Compartilhe nas Redes Sociais

Distinções e Reconhecimentos

Diana Mara de Oliveira Fernandes Salazar

Em 14 de abril de 2021, a aluna Diana Mara de Oliveira Fernandes Salazar defendeu o trabalho de conclusão de curso intitulado “Inovação em Programa de Filantropia para Retenção de Alunos da Graduação Bolsistas – Prouni”, sendo aprovada com distinção. O trabalho apresenta propostas de soluções para atuar na retenção de alunos vinculados ao Programa Prouni, em função do cancelamento da bolsa de estudo por baixo rendimento acadêmico. Foi orientada pelo Prof. Marcos Antonio Franklin (orientador), tendo como membros da banca, o Prof. Dr. Cleverson Pereira de Almeida, Pró-Reitoria de Controle Acadêmico (PRCA) e a Profa. Msa. Sandra Ventura – Consultoria - Huma - Desenvolvimento Humano Integrado.

Alexandre de Assis

Dia 03 de fevereiro de 2021 o aluno Alexandre de Assis defendeu o trabalho de conclusão do curso no Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios, cujo título “Desenvolvimento de negócio educacional: processo de comunicação para professores convidados pós contratação do modelo pedagógico da EPGAI”, sendo aprovado com distinção e louvor pela banca composta pelos professores Dr. Marcos Antonio Franklin (orientador), Dr. Roberto Gardesani e a Dra. Vanderli Correia Prieto da Universidade Federal do ABC. O trabalho teve como foco oferecer uma alternativa de solução mediante inovação em processos e incremental, com a aplicação de treinamento on-line aos docentes convidados, por meio de uma plataforma digital, alinhando-os às expectativas da instituição por intermédio da transmissão de conhecimentos sobre a prática pedagógica defendida pela empresa, que viabilizem o aprendizado prático e adequado ao mercado de trabalho comunicado pela IES e esperado pelos alunos.

Marcos Pihauy Sanchez

No dia 8/2/2021, o trabalho de conclusão de Marcos Pihauy Sanchez, versando sobre o Desenvolvimento de negócio por meio da criação de valor ao cliente de seguro de viagem: Porto Seguro, foi aprovado com distinção pela banca avaliadora, composta pela Profª |Lilian A. P. Miguel, Orientadora, Prof. Humberto Massareto, da FAAP, e Prof. Sérgio Silva Dantas, da UPM.  O trabalho amplia a criação de valor ao cliente por meio da compreensão do seguro viagem e seus atributos, adequadas aos perfis e necessidades dos clientes, como o fomento do valor percebido, e reduzir o esforço do cliente nas etapas que antecedem a contratação, de tal forma que possa ser estabelecido um diferencial para o seguro viagem da Porto Seguro.  

Pedro Gargalaca Filho

O trabalho de conclusão do mestrando Pedro Gargalaca Filho, intitulado “A inovação para desenvolvimento de negócios no processo de gestão visual de cores” foi aprovada com distinção, em 8 de fevereiro de 2021. Relata a intervenção efetuada na Coralis, empresa especializada em gerenciamento de cores na indústria gráfica, com o objetivo de promover a inovação em processos, produtos e serviços para atendimento de novas demandas de sistemas de iluminação. A empresa expandiu seus negócios, passando a atender novos segmentos de mercado, tais como os de cosméticos, indústria têxtil e de embalagens. Presidida pelo orientador, Prof. Dr. Adilson Caldeira, a banca contou com a participação dos avaliadores Profs. Drs. Marcos Antonio Franklin e Carlos Vital Giordano.

Bruna Colantonio Nagashi

Em 10 de Fevereiro de 2021 foi aprovado com distinção o trabalho de conclusão da mestranda Bruna Colantonio Nagashi, intitulado “Aprimoramento da Gestão de Riscos Corporativos para o Desenvolvimento de Negócios de uma Grande Empresa Nacional de Alumínio”. O trabalho tratou de questões estratégicas da Gestão de Riscos Corporativos para geração de valor aos acionistas. Houve criação de valor pelo aprimoramento e aumento do nível de maturidade da gestão de riscos da empresa, tornando-o participativo, com integrantes de diversos níveis da empresa na mitigação dos riscos, promovendo sinergia com o planejamento estratégico. Presidida pelo orientados, Prof. Dr. Adilson Caldeira, a banca foi composta pelos Profs. Drs. Lilian Aparecida Pasquini Miguel e Fábio Lotti Oliva.

