Mackenzista ganha prêmio de design na Austrália

Good Design Awards premiou Giordano Vittorini e o time AEV Robotics

20.08.201917h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista ganha prêmio de design na Austrália

Considerado um dos mais prestigiados prêmios internacionais ao promover a excelência em design e inovação desde 1958, e reconhecido pela World Design Organization (WDO) como organização internacional de endosso de design na Austrália, o Good Design Awards deste ano premiou Giordano Vittorini, antigo aluno do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), junto ao time da AEV Robotics.

A AEV Robotics recebeu, no mês de julho, o prêmio Good Design Awards Austrália pelo projeto da empresa:o Modular Vehicle System (MVS),  Sistema de Veículos Modulares. A base de todo MVS é uma plataforma robótica que permite que os veículos possam ser produzidos de acordo com a necessidade de cada tarefa a ser exercida, seja para a entrega de mercadorias ou o transporte de pessoas. Conectados à base (com o formato que lembra um skateboard), os veículos podem ser produzidos de forma personalizada. O sistema é autônomo, leve, compacto, elétrico e conectado, ideal para ser operado no ambiente urbano.

“Portanto, a proposta da AEV Robotics vai ao encontro da sustentabilidade aspirada pelo setor automobilístico em todas as partes do mundo. Trata-se de um projeto que assumiu o desafio de construir veículos de fabricação mais fácil e barata, de baixa velocidade, que não se encaixasse apenas em novas tecnologias estruturais, mas também que fosse amigável para pedestres e com design moderno”, diz Vittorini.

Inovação e empreendedorismo

No passado, os veículos precisavam se adaptar a velocidades e ambientes diferentes (cidades, rodovias, país). Hoje, aplicativos como o Lyft e o Uber Eats permitem que os consumidores movam pessoas e entreguem produtos sob demanda. Isso significa que é possível selecionar um veículo projetado especificamente para a tarefa em questão.

A diferença fundamental entre o MVS e um carro tradicional é que a AEV Robotics conseguiu criar uma base com ampla versatilidade. Em essência, esta é uma plataforma completa que inclui um sistema operacional, API, baterias, software e capacidade de armazenamento de dados. Pode-se pensar nisso como um iPhone sobre rodas. A base plana permite que as empresas construam os Pod’s (aplicativos) que desejarem no topo.