Eventos

Gastronomia recebe chef de casa histórica de São Paulo

Raphael Despirite conversa com alunos do Mackenzie sobre carreira e cozinha paulistana

09.03.202008h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Gastronomia recebe chef de casa histórica de São Paulo

No dia 12 de março, o Mackenzie recebe o chef de cozinha Raphael Despirite, do restaurante Marcel, para a aula inaugural do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento com o tema “Restaurantes tradicionais de São Paulo: pioneirismo na construção da Gastronomia Paulistana”, acontece no auditório João Calvino, localizado no campus Higienópolis.

O chef convidado é um representante da tradicional gastronomia francesa na capital paulistana, comandando um restaurante que está na família há três gerações. “Além da rica experiência como chef e administrador de um restaurante renomado, também se comunica com os jovens por meio do Groselhando, um podcast do mundo das comidas e bebidas, no qual recebe convidados para comentar sobre a gastronomia atual”, conta o professor Maurício Lopes, responsável pelo evento. 

Como São Paulo é considerada uma das capitais gastronômicas do mundo, ela recebe influência de várias culturas e oferece uma variedade de pratos e sabores. “Nessa aula, vamos conversar sobre as principais transformações nos últimos anos, e identificar a gastronomia, considerada patrimônio imaterial e cultural da cidade, por meio dos restaurantes tradicionais”, completa o professor. 

O assunto da aula inaugural também é discutido em uma das linhas de pesquisa do curso. Como explica Lopes, existe um cuidado em manter os alunos sempre informados e atualizados sobre os principais acontecimentos, temas e personalidades que se destacam na gastronomia nacional e internacional. “Faz parte do nosso objetivo criar oportunidades de diálogo e entendimento do mercado profissional”, explica. 

O evento, organizado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, é gratuito, aberto ao público e não precisa de inscrição. 

Serviço 
Aula Inaugural Gastronomia 
Data:
12 de março
Horário: 19h 
Local: Auditório João Calvino, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis