisa para realização de trabalho conjunto com a Dra Adele Diamond. Em janeiro de 2012 a professora Alessandra esteve em Vancouver e, em setembro, a Dra Adele Diamond esteve Brasil, no PPG-DD, participando do IV Seminário Internacional sobre Primeira Infância, sediado pelo PPG-DD na UPM, ministrando conferências juntamente com outros três palestrantes internacionais, a saber: Jacqueline Barnes (Universidade de Londres, Reino Unido), Kaspar Burger (University of Fribourg, Suíça), Michel Fayol (Universidade de Clérmont-Ferrand, França) e Adele Diamond (Universidade de British Columbia, Canadá). O projeto de pesquisa em parceria tem por objetivo a avaliação e o desenvolvimento de programas de intervenção em funções executivas junto a crianças em idade precoce, entre 4 e 6 anos.

Universidade de Santiago de Compostela - Espanha

Continua sendo desenvolvido pela Profa. Maria Eloísa Famá D’antino junto à universidade o projeto Interdisciplinaridade e método hermenêutico, tanto com o Prof. Dr. Marcelino Asiz Villaverde (Titular da Faculdade de Filosofia, quanto com a Profª Drª Milagros Otero Parga, da Faculdade de Direito). O intercâmbio visa além do desenvolvimento de projetos conjuntos o intercâmbio de professores e discentes do PPG.

Universidade de Syracuse (Estados Unidos)

O professor Elizeu Coutinho de Macedo vem conduzindo estudos em parceria com a professora Elisa Dekaney do Departamento de Educação da Syracuse University. Essa parceria tem procurado analisar as relações entre percepções musicais e aprendizagem.

Universidade de Miami, EUA

A professora Miriam Ribero estabeleceu, em 2011, parceria com o Prof. Antonio Bianco da Division of Endocrinology, Diabetes and Metabolism. Atualmente estão sendo desenvolvidos 3 projetos distintos: 1) Papel dos receptores adrenérgico na termogênese induzida pela dieta; 2) Expressão da desiodase do tipo 3 no hipocampo de ratos epilépticos; 3) Circuitos Neuronais envolvidos na modulação da regulação do metabolismo energético e no comportamento alimentar.

Centro de Estimulação Cerebral não-invasiva da Harvard Medical School

Esse centro de pesquisa é liderado pelo Prof.Dr. Alvaro Pascual-Leone. O líder dessa parceria é o Prof. Paulo Sérgio Boggio.

Instituto de Psiquiatria da Universidade King’s College (Londres)

Essa parceria reiniciada em 2011 pela Profa Cristiane Silvestre de Paula com o Institute of Psychiatry da universidade britânica King’s College em Londres, possibilitou a publicação de 4 artigos científicos em co-autoria com Dra Sara Evans- Lacko (atualmente professora do King’s College). Em 2012, a Dra. Evans-Lacko esteve duas vezes visitando UPM, sendo a 1ª para o planejamento das atividades e a 2ª, para o planejamento de nova vinda da professora Sara em 2013 na condição de Professora Visitante do PPG-DD. Fruto dessas duas visitas da professora, foi realização um curso de curta duração para alunos de mestrado e doutorado do PPG-DD da UPM e para alunos convidados da UNIFESP sobre: como lidar com desafios da prática em pesquisa e desenvolvendo uma carreira de pesquisador que foi ministrado pela Prof Cristiane S de Paula (UPM), Sara Evans-Lacko (King’s College) e Wagner Ribeiro (Universidade Federal de São Paulo). Também nessa data a Dra Sara Evans-Lacko realizou a conferência de abertura da “Semana de Psicologia” da Faculdade de Psicologia, o que possibilitou novas maneiras de integração do PPG-DD com a graduação. O intercâmbio também possibilitou a submissão de um projeto de pesquisa para uma agência de fomento não-governamental brasileira intitulado Living Library Project: Creating a Social Movement to Reduce Stigma and Discrimination against People with Autism in Brazil. Na 2ª visita foi lançada a proposta de um Summer Course para alunos de graduação da UPM e discentes do PPG-DD a ser realizado em julho de 2013 no King’s College, em Londres. Título do curso: HOW A PSYCHOLOGIST MIGHT 'MAKE A DIFFERENCE' IN MENTAL HEALTH.

National University of Ireland, Galway

fruto dessa colaboração com a Profa. Geraldine Leader, Director Irish Centre for Autism and Neurodevelopmental Research National University of Ireland, Galway, já estão sendo discutidas possibilidades de projetos semelhantes com amostras de crianças com Autismo em ambos os países. Essa parceria está sendo desenvolvida pela Profa. Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira. Fruto dessa colaboração foi possível a aprovação de uma Doutorado-Sanduíche nessa instituição que iniciará em 2013.

Departamento de Neurofisiologia Universidade de Milão

Grupo de estimulação cerebral do departamento de neurofisiologia da Universidade de Milão Coordenado pelo Dr. Alberto Priori. Em 2012-2013 os intercâmbios com Harvard e Milão geraram uma Edição Especial no periódico Frontiers em Psychiatry sobre a temática da estimulação transcraniana por corrente contínua. Tal Edição teve como Editores os professores Paulo Sérgio Boggio (Mackenzie), Felipe Fregni (HARVARD), Alberto Priori (Milão) e André Brunoni (USP).

Aichi Universidade de Educação, Japão

Em 2011 o Prof. Elizeu Coutinho de Macedo iniciou a parceria com a Profa. Dra. Kawaguchi Naomi com projeto de avaliação cognitiva de crianças brasileiras residentes no Japão, bem como de crianças que estudaram em escolas japonesas e que atualmente moram no Brasil. Esse projeto tem por finalidade fazer estudos comparativos do padrão de leitura e escrita nos dois idiomas a fim de identificar as dificuldades de aprendizado. Em 2012 foram feitos estudos de equivalência de instrumentos de avaliação de linguagem no idioma português e japonês.

Universidade de Tromso, Noruega

Desde 2010 a Profa Cristiane Silvestre de Paula mantém um intercâmbio acadêmico e científico entre universidades norueguesas e Brasil. Esse Acordo de Consórcio permitiu que a Profa Cristiane colaborasse nos estudos junto a professores da UNIFESP e da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, essa equipe envolve quatro centos de pesquisa/universidades realizando um grande projeto epidemiológico na cidade de Itaboraí-RJ, entre outras atividades científicas e acadêmicas.