Reitor do Mackenzie cumprimenta CEO da universidade de Coventry
Atualidades

Mackenzie assina entendimento com universidade do Reino Unido

Instituições avaliam oportunidades em diversas áreas de pesquisa

31.10.201815h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie assina entendimento com universidade do Reino Unido

Na tarde da terça-feira, 30 de outubro, o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Benedito Guimarães Aguiar Neto, esteve reunido com Paul Noon, pró-vice-chanceler de Empreendimento e Inovação da Universidade Coventry (UC) do Reino Unido, e outros representantes da instituição estrangeira para assinatura do memorando de entendimento entre as duas universidades. O encontro, ocorrido no campus Higienópolis do Mackenzie, é parte do projeto de internacionalização da UPM e teve participação de diversos representantes de ambas instituições para avaliar as oportunidades de parcerias.

De acordo com Carl Perrin, CEO do Instituto de Transporte Futuro e Cidades da Coventry, a universidade possui instalações em diversas partes do Reino Unido – em Londres, Leste de Londres, Scarborough – além da própria cidade de Coventry, a qual tem cerca de um terço de sua população ligada à universidade, sendo quase considerada como um município universitário.

A instituição está entre as top 10 do Reino Unido em satisfação geral, possui cinco grandes centros de pesquisa, cerca de 60 mil alunos (em suas diversas unidades e no exterior) e 3.300 funcionários. “Somos reconhecidos como o segundo centro mais importante em design automotivo, com foco em experiência do usuário e pesquisas, neste e outros centros, voltadas para a aplicação prática”, completa Perrin.

A Coventry ainda possui um projeto de mobilidade autônoma que tem a inteligência artificial como um grande pilar de pesquisa, aplicando modelos digitais, aprendizado de máquina, etc. “Atuamos também em segurança cibernética voltada não apenas para sistemas, mas com estudo de comportamento humano para inclinação ao crime, compreendendo melhor as motivações e não apenas o ato em si”, destaca o CEO.

Para Paul Noon, a reunião foi um sucesso, com a oportunidade de avaliar os diversos centros acadêmicos mackenzistas e seus pontos de toque com a Coventry. “Temos aqui uma grande chance de parceria já que podemos atuar em conjunto não apenas nas áreas que temos em comum, mas também naquelas em que somos diferentes, podendo ser complementares”, enfatiza Noon.

A Comitiva da Universidade de Coventry, composta também por Anne Coufopoulos, diretora de Empreendimento e Comércio da Faculdade de Saúde e Ciências da Vida, e Érika Azevedo, consultora de Desenvolvimento de Negócios para América Latina, ainda realizou uma visita pelo campus Higienópolis, quando puderam conhecer alguns dos centros de pesquisa do Mackenzie.

Além do reitor da UPM, a reunião contou com a participação dos mackenzistas: Paulo Batista Lopes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Maria Lage, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI); José Augusto Pereira Brito, diretor do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias (MackGraphe); Nizam Omar, diretor da Faculdade de Computação e Informática (FCI); Maria Luisa Mendes Teixeira, coordenadora de Pesquisa (COPq); Leandro Nunes de Castro Silva, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Leandro Augusto da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação; Luiz Renato Rodrigues Carreiro, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (PPGDD); Marcos Massi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia (PPGEMN); Alexandra Caldas Osório, pesquisadora do PPGDD; Christiano José Santiago de Matos, pesquisador do PPGEMN; Elizeu Coutinho de Macedo, pesquisador do PPGDD; e José Geraldo Simões Junior, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.