Esporte

Você conhece o Team Mackenzie?

Projeto visa incentivo ao esporte e desenvolvimento social e atlético

18.07.201919h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Você conhece o Team Mackenzie?

De olho na formação de atletas de alto nível Olímpico e Paralímpico, o Team Mackenzie, um projeto do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), surgiu para melhorar a performance de atletas profissionais da natação e revelar novos talentos no esporte. A iniciativa conta com uma equipe interdisciplinar de profissionais que fazem um acompanhamento e desenvolvimento cuidadoso dos atletas.

Ana Carolina Ramos e Côrte é a médica responsável pelo Team Mackenzie. Ela também trabalha, há cerca de um ano, no time titular de futebol do Corinthians e no último domingo, 14 de julho, se tornou a primeira médica mulher a assinar a súmula de um jogo do clube, participando dos atendimentos em campo. Antes disso, ela foi também médica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“A partir de marcadores bioquímicos, marcadores musculares, nós temos como identificar se o treinamento realmente está sendo eficiente ou não, avaliar a fadiga, ver se é o momento de diminuir um pouquinho o ritmo com o treinador para que ele recupere, etc.”, afirma a médica do Team Mackenzie. Além do acompanhamento, caso os atletas tenham alguma emergência, podem recorrer a ela. Ana Carolina ainda acompanha o progresso nutricional e auxilia no combate a lesões dos atletas.

Ao lado dela, desenvolvendo o trabalho no Team Mackenzie, estão o fisioterapeuta Rafael Martins, especialista em fisioterapia esportiva e pós-graduado em Termografia do Movimento, e treinador Felipe Domingues, que acumula experiências com diversos atletas em jogos Mundiais, Olímpicos, Parapanamericanos e outros.

Em sua primeira frente, o projeto conta com dois atletas de destaque: André Brasil, atleta paralímpico com mais de 60 medalhas em competições internacionais, incluindo sete ouros paralímpicos, e Fabio Arikawa Santi, integrante da Seleção Brasileira de Natação e vice-campeão do 6º Jogos Mundiais Militares. Ao longo de 2019, os atletas do Team Mackenzie participam das principais competições nacionais e internacionais defendendo as cores do time do Brasil.

O Team Mackenzie é realizado em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), e ao Mackenzie Voluntário, um dos braços filantrópicos do IPM.

Novos Talentos

Além de desenvolver o esporte de alto rendimento, o Team Mackenzie também trabalha na procura por novos talentos e desenvolvimento da educação. No CPM, o projeto incentiva o jovem à prática esportiva, com preocupação voltada à saúde infantil. Além disso, o Team Mackenzie capacita alunos, pais e professores, através da UPM, com o objetivo de manter a equipe interdisciplinar atualizada e especializada.

Apesar de ser uma das bases do projeto, Ana Carolina acredita que é necessário ampliar o contato dos novos talentos esportivos com atletas de ponta. “Precisamos trazer para perto o esporte escolar, o esporte de base, aproveitar que temos dois grandes atletas do time Mackenzie para aproximá-los até mesmo de aulas nas escolas de natação, para eles darem palestras”, afirma a médica do Team Mackenzie.

Por fim, o projeto busca oferecer palestras sobre saúde e esporte aos participantes dos projetos do Mackenzie Voluntário. Existe ainda a possibilidade de bolsas de estudo aos novos talentos revelados, dando oportunidades também à comunidade externa.