Objetivo do Curso: Especializar profissionais na extração de conhecimento útil às atividades de gestão, planejamento e auditoria a partir de grandes e diversas bases de dados eletrônicos por meio do uso de metodologias e ferramentas tecnológicas de análise, mineração e visualização de dados e informação, assim como preparar esses profissionais para as transformações que essas novas metodologias e tecnologias estão imprimindo na realidade organizacional e na sua gestão.

Diferenciais:

  • Tem uma proposta diferenciada pois traz o poder transformador da ciência de dados e de suas tecnologias para dentro da realidade corporativa. Diferentemente dos demais cursos existentes, com foco essencialmente tecnológico, esse curso foca na descoberta de conhecimento e no uso de dados e informações enquanto ativos estratégicos no apoio à tomada de decisão, ao planejamento e ao acompanhamento de ações institucionais.
  • Dessa forma, deixa de ser um curso exclusivo para profissionais de TI, podendo atrair um leque maior de profissionais, em particular aqueles envolvidos em atividades de gestão, controle e auditoria.
  • Por estar imerso na realidade da capital administrativa do país, esse curso é também particularmente sensível às peculiaridades da administração pública, suas instituições e políticas, que atuam em contextos complexos, diversos e de grande capilaridade e que por isso muito carecem de ferramental e metodologias que apoiem seus processos decisórios e explorem as muitas fontes de dados oficiais existentes.

Público-Alvo

Profissionais de nível superior, em particular aqueles que lidam com negócio e gestão, tendo ou não experiência em análise de dados e TIC. Familiaridade com dados armazenados em bases tabulares e planilhas (tipo Excel) é desejável, mas não imperativa. Aqueles com experiência em bancos de dados e que tenham noções de programação poderão desenvolver análises mais sofisticadas e aprofundadas, mas na falta dessa experiência o estudante terá ainda um amplo escopo de temas a explorar e aprender que lhe serão úteis na prática profissional.