Gastronomia

Gastronomia do Mackenzie lança seu primeiro curso de pós-graduação

Especialização em Gestão em Serviços de Hospitalidade tem inicio em 2019

07.12.201815h34 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Gastronomia do Mackenzie lança seu primeiro curso de pós-graduação

Com o intuito de explorar a visão estratégica, mercadológica, e processos de recepção, eventos, serviços de alimentação e bebidas, o curso de graduação tecnológica em Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) lança no primeiro semestre de 2019 o primeiro curso de Especialização, Lato Sensu da área, focado em Gestão e Serviços de Hospitalidade.

O curso tem como objetivo desenvolver recursos teóricos e práticos para aprimorar atividades profissionais da área intitulada “Hospitalidade”, que trabalha tecnologias relacionadas a diversas áreas, com ênfase em planejamento, organização e operacionalização, na avaliação de produtos e serviços inerentes à hospitalidade em geral. O público-alvo do novo curso são profissionais graduados em gastronomia, hotelaria, administração, turismo, eventos, nutrição, relações públicas e outras áreas similares.

As aulas da especialização são presenciais nas segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h30, e acontecem no campus Higienópolis do Mackenzie. Para conhecer mais sobre essa pós-graduação conversamos com Camila de Meirelles Landi, coordenadora do curso de tecnologia em gastronomia. Confira!

Por que a hospitalidade foi o tema escolhido para o primeiro curso de pós graduação da Gastronomia?

Pela potencialidade do mercado, em especial, do turismo de negócios, da hotelaria de luxo, do trabalho cada vez maior com a gastronomia em estabelecimentos que vão desde restaurantes até em outros serviços de alimentação de grandes hotéis e trabalhos com especialidades. A Hospitalidade é uma grande área que envolve a gastronomia, a hotelaria, o turismo, a hotelaria hospitalar e áreas correlatas, tanto do ponto de vista comercial e gerencial, como do ponto de vista doméstico. Trabalhar com hospitalidade é trabalhar com pessoas, se relacionar com pessoas. Precisamos abordar mais a hospitalidade em todos os seus aspectos, e formar profissionais aptos para atuar nesse mercado amplo que pede cada vez mais uma melhor compreensão do termo e suas possibilidades de atuação com maestria e profissionalismo.

O tema da pós, Gestão e Serviço de Hospitalidade é muito procurado no mercado?

O tema da hospitalidade, para quem trabalha nas áreas correlatas, é mais próximo e utilizado. Porém, no Brasil, a hospitalidade é ainda pouco explorada em todas as suas perspectivas e contextos de atuação. Pretendemos trabalhar na UPM o tema, explorando-o ao máximo e formando profissionais que interagem com pessoas com todas as ferramentas para uma boa gestão de serviços, visão estratégica e mercadológica, além dos princípios básicos que se relacionam com o tema, oferecendo assim uma verdadeira hospitalidade em qualquer serviço ou acolhimento prestado.

Qual é a importância desse tema para a gastronomia?

A gastronomia está inserida na hospitalidade. São temas diretamente relacionados, ficando dentro do grande guarda-chuva da hospitalidade. Oferecer um bom serviço de alimentação em restaurantes, em grandes hotéis, em pequenos estabelecimentos de nichos específicos, ou até mesmo que pequenos meetings faz toda a diferença na expectativa dos clientes. Saber organizar e gerenciar eventos, recepções, e os demais serviços em que a alimentação está inserida é fundamental para um profissional de gastronomia.

Vocês pretendem fazer outros cursos?

Inicialmente, estamos focados em trabalhar nossos Cursos de Graduação de Tecnologia em Gastronomia e Pós-Graduação em Gestão e Serviços de Hospitalidade, com forte base conceitual e com qualidade de ensino, formando bons profissionais com todas as necessidades que o mercado atual pede, com foco no futuro e superando as expectativas daqueles que as procuram. Ainda, trabalharemos - em breve - temas correlatos em cursos de extensão, os quais potencializam nossas estratégias de formação e atuação profissional.