Foto de entrada do prédio 1.
Cultura

Jornada do Patrimônio no Centro Histórico e Cultural Mackenzie

Evento acontece no dia 17, no campus Higienópolis

13.08.201917h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Jornada do Patrimônio no Centro Histórico e Cultural Mackenzie

No dia 17 de agosto, acontece a Jornada de Patrimônio 2019, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), campus Higienópolis. A jornada, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, celebra todos os cantos da cidade por meio das histórias, memórias, pessoas e lugares que traduzem o nosso patrimônio histórico e cultural. O evento é gratuito e aberto ao público.

O objetivo é compartilhar e fortalecer iniciativas de valorização do patrimônio cultural paulistano que procuram trabalhar os distintos territórios, evidenciando as particularidades históricas e aspectos contemporâneos das cinco regiões da cidade: centro, norte, sul, leste e oeste. E com tanta história para contar, é claro que o Mackenzie não estaria fora dessa!

Programação

No dia 17 de agosto, os visitantes terão a oportunidade de fazer o Passeio Histórico, das 10h30 às 17h30, pelo campus do Mackenzie e conhecer a importância da arquitetura tombada e suas memórias para a história da Instituição e para a cidade de São Paulo. Além disso, duas oficinas serão ministradas por professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 

Às 10h, acontece a de “Métodos e processos não-invasivos e não-destrutivos para levantamento e diagnóstico do patrimônio cultural edificado”, na qual o objetivo é possibilitar a experimentação de técnicas não invasivas de levantamento e diagnóstico de danos e patologias em edificações, em especial o patrimônio cultural edificado, de modo a desmistificar a atividade e aproximar o público leigo do instrumental existente para esta tarefa. 

Já às 11h, a de “Patrimônio Arquitetônico do bairro de Higienópolis e Campus Mackenzie”, na qual serão destacados os aspectos urbanísticos e arquitetônicos do bairro, desde a sua fundação, em 1892, até os dias atuais. 

Caso queira conferir a programação completa da Jornada do Patrimônio 2019, acesse o site da Prefeitura. 

Serviço

Data: 17 de agosto

Horário: Das 10h30 às 17h30: Passeio histórico

Às 10h:Oficina de “Métodos e processos não-invasivos e não-destrutivos para levantamento e diagnóstico do patrimônio cultural edificado”

Às 11h: Oficina de Patrimônio Arquitetônico do bairro de Higienópolis e Campus Mackenzie

Local: Centro Histórico e Cultural Mackenzie, campus Higienópolis, Rua Maria Antônia, 307, prédio 1