Universidade

Jornalismo Mackenzie discute o papel da imprensa na democracia

Debate fechou o evento de comemoração pelos 20 anos do curso

29.10.202017h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Jornalismo Mackenzie discute o papel da imprensa na democracia

Para encerrar as comemorações pelos 20 anos do curso de Jornalismo do Centro de Comunicação de Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), na tarde do dia 28 de outubro, alunos e convidados participaram do painel sobre o tema “Jornalismo e Democracia”. A mesa foi composta por profissionais de destaque em veículos midiáticos, todos antigos mackenzistas: Victor Ferreira, da GloboNews; Luanda Vieira, da Vogue Brasil; e Thiago Domenici, da Agência Pública. Os mediadores responsáveis foram o coordenador do curso de Jornalismo, André Santoro, e o professor Vanderlei Dias.

Dentre os assuntos tratados, estiveram: representatividade, processo histórico e sua influência no cenário da imprensa brasileira, a importância do senso de coletividade e a necessidade de aproximar o público do fazer jornalístico - para que entendam os processos e pilares democráticos. Confira:

Jornalismo garante a democracia

Na mesa, a editora de Beleza da Vogue, Luanda Vieira, destacou que, na contramão do que muitas pessoas pensam, a moda deve ser, cada vez mais, um espaço democrático, que busque a diversidade e representatividade. “A moda é parte do nosso dia a dia. Para mudar o mundo, cada um faz o pouco que pode, mas não conseguimos mudar o mundo sozinhos. Então é preciso perguntar: O que posso fazer com a realidade que eu tenho?”, relata.

Também dentro do tema, o jornalista Thiago Domenici constata que a reportagem é um instrumento de interesse público, fundamental no exercício da democracia. De acordo com ele, os tantos ataques à imprensa e perseguição aos jornalistas que temos hoje foram, em grande parte, influenciados pelo processo histórico do país, que não levou em conta o direito à memória e o direito à verdade nessa trajetória. 

O jornalista Victor Ferreira aborda que a discussão sobre o papel da imprensa na democracia não deve se ater somente aos profissionais da área e estudantes do curso, mas à própria população. “Quem consome as notícias precisa saber como elas são feitas, algo que não aconteceu durante anos. Para começarmos a fazer isso, precisamos explicar com clareza profunda o papel do jornalismo, mostrar porque ele é um dos pilares da democracia”, completa.

O painel de encerramento das comemorações contou, ainda, com a mensagem do diretor do CCL, professor Marcos Nepomuceno, que falou sobre a importância da participação da UPM na formação dos profissionais jornalistas.

“Esses dois dias de evento foram muito gratificantes para todos nós. Discutir, hoje, as relações entre democracia e jornalismo é também discutir a nossa responsabilidade como locus do debate. Certamente, vamos repetir essa comemoração nos 30, 40 anos e por muito tempo na história do curso”, afirma Nepomuceno.

Os 20 anos de Jornalismo Mackenzie

Durante os dias 27 e 28 de outubro, o CCL da UPM realizou um evento on-line e convidou profissionais mackenzistas para participarem de mesas temáticas sobre diversos temas, como: Economia; Moda; Futuro do Jornalismo; Esportes; Política; Cultura e Entretenimento; Assessoria de Comunicação; Comunicação Digital; Grande Reportagem; Audiojornalismo; Telejornalismo, dentre outros.

As palestras de abertura e de encerramento foram transmitidas pelo canal da TV Mackenzie no YouTube ao vivo, enquanto os painéis específicos tinham participação restrita aos alunos do curso.