imagem de água de piscina azul
Esporte

Nado Sincronizado do Mackenzie Brasília domina pódios no 4º Open de Nado Artístico em São Paulo

Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília leva 32 atletas para torneio com participantes internacionais e fica em 2º lugar na classificação geral

12.07.201910h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nado Sincronizado do Mackenzie Brasília domina pódios no 4º Open de Nado Artístico em São Paulo

A equipe de Nado Sincronizado do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília foi destaque do 4º Open de Nado Artístico, ocorrido em São Paulo, no período de 27 a 30 de junho, subindo ao pódio em praticamente todas as modalidades disputadas. A equipe participou com 32 atletas, 19 das quais eram meninas que até então não possuíam nenhuma experiência em campeonatos. O torneio, ocorrido no Clube Paineira Morumby, com a participação de 10 times, representando cinco países - Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Estados Unidos –, serviu de preparação para a agenda de compromissos internacionais marcados para o segundo semestre deste ano.

O campeonato teve provas de Figura e Rotina Livre para as categorias Infantil (nascidas em 2007 ou após) e Juvenil (nascidas em 2006, 2005 e 2004). Já as atletas das categorias Júnior (nascidas em 2004, 2003, 2002 e 2001) e Absoluto/Sênior (nascidas antes de 2005) estiveram nas etapas de Rotina Livre e/ou Técnica (100%).

“O Nado Artístico tem duas apresentações, chamadas de Rotinas: a técnica, que é feita em piscinas de 2m20 para os duetos e 2m50 para as equipes e ainda exige movimentos obrigatórios; e a livre, apresentações realizadas em piscinas de 3m30 para duetos, com 4 minutos de exibição e equipes escolhidas livremente. Nessas provas, os nadadores apresentam coreografias com elementos obrigatórios, que demonstram sua força, flexibilidade, resistência aeróbica e sincronização”, explica Andrea Curi, idealizadora do evento, que já esteve em quatro olimpíadas como técnica da Seleção Brasileira.

Mackenzistas no Pódio

Entre as garotas da categoria “Infantil Principiante”, pela primeira vez participando de uma disputa oficial, Joana Lemos ficou em 1º lugar na modalidade “Solo” e Sofia Franco em 3º Lugar. No “Dueto Infantil Principiante”, Laura Delfino e Bruna Alvarenga ficaram na 1ª posição. Na “Equipe Infantil”, Laura e Bruna retornaram ao lugar mais alto do pódio com Joana, Luísa Buarque, Luísa Almendra, Rebeca Viana, Ana Rizza Couto e Isabela Ribeiro. A segunda “Equipe Infantil”, formada por Sofia, Manuela Caio, Natália Borges, Júlia Santos e Rafaela Zanella, ficou em 2º lugar.

Maria Fernanda Vital e Fernanda Caio ficaram em 1º no “Dueto Juvenil Principiante”. Já na “Equipe Júnior Principiante” a medalha de ouro ficou com o grupo formado por Giulia Fusaro, Letícia Marianna Firmo, Constance Bukvar, Fernanda Caio e Ana Luiza Prata. O Juvenil Nível A (com meninas que competem há mais de cinco anos) teve Ana Clara Machado em  2º no Solo e a dupla formada por ela e Alice Tenório em 3º no dueto. 

“A Ana foi a nossa atleta destaque da competição. O resultado foi muito surpreendente na modalidade “Figura”, que contou com 45 competidoras. Ela ficou atrás apenas do dueto campeão Sul-América, que é do Chile. A nota dela de figuras ficou praticamente empatada com a atleta chilena. E em “Rotina” ficou atrás apenas da atleta da seleção do Uruguai. Porém, quebrando a hegemonia e ganhando do Paineiras em casa”, comemora a treinadora Simone Formiga. 

No “Solo Técnico Júnior” o 3º lugar ficou com Kakau Alves, no “Dueto Técnico Júnior”, Yasmin Yamamoto completou a dupla, que atingiu o 5º lugar. A “Equipe Técnica” da categoria, com Kakau, Yasmin, Jullya Magalhães, Ana Carolina Ferro, Catarina Ribeiro, Rafaela Gebrim, Ana Luiza Hooper, Vitória Diegues, Yara Testa e Luana Salvucci, ficou com a medalha de prata. Jullya ainda conquistou a 3ª posição no “Solo Sênior Livre e Técnico” e no “Dueto Sênior Livre”, Ana Carolina Ferro e Vitória Diegues alcançaram a 2ª. Na “Rotina Combinada” as meninas ficaram em 5º lugar.

Com 46 pontos o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília terminou o torneio em 2º na classificação geral, atrás da equipe da casa, que chegou a 49 pontos, e logo depois da Santa Mônica, que atingiu 39 pontos. O Colégio foi o campeão geral na categoria principiante.

“Estou muito feliz com a participação de todas as atletas na competição. Elas realmente superaram as nossas expectativas e o que a gente almejava alcançar de nota, alcançamos e superamos. Agora, é focar nos campeonatos internacionais, com muito treino”, acrescenta a técnica. 

Treinamentos intensos

O Open Paulista serviu também como preparação para outros torneios da agenda da equipe do Colégio. “É a nossa primeira competição fora de Brasília, e servirá como preparação para outras como o Panamericano, que acontece em agosto, em Windsor, no Canadá; a Copa España, que ocorre em outubro, no Chile; e o Argentina Open, no mesmo mês”, explica a treinadora. 

Para alcançar os resultados no 4º Open a rotina de treino das atletas foi, e continua, intensa, seguindo um dos projetos de Nado Sincronizado mais importantes do Centro-Oeste, liderados por Simone. São 14 horas de treinamento por semana, divididos em cinco dias. De segunda a quinta, as estudantes treinam por duas horas e meia, e aos sábados dedicam mais quatro horas, das 8h às 12h, aos exercícios. “São treinamentos focados em flexibilidade, base de natação e movimentos específicos, além de praticarmos as coreografias que usamos nos campeonatos”, destaca a professora.

“Essa agenda é sempre cumprida, exceto nas ocasiões de simulados para o vestibular, que usualmente acontecem aos sábados. Porém, se a prova for pela manhã, treinamos à tarde. Se a prova for pela tarde, treinamos pela manhã, mas com horário reduzido para duas horas de treino”, finaliza ela.