Atualidades

Pedagogia se restringe à sala de aula?

Conheça mais do curso e saiba as áreas de atuação de um pedagogo

12.11.201917h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pedagogia se restringe à sala de aula?

Você conhece alguém que cursa Pedagogia? Talvez, seu primeiro pensamento seja de que essa pessoa será professor ou professora, não é mesmo? Porém, o campo da Pedagogia é bastante amplo e atende necessidades além do espaço escolar. Conversamos com o coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ítalo Francisco Curcio, sobre a atuação do pedagogo. 

Aqui no Brasil, a figura do pedagogo é diretamente relacionada ao professor desde o século XIX, quando os primeiros cursos surgiram. “Para atuarem como administradores escolares, orientadores educacionais ou supervisores de ensino, tinham que continuar seus estudos por mais algum tempo, e cumprirem componentes curriculares específicos”, explica Curcio. Hoje, essa concepção caminha para a mudança, após a atual LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), na qual a Pedagogia passa a contemplar toda a fundamentação teórica e prática, despertando novas possibilidades na educação. 

Confira as principais áreas nas quais um pedagogo pode trabalhar, fora da sala de aula.

Pedagogia hospitalar

“Se caracteriza pelo atendimento a pessoas internadas, mediante a oferta de atividades lúdicas para crianças e adultos, entretenimento com atividades culturais, além de possível acompanhamento específico do conteúdo escolar, quando o tempo de internação é prolongado, devido às condições de saúde do paciente”.

Comunidades terapêuticas

“Outra área de atuação se dá nas chamadas Comunidades Terapêuticas, que atendem predominantemente dependentes químicos. Neste caso, a atuação do pedagogo é bem abrangente, pois depende das características da instituição”.

Capacitação e qualificação

“São demandados por instituições financeiras, indústrias e redes de comércio para promoverem, organizarem e coordenarem cursos de capacitação e de atualização específicos às áreas destas empresas”.

Setor público

“No âmbito das prefeituras, estados e União, pedagogos são contratados para atuarem como gestores em diferentes instâncias, não só ligadas à educação, mas onde se requer a figura do professor. Além disto, existe também chamada para desempenhar atividades junto ao Conselho Tutelar, presídios, hospitais psiquiátricos, etc.”.