O curso pretende habilitar o aluno a investigar o comportamento do consumidor e a decifrar tendências que possam impactar negócios de diferentes origens, considerando cultura e diversidade. O profissional poderá atuar em empresas privadas e públicas, institutos de pesquisa e inovação, ONGs entre outras. A cada dia é necessário entender como se dão as relações, os estímulos e os contextos que definem o consumo e permitem ações em inovação. Em cenários complexos, diferentes segmentos necessitam conhecer melhor seus públicos e é para atender a esta busca que o curso de Estudos do Consumo para a Inovação surge.
Objetivo Geral:
Avaliar de forma crítica o consumo e o comportamento do consumidor como base e incentivo à inovação. O aluno será capaz de compreender e analisar cenários de consumo, tendências emergentes, a utilizar metodologias qualitativas, quantitativas e/ou multidisciplinar estando apto a formular diagnósticos, pesquisar e mensurar resultados de ações, atuais ou futuras, a fim de criar engajamento com diferentes públicos.
Objetivos Específicos:
- Conhecer teorias sobre consumo
- Definir o que é inovação
- Compreender diferentes métodos de pesquisa
- Interpretar variáveis mais significativas no comportamento do consumidor.
- Atuar com diferentes perfis de empresas e consumidores.
- Comparar novas formas de consumo e de consumidores.
- Esquematizar novas forma de interação e tecnologias para o consumo
Público-Alvo
O curso é ideal para quem busca ampliar seus conhecimentos e competências sobre a relação entre consumo e as possibilidades de inovação. É voltado para quem deseja compreender o que é consumo de modo amplo, analisar práticas coletivas com tendências, identificar possibilidades de inovação em diferentes áreas, criar métodos de pesquisa e análise criativos, além de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir seu networking, além de uma aplicação prática de todo conteúdo apreendido.
Áreas de Formação: profissionais que atuam nas áreas de marketing, publicidade, gestão, design, entre outras que se relacionem com o consumo de bens e serviços.
Módulo | Disciplina | Carga Horária |
---|---|---|
Construção de conhecimento | Metodologias de Design | 32 |
Criatividade e Inovação | 32 | |
Portfólio e Mídias Digitais | 24 | |
Desenvolvimento e Aplicação | Gestão da Inovação | 32 |
Estudo de Tendências | 32 | |
Teorias do Consumo | 32 | |
Inteligência artificial e o novo consumo | 32 | |
Mercado | Branding | 24 |
Gestão Estratégica | 32 | |
Design Thinking | 24 | |
Cultura de processos inovadores | 32 | |
Projeto Final Teórico/Prático | 32 | |
TOTAL | 360 |

Estrutura
Faculdade Mackenzie Rio