A foto mostra o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie ao lado do reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto assinando o acordo de parceria do Mackenize com ACSP
Atualidades

Projeto de pesquisa da FAU Mackenzie dá origem a parceria inédita

Associação Comercial de SP e Mackenzie analisarão polos varejistas na capital

22.06.201813h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Projeto de pesquisa da FAU Mackenzie dá origem a parceria inédita

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) firmaram parceria para mapear cada polo econômico varejista, de comércio e serviços, de rua da capital paulista. O objetivo é ajudar a nortear políticas públicas de criação de emprego e renda, elaborar e implantar leis adequadas e criar um novo desenho urbano que favoreça comerciantes e consumidores.

Nascida a partir de um projeto de pesquisa chamado “Conhecendo os polos varejistas das ruas de São Paulo. Oportunidade, experiência e instrumento frente aos desafios urbanos da cidade contemporânea”, que esteve alocado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) do Mackenzie, a parceria irá melhorar a qualidade dos espaços públicos e facilitar o acesso dos cidadãos aos pontos comerciais.

Projeto

Serão levantadas as necessidades urbanísticas de cada polo, tais como: acesso a transporte, calçada, estacionamento de carro e bicicleta, arborização, acessibilidade e mobiliário adequado (bancos, lixeiras). Além destes, do ponto de vista econômico, o estudo levantará número de lojas, ramos de atuação, faturamento, perfil do consumidor e do polo em si (se é uma rua ou um núcleo, por exemplo).  

As informações vão colaborar com o empresário que pretende abrir ou expandir um negócio, pois o subsidiará com informações para escolher o melhor ponto comercial e o público que quer atingir. Uma melhor logística varejista e urbanística, naturalmente, beneficiará o consumidor.

A ACSP e UPM trocarão dados, reflexões, mapeamentos georreferenciados e insumos que contribuam para a intervenção urbana em áreas de polos comerciais. A primeira etapa do mapeamento irá detalhar características de três deles, do ponto de vista econômico e urbanístico.

A assinatura do termo de cooperação da parceria foi realizada no dia 20 de junho por Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade, e Alencar Burti, presidente da ACSP. “É o reconhecimento do fruto de um trabalho realizado há muito tempo e reflexo do compromisso com a educação que vem desde as nossas origens e ao longo desses anos”, comenta Aguiar Neto.

Para Burti, “com essa união ao Mackenzie, que tem mais de um século de experiência, vamos ajudar a melhorar problemas estruturais do município e dar uma imensa contribuição para a sociedade. O projeto abre um precedente para parcerias futuras”.

Estiveram presentes na assinatura do documento: José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM); Valter Caldana, coordenador do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas da FAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie; o presidente do Fundo Mackenzie de Pesquisa, Milton Flávio Moura; o superintendente institucional da ACSP, Marcel Solimeo; e Antonio Carlos Pela, vice-presidente da ACSP e coordenador do Conselho de Política Urbana da Associação.

Ramos destaca que a experiência das duas entidades é garantia de sucesso da parceria. “A história do Mackenzie se confunde com a história de São Paulo. Estamos aqui desde 1870, e desde 1902 em Higienópolis, sempre em busca do que acreditamos. Temos certeza de que esse é o início de uma série de bons projetos com a tão elogiada Associação Comercial de São Paulo. Vamos identificar os pequenos varejistas, que fazem a história dessa grande metrópole”, completa.