Lajyárea Barros Duarte

No dia 10 de fevereiro de 2021, a aluna Lajyárea Barros defendeu o trabalho de conclusão de curso intitulado “Inteligência de Mercado para o Desenvolvimento de Negócio do Sistema OCESP”, sendo aprovada com distinção. O trabalho  descreve o estudo realizado no Sistema OCESP uma entidade de representação do cooperativismo paulista, com a finalidade de estruturar uma área de inteligência de mercado. que a implantação deste núcleo nas áreas internas do Sistema OCESP e que os dados e informações geradas contribuam com a execução das atividades e tomada de decisões. As cooperativas terão acesso a um conteúdo com o qual poderão contribuir e aprofundar os debates em seus ramos de atuação. O Sistema OCB tem atuação nacional, os produtos publicados poderão contribuir com informações para cooperativas e unidades estaduais. Foi orientada pelo Prof. Marcos Antonio Franklin (orientador), tendo como membros da banca, o Prof. Dr. Sérgio Silva Dantas, Coordenadoria Geral de Cursos de Graduação (CGC) da UPM e o Prof. Dr. João Batista Simon Ciaco – Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) da PUC-SP.

Guilherme Peres Sunhog

No dia 12/2/2021 o trabalho de conclusão de Guilherme Peres Sunhog, com o título "Proposta de um novo modelo de negócios da Nexans PABU para o mercado do Brasil", foi aprovado com distinção.  O trabalho trata da implantação de um novo modelo de negócios, em andamento, de forma a manter a atuação da empresa no Brasil, por meio de distribuidores atacadistas e OEMs. O gestor da empresa, Sr. Antonio Carvalho, esteve presente online, a partir de seu escritório na França. A banca avaliadora foi composta pela Profª Lilian A. P. Miguel, orientadora, Prof. Guilherme Shiraishi, da USP, e Prof. Adilson Caldeira, da UPM. 

Eduardo Assis Gonçalves

No dia 18 de dezembro de 2020 o discente Eduardo Assis Gonçalves defendeu o seu trabalho de conclusão de curso focado na “EXPANSÃO DE NEGÓCIO EDITORIAL POR MEIO DA PUBLICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS”, momento em que foi aprovado pela banca examinadora com distinção e louvor. O trabalho, fundamentado na metodologia para trabalhos práticos e aplicados proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), versou sobre a oportunidade de expansão no mercado editorial identificada a partir das mudanças e tendências observadas no comportamento do consumidor decorrentes da transformação digital. A partir do diagnóstico da realidade investigada, elaborou-se uma proposta de adaptação do modelo de negócio da empresa para otimizar a exploração do seu core business. A adaptação, em curso, configura-se pela incorporação de inovação de produto, processos e de marketing, cujos resultados preliminares delineiam o sucesso das intervenções na manutenção do negócio diante da crise no mercado, aumento das receitas e ampliação da vantagem competitiva e criação de valor aos clientes ao disponibilizar acesso às obras do catálogo da editora no formato digital. 

Celso Flávio da Silva

No dia 4 de dezembro de 2020 , Celso Flávio da Silva defendeu o trabalho de conclusão de curso denominado  “Expansão de Negócios da Vitalife Indústria de Cosméticos com Foco na Comercialização de Protetores Solares Populares na Região Nordeste do Brasil”, sendo  aprovado com distinção e louvor. O trabalho  descreve o estudo realizado pela Vitalife Indústria de Cosméticos para expandir a comercialização de sua linha de protetores solares para o nordeste brasileiro por meio do canal farmacêutico. O projeto passou pelo desenho e processo de validação de um modelo de negócio para a criação de valor aos diversos stakeholders, como representantes, distribuidores, farmácias e consumidor final, culminando com o detalhamento da  operação junto aos canais de venda, integração da estrutura de produção e logística e análise da viabilidade financeira e riscos. A implementação parcial do projeto mostra vendas crescentes mesmo em um ano de pandemia e sinaliza o potencial de multiplicação do modelo em escala nacional e internacional.

