Compartilhe nas Redes Sociais

Ingresso e Bolsas

Ingresso

As inscrições são realizadas on line na página web do Mackenzie, no período destinado a essa finalidade e previsto nos Editais de Processo Seletivo da Pós-Graduação Stricto Sensu, publicados duas vezes ao ano, 1º. e 2º. semestres.

Para ingressar em um dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mackenzie, fique atento às aberturas de Processo Seletivo e preencha o Requerimento de Inscrição.

 

O Processo Seletivo exige:

Mestrado:

  • Prova de conhecimentos específicos
  • Prova de proficiência em uma (01) língua estrangeira (inglês, francês, espanhol e italiano)
  • Carta de intenção de pesquisa
  • Entrevista

Doutorado:

  • Prova de conhecimentos específico
  • Prova de proficiência em duas (02) línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol e italiano)
  • Pré-projeto de pesquisa
  • Entrevista

 

Obs.: A reprovação no exame de proficiência não é eliminatório no processo seletivo.

A qualificação de dissertação ou tese somente poderá ocorrer com a aprovação em proficiência, exigindo que até a data de depósito do memorial o aluno tenha prestado novo exame e tenha sido aprovado.

 

Outros documentos: Dissertação de Mestrado Defendida, Cópia Autenticada do Diploma de Mestre ou Cópia da Ata de Defesa, e Cópia do Histórico Escolar Frente e Verso deverão ser enviados ao endereço eletrônico: pos.fau@mackenzie.br, ou por correio( Sedex), ao endereço da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UPM), Rua da Consolação, 896 - Prédio 9 - São Paulo - SP - CEP: 01302-907 - Tel.: 21149792 - Secretária Eva Garcia

Bolsas de Estudo

O PPGAU UPM disponibiliza bolsas para mestrandos e doutorandos.
 

MESTRADO
Contamos com bolsas CAPES-PROSUP, mediante processo seletivo interno. Há também a modalidade isenção de taxa, em que o discente é isento de pagamento de mensalidade. Na modalidade Bolsa o aluno, além de isenção do pagamento de mensalidade, recebe concessão de recursos. Os mestrandos contam também com a modalidade Bolsa Mérito, concedida pelo Fundo Mackpesquisa.
 

DOUTORADO
O Curso de Doutorado conta com a opção contratual de isenção de taxa conferida aos quatro primeiros colocados no processo seletivo, exigindo dedicação de 20 horas semanais ao Programa para o desenvolvimento de atividades de Pós-Graduação – aulas, desenvolvimento da pesquisa e leituras afins à tese, participação em grupos e projetos de pesquisa e colaboração em atividades de gestão. As responsabilidades de doutorandos bolsistas e daqueles optantes pela modalidade isenção de taxa envolvem ainda a entrega da tese rigorosamente dentro do prazo regulamentar, bem como o cumprimento das exigências relativas à participação em grupos e projetos de pesquisa, aprovação na totalidade das disciplinas obrigatórias e optativas, participação em eventos e publicação em Anais, e/ou publicação de artigos em veículos acadêmicos qualificados pela CAPES. Há também cotas de bolsas  do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/ CAPES com duas cotas por ano.

Todos os discentes, mestrandos ou doutorandos, podem receber bolsa do Fundo Mackpesquisa na forma de desconto na mensalidade como pesquisadores em projetos de pesquisa financiados e aprovados em Editais. O Fundo Mackpesquisa disponibiliza ainda recurso para Subvenção à Publicação de Artigo Científico e Tradução de Artigo científico, mediante aprovação pela Coordenação de Programa e Coordenação Geral da Pós-Graduação.