Professor de Engenharia de Produção conquista prêmio da Siemens

Em desafio, docente desenvolveu simulação linha de montagem respiradores que ajudam no tratamento da covid-19

06.07.202012h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor de Engenharia de Produção conquista prêmio da Siemens

O professor de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), André Luís Helleno, foi o grande vencedor do 1º Desafio Plant Simulation Siemens Brasil, realizado pela Siemens Digital Industries Software. O docente conquistou o prêmio na categoria Universidades, que contou com a participação de diversos professores e alunos de Engenharia de Produção de todo o Brasil. 

Para participar, era necessário realizar um curso da empresa, que envolvia a capacitação em softwares voltados para simulação de um ambiente de fábrica. Durante o treinamento, o professor aprofundou ainda mais os conhecimentos na utilização desses programas, já aplicados regularmente no curso de Engenharia de Produção da UPM, como forma de simular os diversos processos e fluxos de produção de uma fábrica dentro do conceito de Indústria 4.0. Os participantes foram divididos nas categorias Universidades e Empresas.  

Ao fim do treinamento, foi dada a largada ao Desafio Plant Simulation, no qual os participantes deveriam criar uma simulação completa de uma linha de produção de respiradores que auxiliam no tratamento contra a covid-19. O desafio era construir todos os processos e fases de produção, desde o recebimentos dos componentes até a expedição do produto final. 

“O grande diferencial foi estruturar o desafio com base nas disciplinas de Planejamento de Processo e Planejamento Industrial”, destacou o professor, que explicou que seu projeto possuía uma linha de montagem de kits (picking), um sistema de transporte por veículo guiado automaticamente, uma linha de montagem e um linha de paletização e expedição. Em todas as etapas da simulação eram possíveis visualizar o fluxo de produção dos componentes e do produto final.

Além disso, para Helleno, o Desafio contribuirá para ampliação dos conhecimentos e ensino dos alunos da UPM. “A conquista mostra a importância da integração da teoria e prática no ensino de Engenharia de Produção com excelência. Junto a isso, está essa busca constante no aprimoramento das ferramentas e na utilização de tecnologias semelhantes a que grandes empresas utilizam”, disse.

“Quando surge um desafio que nossos conhecimentos são testados e reconhecidos em nível nacional, isso mostra que o nosso dia a dia está no caminho certo, no caminho da excelência”, apontou ele. O professor afirmou que o conhecimento adquirido no desafio poderá ser utilizado pela UPM para trabalhos que passem por linhas de produção. Uma conquista pessoal e também para o Mackenzie e seus alunos.