Podcast transmitido na Rússia trata de pesquisas e parceria com Mackenzie

Iniciativa da Embaixada Brasileira em Moscou é oportunidade para reforçar parceria na área de Geociências da UPM

18.01.202112h09 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Podcast transmitido na Rússia trata de pesquisas e parceria com Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conquistou uma nova forma de divulgação em um território estrangeiro. Um projeto da Embaixada Brasileira em Moscou criou o podcast Janela Para o Brasil, que tem como objetivo divulgar instituições de ensino superior brasileiras em solo russo. Dentre elas, a UPM é destacada na área de Geociências. 

O podcast contabilizou 1.370 downloads até o fim de 2020 e está disponível em diversos tocadores, como Youtube e iTunes. Com a divulgação, a expectativa é de uma maior divulgação das pesquisas feitas na Universidade, principalmente pelo Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica do Mackenzie (CRAAM).

“Esta ação, por intermédio desse tipo de mídia, aumenta a visibilidade internacional de nossa Universidade, tanto da graduação como da pós-graduação, fortalece parcerias internacionais com instituições de excelência, oportuniza o estabelecimento de colaborações com pesquisadores de outros países, como é o caso da Rússia, para desenvolvimento de projetos, produtos tecnológicos e produções intelectuais de impacto internacional”, afirma a professora Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Coordenadora de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPG), coordenadoria subordinada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM.

Um dos principais atrativos do CRAAM é o fato de ser pioneiro em pesquisas nas áreas de radioastronomia, física solar e física das relações solares terrestres. Para o coordenador do centro, professor Jean-Pierre Raulin, a vinda de estudantes russos ajudaria a consolidar ainda mais as investigações feitas pelo grupo. “O estudante russo tem uma formação básica em ciências bem mais sólida do que em outras partes do mundo. Portanto, creio que entraria mais rapidamente e mais facilmente nos problemas de pesquisa propostos”, declara.

O CRAAM possui parceria, há mais de 25 anos, com o Instituto de Física Lebedev, localizado em Moscou. A instituição possui grande experiência no desenvolvimento de sensores em altas frequências e raios X e sensores de partículas neutras e carregadas. Por isso, esse podcast pode servir para reforçar ainda mais o relacionamento e melhorar os índices de internacionalização da UPM.

“Podcasts sobre a UPM, podem oportunizar a captação de pesquisadores visitantes na UPM que sejam referências internacionais em determinados temas de pesquisa”, conclui a professora Maria Cristina Teixeira.