Princípios da Cirurgia

Faculdade Paraná

Compartilhe nas Redes Sociais

Proposta Curricular

ANATOMIA PATOLÓGICA NA EXPERIMENTAÇÃO CIRÚRGICA

SIGLA/NÚMERO: APE-002 NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Novas metodologias de pesquisa utilizando-se a avaliação microscópica. Padronização da coleta, armazenamento, processamento e avaliação de fragmentos teciduais. Revisão das classificações de estudo do reparo tecidual e de órgãos. Preparo e acondicionamento de tecidos para estudo em microscopia de varredura e microscopia eletrônica. Técnicas histológicas especificas para estudo de células.

 

ANÁLISE CRÍTICA DA TESE I

SIGLA/NÚMERO: ACT-007  NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: A disciplina objetiva discutir as normas do preparo do caderno da tese/dissertação, a sua encadernação e a edição final pós-defesa. A postura no dia da defesa da tese, quando a indumentária, apêndices do caderno da tese e o uso da informática na apresentação. A elaboração da aula da tese/dissertação. A postura na defesa oral ao questionamento da banca examinadora. Discutir exemplos de teses, seus erros o o comportamento do 01aluno no dia da defesa.

 

ANÁLISE CRÍTICA DA TESE II

EMENTA: O aluno deverá assistir a cinco defesas de tese fazendo um relatório de cada e discutindo-o com o seu orientador. Após a conclusão o orientador encaminhará um relatório ao colegiado do curso, que homologara a concesão dos créditos.

 

BIOMARCADORES ASSOCIADOS A PROCESSOS REPARATIVOS-CICATRICIAIS E NEOPLÁSICOS I

SIGLA/NÚMERO: BMI-001     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: A disciplina apresenta, na sua parte inicial, os fundamentos sobre biologia celular moderna, como também apresenta tópicos avançados em biologia molecular e tumoral. Fornecendo o embasamento teórico necessário ao desenvolvimento das  pesquisas nesta área.  Serão discutidos marcadores e suas as técnicas  e suas aplicaões na pesquisa e solução de problemas voltadas principalmente ao processo de progressão tumoral. Será abordado o estudo do ciclo celular e seu controle: fases G1, S, G2 e M. Citoesqueleto – filamentos intermediários, actina, microtúbulos. Crescimento e diferenciaão celular. Transduão de sinais em células: Receptores e sinalizaão celular. Morte celular programada: Apoptose. Ferramentas utilizadas em biologia celular: descrião, princípios e uso. Microscopia ótica e eletrônica , utilização do sistema informatizado de análise de imagem ( SAMBA)  e a utilização do software IMUNNO.

 

BIOMARCADORES ASSOCIADOS A PROCESSOS REPARATIVOS-CICATRICIAIS E NEOPLÁSICOS I S DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR NA PESQUISA II

SIGLA/NÚMERO: BMI-002     NÍVEL: DOUTORADO
CRÉDITOS: 3.0      CARGA HORÁRIA: 45horas.

EMENTA: Disciplina destinada especificamente aos alunos da área de concentração em Alterações Moleculares nas Afecções Cirúrgicas em caráter individual relativa ao projeto de pesquisa em andamento nas suas teses.

 

BIOESTATÍSTICA I

SIGLA/NÚMERO: BIO-004     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Orientar o aluno na definição da sua amostra. Inserção da análise estatística no projeto da pesquisa científica, hipótese de pesquisa e hipótese estatística, tipos de planejamentos, odds ratio e risco relativo, nível de significância e valor de p, teste de hipótese, escolha do teste estatístico apropriado à pesquisa científica.

 

BIOESTATÍSTICA II

SIGLA/NÚMERO: BIO-005     NÍVEL: DOUTORADO
CRÉDITOS: 4.0     CARGA HORÁRIA: 60horas.

EMENTA: O aluno deverá estudar um programa de informática em estatística e desenvolver o seu projeto de tese com a aplicação deste. Deverá aplicar programas para confecção de tabelas e gráficos de resultados de pesquisas. As aulas serão em grupos de cinco alunos com o professor de estatística e seminários com os orientadores dos alunos.

