Cultura

Mackenzie e Gordon College estabelecem novas parcerias

Em encontro nos EUA, diretor Solano Portela, do Mackenzie, é reconhecido por atuação na Educação

28.05.201915h35 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Durante os dias 17, 18 e 19 de maio, comitiva mackenzista composta por José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM); Solano Portela, diretor de Operações da Educação Básica (DIREB) do IPM; e Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie, estiveram na cidade Wenham, localizada na região metropolitana de Boston, no estado de Massachusetts (EUA), para visitar o Gordon College, faculdade confessional norte-americana.

Na ocasião, dois importantes convênios foram firmados entre o Mackenzie e o Gordon College na área educacional para o desenvolvimento de currículo e cursos e para uma dupla titulação em um mestrado strictu senso, firmado com Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) do Mackenzie. A parceria pretende estabelecer um trabalho colaborativo que promova maior conexão entre os valores da identidade institucional da Universidade em cursos de graduação e pós-graduação, também estão previstas trocas de informações e mobilidade acadêmica para professores e alunos.

Na mesma viagem, o Gordon College conferiu o título de Doutor em Letras Humanas, Honoris Causa (Doctor of Humane Letters) a Solano Portela, honraria concedida em função de seu extenso trabalho no campo educacional, incluindo cerca de 20 livros de sua autoria e coautoria. Além do presidente do IPM e do chanceler, a cerimônia contou com a presença do presidente do Gordon College, Michael Lindsay, que já visitou o Brasil e o Mackenzie várias vezes nos últimos anos, e o Conselho Deliberativo da Faculdade.

Além da entrega da honraria, os mackenzistas participaram de duas cerimônias distintas: um culto de ação de graças (Baccalaureate), na capela do campus do Gordon College, e a formatura própria (Commencement), realizada ao ar livre e que contou com cerca de 600 formandos de graduação e pós-graduação em diversas áreas.

Sobre o professor Solano

No Mackenzie há 15 anos, Portela já realizava pesquisas, palestras e produzia escritos na área da Educação desde 1985. Nos 15 anos em que atuou pelo Mackenzie, cinco foram dedicados à gestão financeira da Instituição (2008 a 2013), época em que também se manteve conectado ao campo educacional, bem como palestrando e produzindo textos e livros nessa área.

“Mesmo consciente de que muitas outras pessoas mereceriam ser alvo desta honraria, aqui do Mackenzie e no Brasil, senti-me alegre e gratificado. Recebo como um presente de Deus outorgado em uma área que tem galvanizado o meu interesse e meu trabalho por várias décadas, e que me permitiu transformar pesquisas em obras escritas, as quais podem auxiliar muitos que objetivam uma educação melhor para nossa nação”, declara Portela sobre o reconhecimento.

A família de Portela – sua filha, esposa e três filhos – também esteve presente na cerimônia em que o professor foi laureado. “Para mim, foi um presente adicional ao título recebido a presença da família, bem como foi gratificante ver o esforço do presidente e do chanceler do IPM em irem a Boston, dando-me a destra de solidariedade e parabéns em todos os momentos, sempre com o apoio do Conselho Deliberativo do Instituto”, encerra Portela.