Compartilhe nas Redes Sociais

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Entende-se Controladoria e Finanças Empresariais como uma área composta por um conjunto de conhecimentos interdisciplinares oriundos da Administração de Empresas, Economia, Informática, Estatística e, principalmente das Ciências Contábeis. Diversas designações profissionais são formadas no âmbito desta área de concentração, a exemplo de controller, executivo financeiro, contador, gerente de controladoria, gestores de tesouraria, profissionais do mercado financeiro, profissionais do mercado de seguros, profissionais de empresas de contabilidade, auditores, gerentes de planejamento, entre outros.

A missão do profissional é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de eficácia e eficiência gerencial, assegurando a sustentabilidade financeira da empresa. Essa sustentabilidade financeira é possível graças à administração dos recursos financeiros que é feita pela área de finanças da empresa, que trata das decisões de investimento e financiamento, bem como dos principais indicadores financeiros e de suas implicações no planejamento do futuro da empresa. Os gestores financeiros devem abordar as decisões financeiras em vários níveis, que são baseados no investimento, no financiamento e na distribuição de dividendos.

A partir de boas informações reportadas e de decisões acertadas, a empresa poderá ser melhor avaliada pelo mercado, considerando as suas restrições tributárias e de regulação.

Linhas de Pesquisa

Controle Gerencial e Sustentabilidade   

Esta linha de atuação abrange temas e problemas contemporâneos da área, discutindo questões relevantes vivenciadas pelas organizações, que envolvem o uso de diferentes abordagens para solução de problemas empresariais, tais como: gestão de processos empresariais, redução e otimização de custos, gestão do compliance, diminuição de riscos tributários, indicadores de sustentabilidade empresarial; finanças sustentáveis e a gestão de riscos ambientais e sociais nas operações empresariais, entre outros; articulando estudos organizacionais relacionados com visão estratégica e com aspectos comportamentais, considerando os efeitos das novas tecnologias disponíveis nesses ambientes.

 

Finanças, Regulação Contábil e Tributária

Esta linha de atuação aborda aspectos avaliativos e de resolução de problemas ligados à finanças, regulação contábil e tributária aos quais as empresas estão sujeitas, questões sobre decisões de investimento e de financiamento nas empresas; dentre elas: a investigação da relação entre a divulgação de informações pelas empresas e a mudança no comportamento dos investidores e credores; remuneração estratégica e incentivos dos gestores de companhias abertas; métodos de avaliação de empresas; aspectos comportamentais em finanças; problemas relacionados à regulação, governança corporativa e compliance. Essa regulação abarca os problemas relacionados à aplicação e discussão das normas contábeis, gestão de tributos, governança tributária e outras que afetam o ambiente da empresa.