Dois pares de mãos em cima de um conjunto de folhas, que estão no meio de dois notebooks.
Universidade

O que é um mestrado profissional?

Saiba mais sobre a modalidade que visa o desenvolvimento de lideranças em inovação

20.03.201913h09 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O que é um mestrado profissional?

O  mestrado profissional é um curso de pós-graduação que contribui para o desenvolvimento proativo do aluno em busca de oportunidades e soluções para problemas, que podem ser convertidos em oportunidades, de forma estruturada e compartilhada. O ensino apresenta o mesmo rigor metodológico e a mesma preocupação com a qualidade científica dos trabalhos existentes no mestrado acadêmico.

“Além do rigor metodológico e científico, há também a preocupação para que soluções desenvolvidas nos trabalhos dos alunos sejam de fato aplicadas na realidade das empresas”, explica Mauricio Benedetti, professor do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis. Para ele, este formato de curso propicia um espaço de discussão responsável por influenciar seus estudantes a serem mais questionadores da realidade em que vivem.

De acordo com ele, também é uma característica do mestrado profissional desenvolver a liderança em inovação, que passa por “atitudes proativas e ações conjuntas em trabalhos colaborativos que os alunos executam ao longo do curso”, disse Benedetti. Os profissionais têm encontrado nesse tipo de capacitação a oportunidade de aprimorar suas competências e um meio de evoluir em suas carreiras, conciliando o pensamento acadêmico e o empresarial.

O conhecimento adquirido é base para os resultados práticos nas empresas, auxiliando os estudantes em novas estratégias e em resoluções de desafios particulares das organizações em que se encontram. “Assim, o mestrado profissional é um espaço propício para o processo de inovação”, finaliza o professor.