Daniel Dias sorrindo
Esporte

Quarta participação em Jogos Parapan-Americanos empolga campeão Daniel Dias

Atleta embarca com Seleção Brasileira na terça-feira, 20 de agosto

16.08.201915h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Quarta participação em Jogos Parapan-Americanos empolga campeão Daniel Dias

Aos 31 anos e com 27 medalhas em Jogos Parapan-Americanos em seu histórico, sendo estas todas de ouro, o atleta Daniel Dias, patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), integra a Delegação Brasileira e embarca na próxima terça-feira, dia 20 de agosto, para Lima, Peru, com muita animação para sua quarta participação na competição continental.

“Ainda sinto frio na barriga de pensar nas provas, e isso é muito gostoso. Claro que a experiência conta muito, mas sigo pra Lima com muito otimismo. Acredito que será uma edição especial, me sinto mais maduro e estou bem preparado para entregar o meu melhor a cada prova. Vamos fazer história! Estou feliz de fazer parte da maior Delegação de todos os tempos”, ressalta o atleta.

Os Jogos Parapan-Americanos são marcantes e estratégicos na jornada rumo às Paralimpíadas de Tóquio, por isso uma equipe multidisciplinar respalda o nadador no planejamento estratégico do ciclo 2017-2020. No aspecto técnico, o conjunto de provas a serem nadadas será diferente se comparado ao restante da carreira do mackenzista. 

O treinador Igor Russi avalia o foco em determinadas provas individuais, as de nado livre, costas e borboleta, que demandam um trabalho mais voltado para a velocidade e força. “As alterações no programa paralímpico, das provas mais longas e também a diminuição dos revezamentos de classes altas construíram um novo cenário para o Daniel e a qualidade de sua entrega na água já pode ser notada ao longo deste ciclo”, diz o treinador. 

A preparação física fica em sintonia e sob a responsabilidade de Fábio Neves. “Buscamos preparar o corpo para suportar toda carga de treino da água, aprimorando as ações musculares similares às exercidas durante as provas, trabalhando a flexibilidade dos principais grupos musculares”. O preparador físico da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica, Henrique Oliveira, acompanha o trabalho e comenta que “foi idealizado para o Daniel um trabalho dividido em quatro fases e em concordância com os treinos principais na água. O período de base com foco na resistência muscular e cardiorrespiratória, as fases de força e potência, e a de polimento, com estímulos de intensidade próximos da realidade das provas”. 

No contexto médico, o multimedalhista tem a integração da Dra. Simony Chiaperini e da nutricionista Juliana Magrini para os cuidados com a suplementação. “Por meio das consultas regulares, podemos criar estratégias para fortalecimento e rápida recuperação do corpo de acordo com a fase de treinamento. Também nos preocupamos com a imunidade devido à exposição prolongada à água e à umidade, passíveis de infecções em vias respiratórias”, destaca a médica. Para Magrini, os cuidados preventivos são essenciais. “Na parte nutricional, a alimentação equilibrada permite maior eficiência nos treinos. Sempre fazemos orientações sobre a procedência dos alimentos. Em caso de viagens internacionais e longas, a atenção redobra para que não haja o déficit na suplementação que auxilia na recuperação muscular.”

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 começam oficialmente a partir da cerimônia de abertura no dia 23 de agosto e as provas da Natação no dia 25. Daniel irá nadar os 50m livre, 50m costas, 50m borboleta, 100m livre e os 200m livre da classe S5.

 


Foto: Alexandre Urch/Divulgação