Mackenzie recebe o Concerto Coral Sinfônico Alemanha-Brasil

01.04.201613h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie recebe o Concerto Coral Sinfônico Alemanha-Brasil

A Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim e o Coro Universitário Mackenzie apresentaram-se no Teatro Ruy Barbosa, no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), na noite do dia 31 de março, às 20h. Os ouvintes puderam apreciar a obra de Karl Jenkins “O Homem Armado – Uma celebração da Paz” e de John Rutter “Magnificat”, além da exibição da soprano Elisabeth Ratzersdorf. Os regentes foram Knut Andreas e Parcival Módolo, respectivamente.

A Orquestra Sinfônica Jovem Berlim, regida pelo maestro Knut Andreas (Alemanha), com sede no Georg-Friedrich-Händel-Gymnasium dedica-se à educação musical de adolescentes de 14 a 19 anos de idade. O grupo possui aproximadamente 80 componentes que viajaram por conta própria, hospedando-se nas residências dos coralistas e não cobraram cachê. A orquestra tem como objetivo o enriquecimento do trabalho musical de jovens em Berlim com concertos e projetos, o fomento e desenvolvimento do intercâmbio cultural internacional para contribuir à educação musical dos alunos.

O Coro Universitário Mackenzie surgiu pela então Divisão de Arte e Cultura – hoje Coordenadoria de Arte e Cultura, e é parte projeto de corais graduados da instituição. Nasceu destinado às apresentações públicas, concertos coral-sinfônicos e de representação da universidade. É formado, em sua estrutura básica, por 80 acadêmicos-bolsistas da Universidade e mais 30 colaboradores convidados.

O responsável pelo evento é o maestro Parcival Módolo, um dos maestros mais respeitados e conceituados do país, com trabalhos nacionais e internacionais, como Gastdirektor da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld (Alemanha), principal maestro convidado da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam, maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, maestro permanente das orquestras Jovem e Juvenil de Lima, Peru, e professor de regência orquestral e diretor da orquestra do Festival Internacional de Arequipa.

Hoje, dia 1 de abril, a apresentação será na Basílica Nossa Senhora do Carmo, localizada na Bela Vista. “Daqui quatro semanas, nos apresentaremos na Alemanha, nas cidades de Berlim e Potsdam, completando a segunda etapa dessa parceria”, ressaltou o reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, presente no evento.