Professora do Mackenzie cria projeto para debater o mundo da confeitaria

O assunto é tema de debates, site e livro que será lançado em outubro

29.09.201718h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professora do Mackenzie cria projeto para debater o mundo da confeitaria

“Paçoca, mariola, quindim, Frumelo, doce de abóbora com coco, Bala juquinha, algodão doce, manjar...”


Com certeza você conhece essa música, gosta desses doces, mas não sabe muito sobre confeitaria, certo? A professora do curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Joyce Galvão, conhece bem e resolveu levantar a bandeira em busca de uma identidade para a confeitaria nacional.

Formada em Gastronomia e Engenharia de Alimentos, ela debate o tema em seu site Essência Studio, além de prestar consultorias na área e organizar eventos como a 2ª edição do evento “Compartir”, que aconteceu no dia 16 de setembro. A ideia do encontro foi promover a boa confeitaria em aulas com grandes confeiteiros brasileiros, além de convidar os participantes a compartilhar seus sonhos e conhecimentos a respeito da área. Dessa vez, quatro alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia da UPM foram convidados a participar da organização como apoio. 

Um debate com o tema “Os novos rumos da confeitaria”, encerrou o evento. Mediado por Carlos Alberto Dória, contou com a presença da jornalista Olivia Fraga, da professora da UPM, Paola Biselli, e dos confeiteiros Henrique Rossanelli e Mariana Dias. Durante o debate, o uso excessivo do açúcar e leite condensado na confeitaria foi questionado por Dória. Aí você deve estar se perguntando: “Mas como assim? ”. Ele explica que o papel do confeiteiro é libertar a doçaria do uso excessivo do açúcar e criar uma nova “educação”, buscando o uso equilibrado do ingrediente. 

Para a professora Paola o projeto “Compartir” é importante para conversar sobre as tendências do mercado de confeiteiros no Brasil, debater e mostrar a visão de cada profissional sobre o futuro da área. A coordenadora do curso, professora Camila Landi, destacou a importância de apoiar eventos como esse dentro e fora docampus. “O objetivo do evento vai ao encontro do que buscamos levar diariamente aos nossos alunos. Acreditamos que debates como esses devem ser realizados com frequência para o crescimento desse setor que tanto encanta, mas que demanda muito estudo, pesquisa e conhecimento em sua atividade profissional", concluiu. 

A luta de Joyce para melhorar a confeitaria continua. “Poucos restaurantes valorizam o confeiteiro. Na maioria das vezes não sabemos quem criou a sobremesa”, afirma ela. Seguindo a ideia de valorizar a utilização de ingredientes locais e a variedade que temos no país, ela lançará em outubro o livro “Química dos Bolos”, pela Cia. das Letras, um livro para profissionais e amadores que foca nos aspectos químicos da confeitaria. 

Parece um assunto sério e pauta só para profissionais, mas calma, todos estão convidados para curtir o mundo dos doces. Se quiser saber mais sobre o projeto é só acessar o Essência Studio.