 

BIOTÉRIO E ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO

SIGLA/NÚMERO: BAE-001     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: A ética médica e a interferência da experimentação animal científica. Manejo do animal de experimentação. Transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários. Modelos animais. Projetos de pesquisa em modelos animais. Comitês de Ética em Pesquisa e COBEA. O biotério e suas características em função da espécie animal.

 

BIOÉTICA NA PESQUISA

SIGLA/NÚMERO: BNP-038     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Valores e contexto social da pesquisa. Autoria, plágio e responsabilidade das publicações científicas. Responsabilidade do médico na pesquisa. Direitos dos pacientes. A bioética com a pesquisa animal. Conceitos de bioética em emergência, genética, morte, células tronco, transplante de órgãos. A pesquisa em seres humanos. O comitê de bioética e comitê de ética em pesquisa.

 

COMUNICAÇÃO ESCRITA

SIGLA/NÚMERO: CE-025     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: O objetivo da disciplina é levar os alunos de pós-graduação a escreverem com mais fundamentação lingüística. Especificamente, fornecer-lhes subsídios para que produzam textos diversos, utilizando padrão formal e culto da língua, com foco voltado para o trabalho científico da dissertação. A disciplina ressalta a necessária ênfase à objetividade da linguagem científica e à eliminação dos antigos jargões e vícios. Tudo isso em prol de uma comunicação escrita moderna e eficaz. A proveitosa sistematização de pensar, planejar, escrever e rever tem se mostrado capaz de libertar do medo de escrever o que é imprescindível ao mestrando ou doutorando.

 

CORRELAÇÃO ENTEROENDÓCRINA NA OBESIDADE

SIGLA/NÚMERO: OFTC-002   NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0      CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Pesquisar as interferências sobre a regulação central e periférica do balanço energético dos pacientes portadores de obesidade, no âmbito hormonal, genético, metabólico, composição corporal e efeitos da obesidade em órgãos e sistemas.

 

DIDÁTICA NA ÁREA DA SAÚDE

SIGLA/NÚMERO: DAS-009     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Contextualizar a didática numa perspectiva prático pedagógica. A questão metodológica: o saber fazer. Questões fundamentais da didática aplicada a medicina e a cirurgia. A didática na teoria e na prática. Comunicação no processo didático e profissional: possibilidades e intencionalidades. A comunicação do saber. O professor ensinando. A avaliação do ensino.

 

EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA

SIGLA/NÚMERO: EPI-011     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Introduzir as bases conceituais da epidemiologia como método de investigação científica indispensável ao estudo da origem, evolução e controle dos problemas de saúde da população. Contribuir para formação de saúde coletiva de profissionais da área que atuam na vigilância epidemiológica. Desenvolver estudos epidemiológicos em geral.

 

ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO

SIGLA/NÚMERO: ETP-012     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: O planejamento do projeto de tese. Planejamento do material para execução da tese. A ficha de avaliação. O animal de experimentação. Estrutura do trabalho randomizado e prospectivo. Planejamento do estudo clínico. Normas para a execução e colheita dos resultados da fase experimental da tese. Organização dos resultados para início da fase escrita da tese. Erros na estruturação do trabalho de pesquisa. A escrita final da tese/dissertação.

 

ESTÁGIO DE PESQUISA

SIGLA/NÚMERO: EP-001         NÍVEL: DOUTORADO
CRÉDITOS: 15.0      CARGA HORÁRIA: 225horas.

EMENTA: Disciplina voltada a validar o tempo dedicado aos estágios específicos para adquirir expertize nos meios e métodos utilizados na pesquisa realizada nas teses de doutorado. Práticas de laboratório. Vivência em ambiente de laboratório especificamente dirigido à pesquisa em andamento do aluno.

 

FOTOGRAFIA NA PESQUISA

SIGLA/NÚMERO: FNP-049     NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0                       CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: A importância da documentação fotográfica no armazenamento de dados científicos; o uso da fotografia na pesquisa clínica e experimental; princípios de comunicação visual aplicados à técnica de diapositivos; princípios básicos da fotografia (filmes, iluminação artificial, máquinas fotográficas); a importância da arte fotográfica e a sua correlação com a pesquisa científica. Fotomicrografias. Fotografia digital. O uso do computador aplicado a fotografia e o uso de fotos no computador.

