VI Fórum de Reitores das Universidades Brasileiras

Durante o evento reitor da UPM foi reeleito presidente do Conselho de Reitores  

03.10.201719h26 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

VI Fórum de Reitores das Universidades Brasileiras

Entre os dias 2 e 3 de outubro, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) realizou o 6º Fórum de Reitores das Universidades Brasileiras, reunindo representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Sob a presidência do reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, o Fórum teve como tema "Ética e a Universidade", e contou com a palestra de abertura proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e professor da UPM, doutor Alexandre de Moraes, que falou sobre: “A ética da sociedade – compromissos da Educação”.

Na abertura foi outorgada pela primeira vez a Medalha de Mérito Acadêmico do CRUB, com a chancela do CNPQ, que representa o reconhecimento do conjunto da relevante produção acadêmica e científica, além da atuação acadêmico-administrativa de cientistas da comunidade acadêmica do país que se destacaram ao longo dos anos. Dentre os 27 indicados, de todas as regiões do país, foi vencedor o professor Waldir Cechinel Filho, da UNIVALI.

O evento contou com a participação ativa do Ministério da Educação (MEC) e ofereceu debates sobre a educação superior, tratando dos mais recentes aspectos relacionados com a regulação do ensino superior, com o Secretário da SERES, doutor Henrique Sartori, além da participação do INEP sobre avaliação, e da CAPES sobre Mestrados e Doutorados Profissionais.

Outro aspecto abordado relaciona-se às alternativas para o financiamento da educação superior, aspecto cada vez mais relevante, uma vez que 74% das matrículas nos mais de 34 mil cursos de ensino superior são ofertados pelas universidades privadas no país, no conjunto de 3407 IES. Já a palestra "Projeto Rondon - contribuindo com o desenvolvimento de princípios morais aos universitários", ministrada pelo coordenador geral do projeto, o brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral, apresentou as novas perspectivas de integração com as universidades brasileiras.

Ao final do evento foi realizada a 88ª Reunião Plenária do CRUB, que elegeu a diretoria para o biênio 2017/2019. O reitor do Mackenzie foi reeleito para o cargo de presidente do Conselho e reempossado durante o jantar de encerramento do Fórum.