 

Gilliard da Silva Barbosa

No dia 3 de dezembro de 2020 o discente Gilliard da Silva Barbosa defendeu o trabalho de conclusão de curso sobre a “Utilização do omnichannel como estratégia competitiva no varejo do mercado brasileiro de bicicletas”, sendo foi aprovado com distinção e louvor. O trabalho traz a lume nuances do mercado brasileiro de bicicletas e versa sobre o aproveitamento de oportunidades a partir da implantação do omnichannel como estratégia para atender as expectativas dos clientes além do formato convencional de vendas em lojas físicas. A integração completa dos os canais de venda online e offline proporcionou uma melhor jornada de compra ao cliente, maior impacto e visibilidade da empresa nas mídias sociais, maior eficiência operacional e rentabilidade, modernização das lojas revendedoras, criação de valor e a inovação no mercado brasileiro de bicicletas, colocando o cliente centro das atenções e decisões na filial brasileira da empresa Specialized Bycicle and Components.  

Amira Chammas

Em 2 de setembro de 2020 o trabalho de conclusão da mestranda Amira Chammas intitulado “Negócio de Capacitação em Gestão Jurídica por Plataforma Digital” foi aprovado com distinção. O trabalho tratou do desenvolvimento de um curso de capacitação em gestão para advogados ou bacharéis em Direito, seja de escritório de advocacia seja como gestor de departamento jurídico de empresa, por meio de um treinamento que utiliza jogos (games) em plataformas digitais para engajamento e fixação do conteúdo teórico. Foi orientada pelo Prof. Alberto de Medeiros Jr., tendo como membros da banca, o Prof. Felipe Chiarello de Souza Pinto, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM e Mauricio Martinez Pereira da aceleradora de startups Oxigênio da Seguradora Porto Seguro

José Rodrigo Marotta Lima

Em 2 de setembro de 2020 o trabalho de conclusão do mestrando José Rodrigo Marotta Lima intitulado “Adaptação da Carteira de Investimentos do Banco do Brasil para a Era Digital” foi aprovado com distinção e louvor. O trabalho objetivou gerar um plano de ação para reduzir a migração da carteira de investimentos ao mercado, tornando o Banco de Brasil mais competitivo e gerando maior percepção de valor aos seus clientes investidores pessoa física. Foi orientado pelo Prof. Alberto de Medeiros Jr., tendo como membros da banca, os professores Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da UPM e Marcel Ginoti Pires da Faculdade Impacta Tecnologia e do Banco do Brasil.

Lucas Rodrigues Lomelino

Em 20 de agosto de 2020, o trabalho de conclusão do mestrando Lucas Rodrigues Lomelino intitulado "Desenvolvimento de Negócio com Impacto Social por meio de Criação de Valor Compartilhado na ONG Associação Rainha da Paz" foi aprovado com distinção e louvor. O trabalho trata da  ideação  e  implantação  do  modelo  de  negócio  social  para  o aproveitamento da oportunidade, no formato de uma panificadora, em fase de testes de mercado, incluindo o desenvolvimento  de  profissionais  para  o mercado de trabalho, bem como a criação e oferta de produtos de panificação para o mercado consumidor – B2C e B2B, possibilitando uma nova fonte de receita para a sustentabilidade da missão da Associação Rainha da Paz, organização social estabelecida na zona sul da cidade de São Paulo. Foi orientado pela Profª Lilian Aparecida Pasquini Miguel, tendo como membros da banca a Profª Samira Vasconcellos Miguel, do Instituto Ayrton Senna e o Prof. Adilson Caldeira, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Marcelo Henrique Ferreira Fontes

Em 20 de agosto de 2020 o trabalho de conclusão do mestrando Marcelo Henrique Ferreira Fontes intitulado "Implantação de metodologia ágil de projetos com uso do Scrum e Kanban na produção de conteúdos educacionais" foi aprovado com distinção. O trabalho relata a implantação de duas metodologias ágeis de projetos, o Scrum e o Kanban, que foi realizada na Editora FTD. A intervenção foi motivada pelos recorrentes atrasos na entrega de conteúdos a tempo para início da campanha de atendimento às escolas, que ocasionavam apresentação de soluções educacionais incompletas dificultando o processo de comercialização e comprometendo a competitividade da editora. A solução foi uma inovação que contemplou mudança cultural e operacional e envolveu todos os níveis organizacionais, implicando em inovações no processo de produção e um novo formato de trabalho para a equipe editorial. O impacto esperado com a adoção das metodologias é a produção de conteúdos educacionais inovadores e contínuo suporte à missão da empresa de contribuir com a sociedade através de soluções educacionais modernas e de qualidade, auxiliando no aprendizado de crianças e jovens. Foi orientado pelo prof. Mauricio Henrique Benedetti, tendo como membros da banca o prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes e o prof. Humberto Emílio Massareto do Centro Paula Souza.

