Atualidades

Reitor do Mackenzie comenta estudo do MEC sobre investimentos em Ciências Humanas

Benedito Aguiar Neto, também presidente do Crub, deu entrevista à Globo sobre o assunto

29.04.201910h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Reitor do Mackenzie comenta estudo do MEC sobre investimentos em Ciências Humanas

No dia 26 de abril, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que estuda corte de investimentos em cursos de Ciências Humanas, como Filosofia e Sociologia. Em declarações, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmaram que os recursos dos contribuintes deveriam ser investidos em áreas que gerem um retorno "imediato", como veterinária, medicina, engenharia, entre outros.

Em matéria divulgada no Jornal Nacional e também no portal G1, ambos do grupo Globo, o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Benedito Guimarães Aguiar Neto, que também é presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), pontua que é inegável que o "Brasil precisa de técnicos para desenvolver a inovação tecnológica, por essa razão nós estamos perdendo em níveis globais de competitividade e de inovação".

No entanto, Aguiar Neto ressalta que a "tomada de decisão pressupõe uma visão ampla do contexto social em que o técnico, o engenheiro, aquele profissional da tecnologia se encontra". Ou seja, não adianta apenas uma formação técnica se não houver formação humanística que permita ao profissional entender seu entorno de maneira ampla. O que é "fundamental para a formação de qualquer área do conhecimento”, completa o reitor da UPM.

Acompanhe a matéria completa com Aguiar Neto e outros especialistas aqui. E o vídeo veiculado pela rede Globo.