Nossos Talentos

FAU+D Mackenzie Acolhe participa das Janelas CasaCor

Projeto cria cozinha comunitária no bairro da Brasilândia

14.12.202015h04 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU+D Mackenzie Acolhe participa das Janelas CasaCor

Em parceria com a CasaCor, o Programa   de Extensão FAU+D Mackenzie Acolhe, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, participa de exposição do Janelas CasaCor, iniciativa que visa apontar novas tendências de moradia, com um projeto de cozinha comunitária no bairro da Brasilândia, em São Paulo, e conta com apoio da administração regional.

O projeto da cozinha utiliza materiais sustentáveis e tecnológicos e conta com uma área externa que terá uma cobertura em estrutura de bambu, executada pela Gera Brasil, e um deck. Dois canteiros laterais com jardins e plantio. Está planejado um mural de um artista local na parede posterior ao contêiner. Após a exposição, a estrutura que foi desenvolvida por alunos e professores da UPM, com coordenação de Rodrigo Loeb, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e doutorando do programa de pós graduação da FAU Mackenzie, será doada ao Centro Comunitário Tiro ao Pombo e utilizada pela comunidade na promoção de cursos, formações e eventos. Loeb coordena a parceria da UPM com o Instituto Brasiliana, na promoção de projetos e pesquisas no eixo da cidade, gênero e infância.

Segundo Loeb, essa é uma oportunidade tanto para alunos quanto para professores de interação com a comunidade, com a prefeitura regional e com a iniciativa privada na cadeia da construção civil, desenvolvendo um projeto que se articula e interage com estas instâncias e se consolida no território como objeto concreto e integrador do conhecimento na prática. “Permite ainda a construção da empatia e a compreensão de que precisamos todos e todas nos engajar em ações que contribuam para requalificação e significação de territórios precários na promoção e defesa da vida de seus moradores”, complementa ele.

O projeto conta com a participação de alunas e alunos da graduação e pós graduação Ana Carolina Sevzatian Terzian, Ana Clara Trench Fogaça de Almeida de Matheus, Gabriela de Miranda Papi, Gabriela Souza Bastos Martins e dos professores e professoras Antonio Fabiano Jr., Celso Aparecido Sampaio, Lizete Maria Rubano e Rodrigo Mindlin Loeb e da egressa do Mackenzie Karen Ueda.

   

O Programa FAU+D Acolhe tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações extensionistas voltadas para minimizar os impactos da Covid-19, apoiando as comunidades, associações e entidades que atuam nos territórios vulneráveis do município de São Paulo.

A CasaCor é a maior e mais completa mostra de design de interiores, arquitetura e paisagismo das Américas. Todo ano o evento reúne renomados arquitetos, paisagistas e designers e, dessa vez, conta com a presença do  arquiteto e professor Rodrigo Loeb e do Programa FAU+D Mackenzie Acolhe.