imagem do alto do planalto, em Brasília. o céu está azul, com algumas poucas nuvens brancas e pode-se ver os prédios, ruas e praças

Professora e alunos mackenzistas lançam livro sobre Direito e Pandemia

Obra reúne diferentes percepções sobre povo, território, soberania e finalidade do Estado brasileiro em meio à pandemia

21.12.202011h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professora e alunos mackenzistas lançam livro sobre Direito e Pandemia

O ano de 2020 foi, sem sombra de dúvidas, um convite diário para reflexões sobre o Estado e o mundo que temos e o que queremos. Os desafios impostos pela pandemia do coronavírus foram e continuam sendo um alerta sem precedentes do quanto ações serão necessárias para atender o bem comum, o qual, por mais difícil que seja conceituar, deve passar pela dignidade de toda pessoa humana.

Pensando nisso, os alunos de Direito do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em Campinas, sob coordenação da professora Aline da Silva Freitas, redigiram o livro digital “Elementos Característicos do Estado Brasileiro em 2020: recortes críticos dos Brasis em plena pandemia”. A obra, desenvolvida na disciplina Fundamentos de Direito Público, compila um conjunto de análises sobre o momento presente, com múltiplas percepções sobre o povo, o território, a soberania e a finalidade do Estado brasileiro em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, o livro conta com 40 reflexões que abordam temas como a finalidade do Estado e suas políticas assistencialistas; o povo brasileiro; principais características do Brasil, a origem da desigualdade racial no país; diversidade cultural; a agricultura brasileira e seu protagonismo; descrença na política; dentre outros.

A obra está em formato digital e pode ser acessada gratuitamente aqui.