Eventos

Parceria entre Mackenzie e TV Globo em curso de Tecnologia em Novas Mídias

Em mais uma edição, curso é voltado para alunos de Engenharia Elétrica

05.03.202016h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Parceria entre Mackenzie e TV Globo em curso de Tecnologia em Novas Mídias

Na quarta-feira, dia 04 de março, aconteceu a aula inaugural do curso de extensão em Tecnologia em Novas Mídias, uma parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e TV Globo, no campus Higienópolis. A partir dessa colaboração, existente há 25 anos, os alunos participarão de 12 encontros teóricos coordenados por profissionais da área de tecnologia da emissora e terão a oportunidade de visitar a sede e acompanhar a rotina de trabalho, incluindo o preparo para uma transmissão de futebol.

Durante a aula, houve a apresentação da empresa, classificada como mediatechcompany, isto é, tem foco em dois conceitos, conteúdo e tecnologia no mesmo grau de importância, sendo o último essencial para produção e distribuição do primeiro. Foi dito também sobre a filosofia de inovação e eficiência e como funcionou o projeto de criação e desenvolvimento de estúdios do jornalismo da Globo a partir de métodos tecnológicos relacionados à Engenharia Elétrica.

O coordenador do programa de parceira e engenheiro elétrico da Globo, Edson Moreira de Souza, comentou que o cenário plural e imediatista das novas mídias permite várias formas de produção e, consequentemente, diferentes formas de consumo do público. “O que nós colocamos aqui é onde a Engenharia pode ingressar nesse mercado, como pode contribuir a partir de desenvolvimento, inovações, plataformas de desafios tecnológicos, etc.”, disse.

Moreira ainda contou que a ideia é mostrar aos estudantes que os conceitos vistos em sala de aula são aplicados na empresa. “A aula de eletro, a aula de circuito são muito usadas. Esse tempo tão intenso e dedicado é muito importante e fundamental para o futuro profissional dos alunos”, complementou.

O professor e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UPM, Rodrigo Vieira dos Santos, explicou que a parceria com a TV Globo tem por objetivo aproximar os alunos do mercado de trabalho. “O mercado é carente de profissionais qualificados. Quando a Globo vem para cá, tem como intuito atrair e reter talentos”, falou. Prova disso é o fato da equipe de Engenharia Elétrica da TV Globo, presente na aula inaugural, ser composta por três mackenzistas. “É um número bem representativo, eles reconhecem que o Mackenzie fornece uma mão de obra capacitada”, assinalou Santos.

Sobre Mackenzie e TV Globo

A colaboração entre UPM e Globo acontece há 25 anos, mas não teve início com o curso de extensão em tecnologia em novas mídias. A partir de pesquisas na área de telecomunicações relacionadas à televisão e discussões sobre as primeiras iniciativas de digitalização, as duas instituições firmaram uma colaboração que, com o passar dos anos, culminou no interesse de criar as aulas para os estudantes vivenciarem a perspectiva da indústria elétrica e tecnológica.