 

FUNDAMENTOS ÉTICOS E LEGAIS DA PESQUISA

SIGLA/NÚMERO: EP-002   NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0       CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Esta disciplina avalia os méritos, riscos e preocupações das atividades no campo da pesquisa, respeitando os princípios da autonomia, beneficência, justiça, dignidade e veracidade.

 

IMUNOISTOQUÍMICA APLICADA A PESQUISA

SIGLA/NÚMERO: IAP-001      NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Princípios da imunoistoquímica. Marcadores tumorais e inflamatórios. O valor clínico patológicos dos resultados imunoistoquímicos. Interpretação e correlação com a biologia tumoral e inflamatória. Aplicabilidade experimental e clínica da imunoistoquímica.

 

MARCADORES INFLAMATÓRIOS E ESTRESSE OXIDATIVO

SIGLA/NÚMERO: MIE-001      NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0      CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: O conhecimento e o manejo adequado das complicações metabólicas relacionadas ao estresse cirúrgico que podem alterar substancialmente a evolução pós-operatória.  Esta disciplina visa estudar estas reações explorando as fases metabólicas, as alterações hormonais e hidroeletrolíticas relacionadas às alterações pós-operatórias.

 

MODELOS CIRÚRGICOS PARA CONTROLE DA OBESIDADE

SIGLA/NÚMERO: AMTO-002   NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0      CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Estudar a interferência da abordagem clínica e das técnicas cirúrgicas no metabolismo do paciente portador de obesidade complicada com alterações metabólicas, diabetes e doenças cardiovasculares, e incentivar a pesquisa multiprofissional em pacientes com indicação de cirurgia bariátrica e metabólica.

 

ORATÓRIA

SIGLA/NÚMERO: MCO-023    NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: A oratória como instrumento da comunicação. Domínio da audiência.  Dimensões e aplicabilidade da oratória em aulas, encontros, mesa redonda, palestras, seminários, simpósios, pôsteres, workshop, painel. Formas alternativas de mudança comportamental para o desenvolvimento de habilidades de comunicação pessoal, interpessoal e social.

 

PEDAGOGIA NA ÁREA DA SAÚDE

SIGLA/NÚMERO: PAS-029    NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Educação médica: questões históricas e perspectivas na pedagogia e na pedagogia médica. Paradigmas educacionais e a prática no ensino médico: o paradigma moderno e o paradigma da pós-modernidade. A construção do currículo nos cursos da área da saúde. A universidade e a formação do profissional da área da saúde. As diretrizes curriculares e a construção do currículo nos cursos médicos. O professor-médico ou o médico professor. A reflexão na ação e a investigação na tarefa docente.

 

PESQUISA NA REPARAÇÃO TECIDUAL

SIGLA/NÚMERO: PRT-001    NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: O estudo da matriz extra-celular de tecidos envolvidos no reparo de lesões é discriminado. As técnicas histológicas especiais para a quantificação dos elementos celulares envolvidos neste reparo, são discutidas, definindo-se a estruturação de projetos de pesquisa que envolvam este estudo. A cultura de células é discutida com propostas de alinhamento com a pesquisa de regeneração, infecção e substituição tecidual.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

SIGLA/NÚMERO: PP-001     NÍVEL: DOUTORADO
CRÉDITOS: 5.0       CARGA HORÁRIA: 75horas.

EMENTA: Disciplina prática em sala de aula onde o aluno é analisado em sua metodologia de ensino. Discussão com o professor nos pontos positivos e negativos. O que precisa ser melhorado. Avaliação em sala de aula. Princípios de provas de avaliação. Aplicação de provas curriculares. Análise dos resultados obtidos com os alunos.

 

USO DA INFORMÁTICA NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA

SIGLA/NÚMERO: UID-001      NÍVEL: MESTRADO/DOUTORADO
CRÉDITOS: 2.0     CARGA HORÁRIA: 30horas.

EMENTA: Uso da informática no planejamento, coleta de dados, escrita do trabalho e apresentação da aula. Fundamentos dos principais programas de computador para o uso do professor e pesquisador. Confecção do currículo lates. Bases dos principais programas para a docência e pesquisa.