Identidade brasileira sob visão estrangeira é tema em Workshop

22.08.201716h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Identidade brasileira sob visão estrangeira é tema em Workshop

Acontece nos dias 23 e 24 de agosto, das 10h às 13h, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, o primeiro Workshop Soft Power Brasil: identidade brasileira sob um olhar estrangeiro, evento que fará leituras da cultura brasileira do ponto de vista da identidade, como enfoque do olhar e representações do estrangeiro.

 O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Arte e História da Cultura e contará com a participação da professora Stephanie Dennison (Universidade de Leeds – Inglaterra), que trará sua visão para uma análise de identidade do Brasil, baseando-se em filmes, revistas, livros, entre outros.

 A professora visitante do Programa de Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Mackenzie, com apoio do fundo MackPesquisa, também analisará a cultura brasileira do ponto de vista soft power (poder brando), com uma análise das impressões e percepções do show de abertura do Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No segundo dia, a professora mostrará sua experiência em trabalhar em um projeto desenvolvido em Codó, no Maranhão, utilizando as técnicas de artes participativas para documentar a vida nesta região. Uma das metas finais do projeto é produzir uma representação alternativa, feita por jovens que não costumam ter a oportunidade de participar de decisões sobre como o país se representa, e destinada a públicos alternativos (outros jovens que participam do projeto na África do Sul e na Índia).

 

Sessão 1: O olhar estrangeiro sobre o Brasil no cinema e na história editorial

 

Sessão 2: - Soft Power Brazil Style – uma análise da abertura dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro

                 -  Usando o cinema e as artes participativas para mudar o olhar sobre o Brasil

 

O evento é gratuito e será ministrado em português. Haverá certificado de participação aos presentes.

 

Serviço:

Data: 23 e 24 de agosto

Horário: 10h às 13h

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie - Rua Itambé, 135, Higienópolis, São Paulo – Prédio 9 (Sala de Videoconferência)