Outorga de título a doutores mackenzistas

Com recorde de formandos, solenidade confere título a 104 alunos

14.12.201618h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Outorga de título a doutores mackenzistas

O auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, foi palco da solenidade de outorga do título de doutor a 104 alunos que concluíram o curso em 2016 nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências e Aplicações Geoespaciais, Direito Político e Econômico, Distúrbios do Desenvolvimento, Educação, Arte e História da Cultura, Engenharia Elétrica e Computação, e Letras.

O evento, que aconteceu no dia 12 de dezembro, começou com a apresentação da Camerata Mackenzie, da Coordenadoria de Arte e Cultura. Em seguida, foi composta a mesa de autoridades, com o pronunciamento de abertura e discurso feitos pelo reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto; a prática devocional teve a palavra do chanceler da Universidade, reverendo Davi Charles Gomes. O aluno Raul Ignácio Valdívia Arriagada, do doutorado em Letras, foi o orador da turma, que teve como paraninfo o professor Claudio Lembo.

Durante toda a solenidade, os formandos foram chamados ao palco para receberem o título de doutor das mãos do reitor da UPM. Os cursos nos quais os formandos estavam vinculados foram: Administração de Empresas (21 alunos); Arquitetura e Urbanismo (14 alunos); Direito Político e Econômico (8 alunos); Distúrbios do Desenvolvimento (9 alunos); Educação, Arte e História da Cultura (17 alunos); Engenharia Elétrica e Computação (7 alunos); Letras (27 alunos), e um dos mais recentes programas, de Ciência de Aplicação e Geoespaciais (1 aluno). Só não houve concluintes no programa de pós-graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, que é o caçula dentre os programas de doutorado, criados nos últimos cinco anos.

Em sua saudação, Helena Bonito, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, destacou convênios que possibilitam doutorados interinstitucionais. “Com muito orgulho anunciamos a primeira doutora que se formou com dupla titulação, a aluna Eliana Queiroz, da Arquitetura e Urbanismo. Foi um trabalho conjunto entre o Mackenzie e a Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. É um motivo de muito orgulho, cumprimentamos o programa, a professora Nádia que a orientou e esperamos ter doutores de dupla titulação em todos os anos. Estendo meus agradecimentos a todos os alunos que abrilhantam nossa pós-graduação com pesquisas diferenciadas”, concluiu.

Atualmente, a UPM é uma das universidades privadas no Brasil que mais forma doutores, com pesquisas no campo da Liberdade Econômica, Tecnologia, Saúde e Educação. Segundo o reitor da Universidade, Benedito Guimarães Aguiar Neto, a universidade está se tornando um grande centro, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade das pesquisas realizadas e pela relevância dos programas de pós-graduação, se destacando pela eficiência na relação ingressantes e concluintes. “Certamente, as contribuições proporcionadas pelos nossos pesquisadores no campo cientifico, tecnológico e cultural representam crescimento de referenciais importantes para o desenvolvimento social e econômico do nosso país e para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea. Agradecemos a todos os setores da nossa instituição, em especial do IPM e aqueles que trabalharam para celebrar essa vitória”, concluiu o reitor.

O presidente do IPM, José Inácio Ramos, cumprimentou os formandos reafirmando o compromisso do Instituto em promover o melhor ambiente possível para o desenvolvimentos das práticas da universidade. “O reitor estava a dizer que poucas universidades formam 104 doutores de uma vez só. Ao cumprimenta-los, quero dizer da grande responsabilidade que o IPM, mantenedor da universidade, faculdades e colégios Presbiterianos Mackenzie, aqui e em outros estados, tem de prover e promover o bem-estar e a boa condução de todos os nossos mantidos, com ensino de qualidade, excelência, boas instalações, bons e equipados laboratórios. Eu e meus colegas da Diretoria Executiva temos trabalhado diariamente para isso”, afirmou. “Que Deus abençoe a cada um e que tenham uma vida frutífera nas suas profissões, agora com título de doutores. Parabéns!”, concluiu.