Luthieria Digital: Análise de uma Oportunidade de Negócios no Mercado de Serviços em Instrumentos Musicais

Luthieria Digital: Análise de uma Oportunidade de Negócios no Mercado de Serviços em Instrumentos Musicais

28.06.2019

Coordenação

"Autores: Alexandre Nabil Ghobril, Renato Sakamoto, Philip Derderian, Claudio Furquim e Leonardo Tadeu"

Resumo

O mercado de instrumentos musicais no Brasil movimenta cifras acima dos R$ 700 milhões anuais e público estimado de 6 milhões de consumidores. Os instrumentos de corda lideram as vendas. Esses tipos de instrumentos precisam da intervenção de um profissional, o luthier, para realizar um conjunto de serviços de reparos, regulagem, restauração e até mesmo confecção de instrumentos sob medida. Este mercado tem como característica o trabalho artesanal do luthier, com relações estabelecidas pelo conhecimento e confiança mutua entre o cliente e o profissional. Detectou-se então a oportunidade de facilitar a busca e seleção de luthiers pelos músicos e, de outro lado, preencher a agenda dos luthiers.   Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo o relato técnico do processo desenvolvido para análise da viabilidade da oferta de uma plataforma digital de conexão entre as partes. O método contemplou a análise de mercado, seguida de prova de conceito, definição do modelo de negócio e posicionamento estratégico, análise financeira e de risco do empreendimento.