Compartilhe nas Redes Sociais

Área de Concentração e Linhas de Atuação

Área de Concentração

A pós-graduação Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados) objetiva formar o pesquisador que, também, se habilita ao ensino superior. Os Programas de Pós-Graduação oferecem cursos que permitem a obtenção do título de mestre. Para isso o aluno precisa cursar um conjunto de disciplinas (obrigatórias e optativas), realizar atividades programadas relacionadas a pesquisa (publicação de artigos acadêmicos, participação em congressos etc) e elaborar, sob orientação, uma dissertação, que deve ser apresentada para uma banca avaliadora. Esses Programas, após conquistarem boas avaliações perante os órgãos governamentais que fiscalizam a educação superior, podem oferecer também o doutoramento, para pesquisadores que já são portadores do título de mestre. Assim como no mestrado, o aluno cursa disciplinas, participa de atividades programadas e, após elaboração de tese e pesquisa pautadas pela originalidade, defende sua tese de doutorado.

Linhas de Atuação

O PPGA atua na área de conhecimento de Administração com área de concentração em Tecnologias Avançadas de Gestão. Ou seja, as dissertações de mestrado e teses de doutorado necessariamente versam sobre Tecnologias Avançadas de Gestão.

Finanças Estratégicas

Tem como objetivo estudar como as empresas e os indivíduos (gestores, acionistas e outros stakeholders) tomam decisões sobre captação e aplicação de recursos (financeiros e/ou não financeiros) tendo como parâmetro o conceito de criação de valor.

Gestão Humana e Social nas Organizações

Tem foco em questões sociais e humanas, a fim de contribuir para a geração de processos de gestão inovadores nas organizações, baseados em relações de respeito e confiança com os stakeholders. Os principais temas são: aprendizagem, desenvolvimento de competência, cultura organizacional, cultura brasileira, diversidade, educação para sustentabilidade, mudança organizacional e organizing, valores e dignidade organizacional, e métodos de pesquisa em administração de empresas.

Recursos e Desenvolvimento Empresarial

Estuda o desenvolvimento das organizações com foco nas tecnologias de gestão dos recursos internos e externos e no ajuste entre as capacidades organizacionais e as demandas dos setores de atividade empresarial para a criação de valor. Foca suas atividades em temas como dinâmica interorganizacional, estrutura da indústria, fontes de vantagens competitivas, visão baseada em recursos, custos de transação, teorias evolucionárias, capacidade dinâmica das organizações, modelos de negócios e estratégias de inovação para o desenvolvimento de mercados, objetivando o desenvolvimento empresarial.