Eventos

Jornalismo Mackenzie realiza evento em comemoração aos 20 anos do curso

A palestra de abertura tem como tema o “futuro do jornalismo” e todos os convidados são antigos Mackenzistas

20.10.202018h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Jornalismo Mackenzie realiza evento em comemoração aos 20 anos do curso

Neste ano, o curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) completa 20 anos. Desde 2000, profissionais saem da graduação como comunicadores preocupados com a veracidade da informação, empáticos com o próximo e que garantem o exercício da democracia.

Em comemoração a essa data, durante os dias 27 e 28 de outubro, o CCL realizará um evento on-line e convida profissionais mackenzistas para participarem de mesas temáticas sobre: Economia; Moda; Futuro do Jornalismo; Esportes; Política; Documentário; Comunicação Corporativa; Cultura e Entretenimento; Assessoria de Comunicação; Comunicação Digital; Grande Reportagem; Audiojornalismo; Telejornalismo; e Democracia e Jornalismo.

As palestras de abertura e de encerramento serão transmitidas pela TV Mackenzie no YouTube. As demais mesas serão destinadas exclusivamente aos alunos do curso. 

No dia 27, às 11h, o painel “Futuro de Jornalismo” será ao vivo e recebe Gabriel Prado, da Globo News; Sérgio Spagnuolo, da Volt Data Lab; e Vagner Alencar, da Agência Mural. A moderação da conversa fica por conta do coordenador do curso de Jornalismo, professor André Santoro, e também da professora do curso Denise Paiero.

Para finalizar a comemoração dos 20 anos do curso, no dia 28, a partir das 16h, a conversa será sobre “Jornalismo e Democracia”, com Victor Ferreira, da Globo News; Luanda Vieira, da Vogue Brasil; e Thiago Domenici, da Agência Pública. A mediação será feita pelos professores Santoro e Vanderlei Dias.

Questionado sobre a importância de tratar sobre o futuro do jornalismo, Santoro defende que esta é uma das profissões mais importantes do cenário contemporâneo.

“Por conta de questões de manutenção da democracia e a necessidade das pessoas se informarem por meios que sejam legítimos e confiáveis; diante dessa avalanche de informações, que recebemos o tempo todo, por redes sociais e aplicativos de mensagens. O jornalismo permite que as pessoas se mantenham bem informadas e não apenas informadas”, pontua ele.

Conquistas 

O curso do Mackenzie coleciona conquistas nas últimas décadas, sendo a última delas as cinco premiações no ExpoCom Sudeste 2020, principal premiação para estudantes de comunicação no Brasil.

O coordenador enxerga o curso como ‘vencedor’, pois “formamos milhares e milhares de alunos para o mercado de trabalho. Antigos alunos estão em cargos muito importantes em empresas de comunicação ou tocando projetos pessoais vitoriosos”. Ele ainda destaca a alta empregabilidade e o viés de uma formação generalista, equilibrando a prática com a teoria, preparando o aluno não só para o mercado da comunicação, mas também para o mundo da pesquisa. 

“Essa formação oferece ao aluno a oportunidade de conhecer várias disciplinas. Então nós não temos apenas aulas de jornalismo audiovisual, por exemplo; também temos aula de filosofia, para o aluno ter a base de conhecimento que vai ajudá-lo a trabalhar no mercado. Temos a formação teórica, prática e a base humanística - o que ajuda a compor o retrato do profissional de comunicação”, explica. 

Serviço
Jornalismo - 20 anos 

Mesa: “Futuro do jornalismo” 
Data: 27 de outubro
Horário: 11h
Transmissão: Canal do YouTube ou site da TV Mackenzie 

Mesa: “Democracia e Jornalismo
Data: 28 de outubro
Horário: 16h
Transmissão: Canal do YouTube ou site da TV Mackenzie 

Programação completa: acesse aqui