Atualidades

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie inaugura nova unidade de internação

Nova área é composta por apartamentos compartilhados, individuais e suítes

28.02.202017h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie inaugura nova unidade de internação

Acontece na segunda-feira, 02 de março, às 15h, a inauguração da nova Unidade de Internação do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Um dos mais antigos de Curitiba, o Evangélico Mackenzie é um hospital privado, filantrópico – cuja mantenedora é o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) –, que presta mais de 90% de seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

A nova unidade de internação, com cerca de 2.350 m2 de área, comporta apartamentos compartilhados, individuais e suítes. O novo espaço vai garantir maior conforto e privacidade aos pacientes e acompanhantes. As instalações de alta qualidade foram pensadas de acordo com os melhores conceitos de hotelaria hospitalar.

“A entrega deste espaço qualificado, no oitavo andar do nosso Hospital, tem um significado muito especial para todos nós do Mackenzie, pois representa mais um importante passo no processo de reestruturação de nossas estruturas hospitalares. Quero parabenizar a todos da equipe do Hospital pelo bem-sucedido projeto de modernização e fortalecimento do HUEM. É, portanto, um momento de, juntos, rendermos graças a Deus”, destaca José Inácio Ramos, presidente do IPM.

Segundo Luiz Roberto M. Rocha, diretor de Saúde do IPM, a nova unidade de internação representa a concretização de um objetivo e, paralelamente, a continuidade do processo de reestruturação das melhorias implementadas pela instituição desde que assumiu a gestão do Evangélico Mackenzie, em janeiro de 2019. “Outras frentes de trabalho já estão em andamento e reafirmo o nosso compromisso com a qualidade da assistência hospitalar, com a qualidade do cuidado em saúde e com o bem-estar dos paranaenses, em especial os curitibanos”, conclui.

Ao longo de 2019, o hospital ganhou a construção de uma nova ala pediátrica (aumento de 35 para 100 leitos) e de um novo pronto-socorro com 50 leitos e equipamentos de ponta possibilitaram um aumento de cerca de 24% no número de atendimentos, em relação a 2018.

Ao todo, foram 263 mil atendimentos a mais, passando de 1.101.244 em 2018 para 1.364.844, em 2019. Além do aumento quantitativo, a nova direção do Hospital conseguiu ampliar os atendimentos de alta complexidade. O número de cirurgias gerais cresceu 31%, passando de 18 mil para 24 mil procedimentos. O maior salto numérico se deu nas consultas eletivas: de 179 mil, em 2018, pulou para 268,5 mil em 2019 – 50% de acréscimo.

O evento de inauguração desta segunda-feira tem as presenças confirmadas de: prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Inácio Ramos; o diretor de Saúde do IPM, Luiz Roberto M. Rocha; representantes da Saúde do município, de associações e entidades de classe, bem como de executivos HUEM.

Investimento

A maior capacidade de atendimento só foi alcançada graças aos investimentos de R$ 12 milhões que o Hospital recebeu em 2019. Que ampliou o acesso ao pronto-socorro nos atendimentos de urgência e emergência.

Para 2020, estão previstos novos investimentos. O objetivo, segundo o diretor-geral Dr. Rogério Donato Kampa, é o HUEM continuar como referência na cidade, mas sem abandonar a vocação de atender, em sua maioria, pelo SUS.

Mais uma iniciativa prevista para 2020 é a construção de outro bloco hospitalar com cinco andares, onde vai funcionar o novo ambulatório.

Hoje, são 475 leitos (416 SUS e 59 convênios e particulares), dos quais 39 de UTI adulto, 20 de UTI neonatal e 10 de UTI pediátrica. Está em andamento a implantação de uma nova UTI com mais 10 leitos específicos para queimados – setor no qual o Hospital é referência. Atualmente, conta com 450 médicos credenciados e mais 160 residentes, em 30 diferentes especialidades médicas, além de 1.800 profissionais que movem a instituição.

Qualidade no atendimento

O HUEM é referência em atendimento a vítimas de queimadura, trauma (urgência e emergência), gestação de alto risco, neurocirurgia, transplante renal e no atendimento a vítimas de violência sexual. Vale ressaltar que o Evangélico Mackenzie é o 1º em Banco de Pele Humana do Paraná e o 4º Banco de Pele do Brasil, sendo este o 2º lugar no país no ranking de captação de pele.

Possui os selos e certificação pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS) como Hospital de Ensino, certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como Hospital Sentinela, e um dos mais importantes para uma instituição de saúde como Hospital Amigo da Criança certificado pela UNICEF.

Desenvolve, ainda, um trabalho social e de saúde, oferecendo o benefício de ter um Banco de Leite Humano, que conta com uma média de 2.800 doadoras ao ano, que geram cerca de 1.000 litros de leite pasteurizados, com estoque de mais de 1.700 litros, distribuídos a cerca de 970 bebês da UTI Neonatal. (Dados de 2018)

Serviço

Inauguração Nova Unidade de Internação - Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

Data: 02 de março de 2020 – às 15h

Endereço: Al. Augusto Stellfeld, 1.908 – Bigorrilho – Curitiba (PR)