Alunos vitoriosos posam ao lado da vaca vice-campeã
Pesquisa e Inovação

Instituto Cristão de Castro conquista 2º lugar na Agroleite

Concurso de produção de leite ocorre durante uma das maiores feiras agropecuárias do país

20.08.201910h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Instituto Cristão de Castro conquista 2º lugar na Agroleite

Alunos do Instituto Cristão de Castro (ICC), associado ao Mackenzie, conquistaram a segunda colocação em concurso de produção de leite, durante a realização da Agroleite 2019, que terminou na última sexta-feira, 16 de agosto, em Castro, no interior do Paraná. Além disso, a equipe de estudantes do Colégio também ficou bem avaliada na categoria de beleza animal. 

No torneio leiteiro de aproximação, que contou com a participação de mais de 30 vacas, o objetivo era produzir o mais próximo de uma média pré-determinada durante quatro dias. “Uma boa fêmea produz 50 litros de leite por dia. Tivemos até de segurar um pouco a sua produção para não passar da nossa meta”, disse o coordenador do ICC, Timotheo Silveira. 

“Estamos disputando com fazendas de genética e profissionalismo já consagrados no mercado. E participar com alunos e aplicar nossos conhecimentos para que o ICC cresça, conquistando o segundo lugar, é a comprovação de que estamos no caminho certo”, comemorou Silveira. Por conta dos bons resultados, alguns alunos foram convidados para trabalhar em outras empresas do setor.

A vaca produtora de leite, que rendeu a boa colocação à equipe do ICC, é 100% desenvolvida pelo Instituto, o que inclui escolhas genéticas e cruzamentos aprimorados. Isso tudo é feito pela Instituição desde 2014. 

Em outra modalidade da disputa, que dividiu as vacas por tipos, a representante do ICC ficou em quarto lugar.

Após o fim da Agroleite, os estudantes do ICC se preparam para participar da Expojovem, exposição de animais jovens, que será realizada no ano que vem, e também para a próxima edição da Agroleite.

Protagonismo

Em uma competição com grandes produtores de leite, os alunos do Instituto demonstraram ter responsabilidade e não ficaram para trás em nenhuma disputa. “Eles prepararam os animais, apresentaram e cuidaram. Discutimos a nutrição que ia ser usada, acompanharam a escolha dos animais em aula prática e a sua preparação”, explicou Silveira, que conta ainda que os estudantes demonstraram muita alegria por terem sido premiados.

Beleza animal 

Apesar de não ter subido ao pódio, os alunos do ICC foram muito bem na competição que avaliava os atributos físicos do gado leiteiro. A disputa foi com fazendas e empresas que contavam com profissionais estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos e Austrália. Apesar da dificuldade, o ICC ficou entre as primeiras dez colocações em todas as categorias que disputou. 

A estudante Amanda Grechinski realizou uma boa apresentação do animal cuidado pelo Instituto. Por conta disso, ela foi convidado por um expositor para a apresentação, o que rendeu uma premiação especial para a aluna. “Como é um ramo que está crescendo cada vez mais, é um privilégio participar. Aqui eu conheci pessoas influentes, que podem me ajudar na carreira. Elas conseguiram me ajudar ainda mais no ramo agropecuário”, comemorou ela. 

Doação

O leite produzido pelos estudantes na Agroleite foi doado para a empresa Trouw Nutrition que, em parceria com o projeto “Agro contra o Câncer”, enviou o alimento para a Fundação Pio XII - Hospital do Amor, em Barretos, no interior de São Paulo, especializado na tratamento oncológico.