Pesquisador do MackGraphe ganha prêmio de Melhor Tese da Capes

01.10.201818h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O ex-aluno de doutorado e atual pesquisador de pós-doutorado do MackGraphe, Henrique Bücker Ribeiro, ganhou o prêmio de Melhor Tese na área de Engenharias IV (Engenharia Elétrica e Computação) no Prêmio CAPES de Teses 2018. O Dr. Henrique Ribeiro defendeu a tese de doutorado: "Espectroscopia Raman em Materiais Bidimensionais" em 2017 sob orientação do Prof. Eunézio "Thoroh" de Souza (do MackGraphe), e co-orientação do Prof. Marcos Pimenta (da Universidade Federal de Minas Gerais). No desenvolvimento do trabalho, também houve grande colaboração do Prof. Christiano de Matos, do MackGraphe, que é o atual supervisor de pós-doutorado do Dr. Henrique Ribeiro.

O Prêmio CAPES de Teses divulgado em 2018 é relacionado a teses de doutorado defendidas em 2017. No total, 42 teses de doutorado foram premiadas nas diversas áreas do conhecimento. De acordo com a CAPES, os critérios de premiação consideraram: a originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Para cada doutor premiado, o prêmio consiste em: 1) passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da CAPES, em Brasília. Serão custeadas passagens somente de trechos que compreendam o território brasileiro; 2) certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; 3) certificado de premiação e medalha para o autor; 4) prêmio ao orientador para participação em evento acadêmicocientífico nacional, no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais); 5) bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional por até 12 meses para o autor da tese.

O resultado do Prêmio Capes de Teses 2018 pode ser conferido no link: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/01102018_Premio_CAPES_de_Tese_Premiados_SEI_23038.004009_2018_03-1.pdf