Mackenzie realiza Concurso Nacional de Piano

21.12.201518h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie realiza Concurso Nacional de Piano

Em dezembro foi realizada a grande final do Concurso Nacional de Piano “Mackenzie 145 anos”. O evento começou no dia 16 de dezembro com um Recital de Abertura apresentado pelo pianista e diretor artístico do concurso, Vagner Ferreira, e teve seus recitais avaliativos entre 17 e 19 de dezembro.

 

Pianistas do Brasil inteiro foram divididos em categorias por idade, sendo o 1º turno entre 8 e 13 anos, o 2º turno de 14 a 17 anos e o 3º turno a partir dos 18 até 35 anos. As provas foram executadas sem auxílio da partitura e apresentadas a um júri formado por importantes músicos do cenário nacional: o maestro Parcival Módolo, coordenador da Coordenadoria de Arte e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o pianista e compositor Amaral Vieira e a pianista Eny da Rocha.

 

Os candidatos do 1º turno se apresentaram em uma prova única realizada no dia 17, com tempo máximo de 10 minutos para executar uma peça de autor brasileiro e uma peça de livre escolha. O vencedor foi Estefan Vergara Iatcekiw, de Curitiba, Paraná, seguido por Daniel Haruyuki Momo Vespa e Julia Wang Jorge. Estefan, que participou de seu terceiro concurso, contou que não ficou muito nervoso e que o prêmio foi um grande presente. “É muito importante para um pianista a valorização do trabalho dele”, contou. Para o  2º e o 3º  turnos os candidatos participaram de duas fases, eliminatória e final.  Entre os adolescentes do 2º turno o vencedor foi José Artur Cunha de Souza, em segundo lugar Jennifer Alexandra Gomes Rodrigues Pereira e em terceiro Jordan Alexander Gomes Rodrigues Pereira. No 3º. turno o primeiro lugar foi de Bruno Leonardo Theiss, seguido por João Pedro Josino Cid Camargo e Henrique Peixoto Rabelo. Vitor Zendron da Cunha recebeu o Prêmio Antônio Bezzan, oferecido para  a  melhor  performance  de  um  dos  Prelúdios  Op. 1 do  compositor  homenageado,  Alexander  Scriabin. Os vencedores receberam prêmios que contemplaram recitais solo, oportunidade de uma apresentação com orquestra, além de um certificado.

 

Promovido pela Chancelaria e pela Coordenadoria de Arte e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com o Banco Rendimento, o evento teve o objetivo de estimular o meio artístico, realizando um dos maiores concursos dessa categoria no estado de São Paulo. Para os jurados convidados essa ação é de fundamental importância para o cenário atual da música brasileira. A pianista Eny da Rocha elogiou a iniciativa do Mackenzie, lembrando que a música está em constante renovação. No mesmo sentido Amaral Vieira pontuou o quanto a participação nesses eventos é boa para o desenvolvimento do pianista. “Todos nós, que somos da geração mais antiga, tivemos a oportunidade de participar de concursos quando éramos jovens. E é muito estimulante porque mais importante que ganhar concursos é participar de concursos. O candidato tem que apresentar uma quantidade de obras exigidas em um prazo determinado, e acaba tendo um progresso muito acentuado em função das oportunidades de concurso. Esse do Mackenzie, especialmente, é interessante porque contempla desde os interpretes mais jovens até aqueles que já estão em uma idade de ingressar no mercado profissional. E é lógico, aquele que conseguir conquistar um dos três primeiros lugares vai ter a sua carreira facilitada, é como se as portas se abrissem mais facilmente, ainda mais com o prestígio do Mackenzie no ano em que celebra seus 145 anos”, falou.

 

O diretor artístico do concurso, Vagner, que é pianista da capelania, lembrou que a música no Mackenzie sempre teve uma função muito importante, uma função educativa e evangelística e que não poderia ficar de fora em uma data tão importante. “Estamos muito felizes de ver essa moçada toda fazendo arte de uma forma tão bonita, e com excelência”, contou. Segundo ele, essa ideia nasceu a bastante tempo e foi amadurecida ao lado do Maestro Parcival. “Com a vinda do Vagner a capelania e a Arte e Cultura se uniram nesse projeto e conseguimos concretizá-lo nessa data tão bonita para nós. E estamos muito contentes por conseguirmos juntar alguns dos maiores pianistas da nova geração do Brasil e isso é muito significativo”, contou o maestro Parcival.

 

 

Para conferir a premiação e informações complementares, acesse o link: http://up.mackenzie.br/concurso-de-piano