Rogério Conceição Gomes

Em 17 de agosto de 2020 o trabalho de conclusão do mestrando Rogério Conceição Gomes intitulado “Desenvolvimento de negócio de locação e venda de andaimes com base na excelência operacional” foi aprovado com distinção. O trabalho tratou de um negócio de locação e venda de andaimes para o aproveitamento da oportunidade no mercado da construção civil, pela filial brasileira da empresa multinacional alemã Layher, localizada no município de Cajamar, estado de São Paulo. Foram realizadas mudanças inovadoras consideráveis na análise das informações provenientes dos clientes. Os impactos resultantes criaram valor para a alta direção, mesmo que ainda parciais, com um maior engajamento e envolvimento dos colaboradores-chaves na obtenção dos resultados definidos para o negócio. Dos indicadores para avaliação da evolução do trabalho, 33% tiveram suas metas atingidas e os 66% restantes, ficaram dependentes de ajustes causados pela crise do COVID–19. Foi orientado pelo Prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes tendo como membros da banca, o Prof. Marcos Antonio Franklin e a Profa. Vanderli Correa Prieto da UFABC.

Marcelo Goldstein

Em 10 de agosto de 2020 o trabalho de conclusão do mestrando Marcelo Goldstein intitulado “Implementação de Rede de Telefonia Celular: Integração de Planos de Projeto de Alta Complexidade” foi aprovado com distinção e louvor. O trabalho relata a implementação de melhorias nas áreas de gestão logística e de estoques, no planejamento de projetos e na integração de fluxos de informações, realizado na Telecom Argentina. As deficiências nessas áreas exigiram a implementação de uma estratégia inovadora de mudanças que possibilitou à empresa atingir o desempenho esperado pelo seu cliente em menos de dois anos. Houve um impacto efetivo nos resultados da empresa com a elevação da performance na instalação da rede de telefonia celular em 170%, nesse período. Foi orientado pelo Prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes tendo como membros da banca, o Prof. Adilson Aderito da Silva e a Profa. Vanderli Correa Prieto da UFABC.

Andréa Elaine Paredes

Em 6 de fevereiro de 2020 o trabalho de conclusão da mestranda Andréa Elaine Paredes intitulado “Utilização de Análise de Dados Para Identificar e Propor Ações de Redução de Horas Extras em Uma Empresa de Saneamento” foi aprovado com distinção. Tratou do processo de identificação de fatores causadores de horas extras e da implementação de ferramenta de gestão de pessoas por meio de visualização de dados, com o objetivo de definir mecanismos que auxiliem no cumprimento da determinação de medidas de redução de despesas com pessoal. Foi orientado pelo Prof. Alberto de Medeiros Jr., tendo com membros da banca, os professores Adilson Aderito da Silva do Mestrado Profissional de Administração do Desenvolvimento de Negócios da UPM e Jabra Haber do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC.

Maria Regina Rocha

Em 5 de Fevereiro de 2020 o trabalho de conclusão da mestranda Maria Regina Rocha, intitulado “Desenvolvimento do mercado de gás canalizado, por meio de projetos estruturantes de rede local” foi aprovado com distinção. Apresentou uma intervenção na Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP dedicada a promover o desenvolvimento do mercado de gás canalizado, disponibilizando-o em regiões do Estado de São Paulo ainda não atendidas pelos sistemas de gasodutos de distribuição. Como resultados, as indústrias passam a contar com uma fonte energética mais segura, competitiva e confiável; os setores residencial e comercial, com a praticidade de acesso ao produto; o setor de geração de energia se beneficia da expansão do volume de seus negócios. Além disso, o desenvolvimento do mercado de gás natural traz desenvolvimento econômico e social ao Estado, advindo da geração de empregos diretos e indiretos, bem como do aumento na arrecadação de impostos. Foi orientado pelo Prof. Adilson Caldeira, tendo como membros da banca os professores Lilian Aparecida Pasquini Miguel e Leandro José Morilhas.

