Cultura

Notas Musicais presta homenagem a compositor italiano

Canção de Ennio Morricone, que morreu no começo do mês, é interpretada em oboé 

21.07.202012h17 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Notas Musicais presta homenagem a compositor italiano

O programa Notas Musicais, produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), faz uma homenagem para o músico e compositor, Ennio Morricone, que morreu no começo de julho. A canção escolhida é Gabriel’s Oboe, que integrou a trilha sonora do filme A Missão, e é interpretada no vídeo pelo pianista Vagner Ferreira e pelo oboísta Israel Muniz, com comentários do maestro Parcival Módolo. 

Considerado um dos maiores compositores do mundo da música, Ennio Morricone foi responsável pela trilha sonora de diversos filmes, como A Missão, Cinema Paradiso, Era Uma Vez na América, Três Homens em Conflito, além de diversos outros longas, muitos deles do gênero western (o famoso velho oeste). O músico faleceu aos 91 anos. 

"Eu ouço Ennio Morricone desde que era criança e sempre me encantei com suas músicas. Gravar algo tão icônico não só gratificante, como também uma forma muito linda de homenagear esse excelente, compositor, arranjador e maestro, que se despediu e nos deixará com muitas saudades", disse o oboísta, Israel Muniz.

Para o instrumentista, a canção apresentada é um exemplo de como o repertório do compositor italiano pode influenciar no estado de comoção. "O caso do Gabriel's oboé, como um sentimento inicialmente de tensão e medo, se transforma em uma possibilidade de fazer novas conexões e possibilitar novas maneiras de se relacionar", declarou Muniz. 

O vídeo com a interpretação de Gabriel’s Oboe, uma homenagem para Ennio Morricone, está disponível no YouTube.