Compartilhe nas Redes Sociais

Estrutura Curricular

Síntese da Estrutura Curricular - Mestrado

O Curso de Mestrado tem a duração de 24 (vinte e quatro) meses, subdividos em quatro semestres letivos, demandando um mínimo de 42 (quarenta e duas) unidades de crédito em Disciplinas, Atividades Programadas Obrigatórias, à pesquisa, elaboração do trabalho, Exame de Qualificação e Apresentação Pública da Dissertação. O mestrando deverá cursar no primeiro ano do Curso quatro disciplinas obrigatórias (duas no primeiro semestre e duas no segundo), e três disciplinas optativas, além das Atividades Programadas Obrigatórias. Nos 3º e 4º semestres, o aluno deverá dedicar-se à sua pesquisa e elaboração da dissertação. Até o final do 3º semestre o aluno deverá entregar o Memorial para Exame de Qualificação. A Dissertação de Mestrado deverá ser depositada até o final do 4º semestre, nos prazos determinados pelo regulamento do curso.

Atividades Programadas - Mestrado

Metodologia de Pesquisa Aplicada em Arquitetura e Urbanismo: oferecida anualmente, para alunos do primeiro semestre.

Jornada de Comunicação Discente e Leituras Programadas: oferecidas anualmente, de forma alternada.

Atividade Programada Obrigatória de Produção Científica: publicação de um trabalho acadêmico em anais de eventos qualificados ou periódicos qualificados da área de conhecimento. 

Síntese da Estrutura Curricular - Doutorado

O curso de Doutorado tem a duração de 42 meses, subdivididos em sete semestres letivos. Os doutorandos perfazem um total de 62 créditos, distribuídos em Disciplinas, Atividades Programadas Obrigatórias (Seminários de Tese I, II, III e IV, Atividade Programada Obrigatória de Produção Científica), pesquisa, elaboração do trabalho, Exame de Qualificação e Defesa Pública da Tese. Deverão cursar uma disciplina obrigatória e três optativas, além das Atividades Programadas Obrigatórias. A disciplina obrigatória e as optativas devem ser cursadas no 1º e no 2º semestres letivos. O depósito do Projeto de Qualificação deverá ocorrer até o 25º mês do curso e o depósito da Tese de Doutorado até o final do 39º mês do curso, segundo prazos especificados no Regulamento do Programa. A partir do 18º mês espera-se que o aluno possa participar do Programa de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), pelo menos por quatro meses.

Atividades Programadas - Doutorado

Seminários de Elaboração de Tese I, II, III e IV, obrigatórios para as turmas do 1º semestre ao 4º semestre, de modo a contribuir para a evolução do projeto de tese do aluno desde o início.

  • Seminário de Tese I - crítica e reelaboração do pré-projeto de ingresso;
  • Seminário de Tese II - leitura crítica e análise de tese de doutorado;
  • Seminário de Tese III - Referencial teórico e referencial do método;
  • Seminário de Tese IV - Elaboração de artigos científicos e escrita acadêmica. 

Atividade Programada Obrigatória de Produção Científica: publicação de dois trabalhos acadêmicos em anais de eventos qualificados ou periódicos qualificados da área de conhecimento. 

Horário das Aulas

De 2ª. a 5ª. feira, das 14h05 às 17h35 e das 19h20 às 22h50.