Nilton Galli Bassi

Em 5 de Fevereiro de 2020 o trabalho de conclusão do mestrando Nilton Galli Bassi intitulado “Serviço de integração entre Alunos de Graduação e Empresas para o Estágio Profissional” foi aprovado com distinção. Apresentou a proposta para uma universidade privada da cidade de São Paulo, de como aproveitar uma oportunidade de ajudar seus alunos a encontrar estágios dentro de suas expectativas e as empresas a encontrarem estudantes dentro do perfil de suas necessidades. Nesse sentido, foi elaborado o projeto de um serviço focado na integração dessas necessidades, com a intenção de criar valor para os estudantes, empresas e a universidade, que foi aprovada, e os recurso contratados para a plataforma digital que realizará os serviços. Foi orientado pelo Prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes, tendo com membros da banca, os professores Adilson Aderito da Silva e Guilherme de Farias Shiraishi.

Taurã Figueiredo Rosa

No dia 16 de dezembro de 2019 o aluno Taurã Figueiredo Rosa defendeu o trabalho de conclusão do curso no Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios, com o título “Criação de Valor por Meio da Conexão entre os Stakeholders da Luna Educação”, e aprovado com distinção pela banca composta pelos professores Dra. Lilian A. P. Miguel (orientadora), Dr. Sérgio Silva Santas e Dr. Humberto Massareto. 

O foco do trabalho relaciona-se ao desenvolvimento e implantação de um novo produto tecnológico para a conexão de jovens alunos de ensino médio de escolas públicas com o mercado de trabalho pela empresa Luna Educação, sediada na cidade de São Paulo e atuação nacional, envolvendo a mudança de processos, análise de recursos internos e externos, criação de alianças e inovação tecnológica composta por um sistema incluindo um software (aplicativo) e novos processos específicos, desenvolvidos em parceria com outros fornecedores atuantes junto à órgãos de educação pública. A solução implantada facilitou o entendimento do contexto socioeconômico do aluno, para conectá-lo ao mercado de trabalho, em um conceito similar a marketplace, com base no acesso aos dados escolares dos jovens alunos e seu desempenho, com impacto econômico e social para a gestão na educação dos beneficiários, com base em projetos piloto implantados no Nordeste do país.

Philip Mário Derderian

No dia 16 de dezembro de 2019 o aluno Philip Mário Derderian defendeu o trabalho de conclusão do curso no Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios, cujo título “Inovação na gestão de vendas para clientes de automóveis - Brasil” foi aprovado com distinção e louvor pela banca composta pelos professores Dr. Marcos Antonio Franklin, Dr. Alexandre Nabil Ghobril e Dr. João Batista Simon Ciaco.

O trabalho teve como foco oferecer uma alternativa inovadora para redução das potenciais perdas e melhorar a taxa de efetivação em vendas dos leads recebidos ou captados pelas concessionárias. Os resultados indicaram a aplicabilidade de alternativas tecnológicas inovadoras que auxiliem os grupos de concessionários a ganharem escalabilidade nos relacionamentos com os clientes, elevando as possibilidades para conversões de leads em vendas, em conformidade com as novas exigências de proteção à privacidade dos dados dos clientes definidos pela nova Lei Geral de Proteção de Dados. As soluções propostas, além de incorporarem elementos de transformação digital, necessitarão o desenvolvimento de um projeto de mudança no comportamento das pessoas.

Cláudio Furquim Júnior

Em 9 de agosto de 2019 o trabalho de conclusão do mestrando Cláudio Furquim Júnior intitulado “Criação de Plataforma de Analitycs para Comercialização de Informações Estruturadas” foi aprovado com distinção. O trabalho relata o processo de implementação de um produto baseado em dados, inovador para a empresa B3 a partir da oportunidade identificada de comercialização de informações estruturadas disponibilizadas em painéis interativos de visualização (dashboards), aproveitando-se dos dados gerados pela empresa, - até então fornecidos gratuitamente -, com o objetivo de se obter uma nova fonte de receita para a empresa. Foi orientado pelo Prof. Alberto de Medeiros Jr., tendo com membros da banca, os professores Alexandre Nabil Ghobril do Mestrado Profissional de Administração do Desenvolvimento de Negócios da UPM e Violeta Sun do curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Cleiton Aparecido dos Santos Abrahão

