Professor do Mackenzie participa de evento do MIT para soluções de combate à covid-19

Wellington Porto foi escolhido para ser mentor de equipes que apresentaram projetos que podem ajudar América Latina na pandemia do coronavírus

24.06.202013h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor do Mackenzie participa de evento do MIT para soluções de combate à covid-19

O professor dos cursos de Educação a Distância (EaD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Wellington Porto, foi um dos escolhidos para participar do MIT Covid-19 Challenge Hackathon, promovido pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT). Realizado de forma on-line, o evento de inovação contou com a participação de equipes do mundo inteiro, que apresentaram soluções para o tratamento da pandemia do coronavírus no contexto da América Latina. 

Porto foi escolhido para atuar como mentor das equipes e ajudá-las com insights criativos, "incluindo construção de cenários e mapeamento de modelos de negócios - logística, finanças, comercial, marketing, tecnologia", conta o professor. O mackenzista contribuiu com cinco equipes e foi um dos poucos brasileiros selecionados para participar.

O evento apresentou soluções (produtos e serviços) que pudessem ajudar no mapeamento dos casos, no monitoramento dos isolados, na coleta segura de exames, na comunicação a sociedade, principalmente junto aos mais vulneráveis. Além disso, "foram prototipadas soluções relacionadas à ajuda aos trabalhadores informais e planos de ação de retomada da economia pós-pandemia", destaca Porto.

Para ele, o Hackathon foi importante, pois reuniu diversos profissionais relevantes no universo da inovação. “Todos juntos, trabalhando de forma colaborativa com o objetivo exclusivo de encontrar soluções de enfrentamento e combate à covid-19”, completa. 

A competição durou 48 horas seguidas e teve como vencedora a equipe Trach F, que desenvolveu uma solução para coleta em massa de exames rápidos de sorologia para covid-19.