Em 6 de agosto de 2019 o trabalho de conclusão do mestrando Cleiton Aparecido dos Santos Abrahão intitulado “Decisões Gerenciais Orientadas por Dados no Segmento Bancário de Alta Renda” foi aprovado com distinção. O objetivo do trabalho foi introduzir em uma empresa financeira a decisão orientada por dados, identificando-se a oportunidade, da utilização de dados relacionados ao atendimento, até então subutilizados. Tratou-se de uma atividade inovadora na empresa e, a partir de cenários possíveis para o seu aproveitamento, foi utilizado um Sistema de Apoio à Decisão baseado nos princípios matemáticos do AHP- Analytic Hierarchy Process para escolha do melhor cenário, o que resultou na contratação de cientistas de dados. Foi orientado pelo Prof. Alberto de Medeiros Jr., tendo com membros da banca, os professores Leandro Augusto da Silva do Programa de Pós-graduação de Engenharia Elétrica e da Computação da UPM e Marcos Antônio Gaspar do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho.

Andrea Cristina Deis Rodrigues

Em 6 de Fevereiro de 2019 o trabalho de conclusão da mestranda Andrea Cristina Deis Rodrigues intitulado “Soluções estratégicas com foco na melhoria da produtividade para criação de valor em uma empresa do setor de Tecnologia da Informação” foi aprovado com distinção e louvor. A partir da identificação de problemas que dificultavam o aproveitamento de oportunidades de desenvolvimento de negócios, o projeto resultou na proposição de direcionadores estratégicos para o negócio e soluções que proporcionam inovação organizacional e de paradigmas. Como resultado, ampliou-se a carteira de clientes mediante conquista de novos e recuperação da confiança de clientes tradicionais que estavam prestes a migrar para a concorrência. Outro resultado foi evitar o agravamento de uma crise de relacionamento entre os sócios da empresa, alavancando a sinergia no processo decisório estratégico. 

Tiago Facchin

Em 06 de fevereiro de 2019 o trabalho de conclusão do mestrando Tiago Facchin intitulado “Proposta de adoção de um novo formato de distribuição de sinais da indústria de radiodifusão de sons e imagens baseado em virtualização de conteúdos e serviços” foi aprovado com distinção. O trabalho apresentou uma solução para a redução dos custos operacionais e melhoria (simplificação e flexibilização) dos processos de entrega de conteúdos e serviços multimídia entre operações de emissoras e operadores de televisão por assinatura, B2B, pela adoção de uma nova tecnologia de distribuição de sinais. Com a implantação da solução proposta, já em andamento, espera-se reduzir os altos custos operacionais na etapa de distribuição dos sinais e ter uma plataforma que seja a base para migrar e agregar novos serviços e funcionalidades. Foi orientado pelo Prof. Mauricio Henrique Benedetti, tendo com membros da banca, os professores Alexandre Nabil Ghobril e Flavio Grynszpan da FAPESP.

 

Priscila Bittencourt de Assis

Em 07 de fevereiro de 2019 o trabalho de conclusão da mestranda Priscila Bittencourt de Assis intitulado “Modelo de Negócio Inovador para Manutenção Preventiva de Máquinas e Implementos Agrícolas” foi aprovado com distinção e louvor. Tratou do planejamento e desenvolvimento de uma solução inovadora para manutenção preventiva∕ preditiva de máquinas e equipamentos agrícolas, bem como o processo de criação de um spin-off corporativa para aproveitamento da oportunidade identificada. Destaque-se o depósito de patente (modelo de utilidade) resultante da solução tecnológica desenvolvida para o projeto, bem como a participação da mestranda na sociedade com a empresa, no desenvolvimento da startup criada especificamente para explorar a oportunidade.

Foi orientado pelo Prof. Alexandre Nabil Ghobril, tendo com membros da banca, os professores Marcos Antônio Franklin Miguel e Martinho Isnard da FEA-USP.

Silvio Fontana Velludo

Em 13 de fevereiro de 2019 o trabalho de conclusão do mestrando Silvio Fontana Velludo intitulado “Proposta de transformação de processos para agilizar diagnósticos e tratamentos de pacientes com patologia de risco” foi aprovado com distinção. O trabalho realizado em uma empresa de atendimento médico propôs ações que levassem à notificação pelos médicos de doenças com alto potencial de risco à vida em estágios iniciais, para que fossem tratadas de maneira mais assertiva e rápida. Os resultados dos estudos indicaram economia à empresa e, principalmente, benefícios significativos aos seus usuários/pacientes, por minimizar o risco de agravamento de doenças e possibilitar maior conforto pela redução da fila de espera em busca de exames, especialistas médicos, tratamentos e informações. Foi orientado pelo Prof. Mauricio Henrique Benedetti, tendo com membros da banca, os professores Alexandre Nabil Ghobril e David Kallas do INSPER.

Mauricio de Almeida Neto

Em 15/02/2019 o aluno Mauricio de Almeida Neto teve o seu trabalho de conclusão do mestrado, “QueroQuiro – Expansão de Uma Clínica de Quiropraxia”, aprovado com distinção por ter utilizado uma metodologia científica aplicada que possibilitou o aproveitamento de uma oportunidade no segmento de saúde, por empresa localizada na cidade de São Paulo. As ações adotadas propiciaram um rápido crescimento da demanda ao longo do curso, com aumento de 119,28% no faturamento, margem de lucratividade com incremento de 15,18%, como consequência de ter dobrado o número de pacientes. Como consequência foi aberta a primeira filial da clínica. O trabalho foi orientado pelo Prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes, tendo participado da banca os professores Marcos Antonio Franklin e Fabio Lotti Oliva da FEA/USP.

Mariana Pires Dias

No dia 22 de fevereiro de 2019 a discente Mariana Pires Dias defendeu o trabalho de conclusão do curso no Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios, “Satisfação, Fidelização de Clientes e Engajamento de Funcionários: ações para criação de valor e resultados sustentáveis no varejo financeiro” aprovado com distinção e louvor pela banca composta pelos professores Dr. Adilson Caldeira e Dr. Alexandre Capelloza.

O trabalho focou o panorama complexo do setor de varejo financeiro com a chegada das fintechs e dos gigantes da tecnologia e suas repercussões no comportamento do consumidor de uma grande instituição financeira ao longo dos últimos anos. A partir de observações de fatores auto reforçadores da cadeia serviço-lucro, foi possível realçar a satisfação no trabalho como potencial fonte geradora de resultados e de vantagem competitiva e propor um plano de ação capaz de estimular e potencializar o engajamento e a produtividade de funcionários e de elevar os índices de satisfação do cliente e os resultados auferidos pelo banco estudado

Eduardo Velo de Oliveira

No dia 1º de agosto de 2018 o mestrando Eduardo Velo de Oliveira defendeu o trabalho de conclusão com o título "A criação da Spin-off da CUBOPLAN", que envolveu a criação e implantação de novo negócio, identificado pela empresa TETRA ARQUITETURA. Pesquisas realizadas com equipes internas e clientes externos mostraram uma demanda por ferramentas específicas para a gestão de projetos complexos de arquitetura e engenharia civil. Com isso, foi desenvolvido e testado o sistema ERP CUBOPLAN, inovador no segmento de arquitetura, que iniciou a sua comercialização ainda no período de desenvolvimento do trabalho de conclusão. Foi orientado pelo Prof. Marcos Antonio Franklin, tendo participado da banca o Prof. Alexandre Nabil Ghobril e o Prof. Fábio Ytoshi Shibao da UNINOVE.

Christopher Capelache

Em 16 de agosto de 2018 o trabalho de conclusão do mestrando Christopher Capelache intitulado “Internacionalização de Grupo Empresarial de Gestão de Marcas em Produtos Logomarcados” foi aprovado com distinção. Tratou da escolha de uma cidade na América do Sul como oportunidade de internacionalização de empresas nas quais o mestrando tem participação acionária. Foi orientado pelo Prof. Alberto de Medeiros Jr., tendo com membros da banca, os professores Adilson Aderito da Silva do Mestrado Profissional de Administração do Desenvolvimento de Negócios da UPM e Guilherme de Faria Shiraishi do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA-USP.

Marcelo Adriano Rossi

Em 22 de agosto de 2018 o trabalho de conclusão do mestrando Marcelo Adriano Rossi intitulado “Incorporação imobiliária com oferta de apartamento tipo studio para desenvolvimento de um negócio” foi aprovado com distinção e louvor. Tratou de uma oportunidade no mercado imobiliário que se transformou em empreendimento, cujo desenvolvimento do projeto acabou por delinear o modelo do negócio da empresa que foi criada para atuar nesse segmento. Antes da sua conclusão já havia atraído investidores e parceiros, colegas do curso. Foi orientado pelo Prof. Reynaldo Cavalheiro Marcondes, tendo com membros da banca, as professoras Lilian Aparecida Pasquinin Miguel e Vânia Maria Jorge Nassif da UNINOVE.